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Curso: Introdução à Baixa Visão

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Publicado: Quinta, 01 de Julho de 2021, 10h59 | Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 11h02 | Acessos: 3590

Público: Profissionais das áreas da Educação e Saúde.

Observação: Terão prioridade na matrícula os profissionais da área da Educação.

Ementa: A conceituação de baixa visão; as principais patologias que causam a baixa visão e o uso da funcionalidade visual. O desenvolvimento, a escolaridade, as necessidades didáticas e pedagógicas para as pessoas com baixa visão. Os recursos ópticos; não-ópticos e tecnológicos.

Objetivo: Propiciar aos participantes subsídios e conhecimentos básicos referentes à Baixa Visão para que possam atuar adequadamente com pessoas nessa condição visual tanto no âmbito do desenvolvimento quanto no da escolaridade.

Carga horária total: 25 horas (20 horas síncronas / 5 assíncronas).

Pré-requisitos: Não há

Nº de vagas: 25

Período do curso: 4 de outubro até 27 de outubro de 2021

Horário: segundas e quartas, das 18h às 20h30min

Período de pré-inscrição:  04 de agosto a 03 de setembro de 2021

 Documentos obrigatórios:

  • CPF

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Para certificação: 75% de frequência mínima.

Professores: Eliana Leite Assis Figueiredo e João Ricardo Melo Figueiredo

 

Breve currículo:

Eliana Leite Assis Figueiredo - Possui graduação e licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Especializou-se em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou em redes públicas de ensino desde 2004; primeiro como professora de Ensino Fundamental em São João de Meriti, em 2011 como supervisora pedagógica da FAETEC e em 2014 como docente de Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant - IBC, onde também atuou na produção de material didático especializado. Atualmente coordena o setor de baixa visão do IBC, e está cursando Mestrado em Educação na Universidade Estácio de Sá, onde estuda o desenvolvimento visual de alunos com baixa visão nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, com o auxílio de materiais didáticos especializados.

João Ricardo Melo Figueiredo - Doutor em Linguística pela UFRJ e Mestre na mesma área pela UFRJ onde se graduou em Letras. Foi professor do Curso de Pós-graduação em Educação Especial da UNIRIO (2007 e 2008), onde atuou nas disciplinas de psicologia e desenvolvimento do deficiente visual e orientação de TCC. Também foi docente do Curso Ortóptica da Uni-IBMR (2008 a 2010), atuando no Curso de Baixa Visão. Elaborou e desenvolveu o Curso Baixa Visão – um enfoque pedagógico na Faculdade de Letras da UFRJ (2009). Docente do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2007, foi Diretor do Departamento de Educação no período de 2010 a 2014. No IBC, também atuou na produção de material para baixa visão, na Comissão Técnico-Científica e na Revista Benjamin Constant como membro de seu Conselho Editorial. Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Benjamin Constant e docente do Curso de Mestrado Profissional na Temática da Deficiência Visual do IBC.

 

PROGRAMA:

1. Cegueira e baixa visão;

2. Histórico de atendimento para baixa visão;

3. Patologias que levam à baixa visão;

4. Desenvolvimento da pessoa com baixa visão: nascimento, crescimento e escolarização;

5. Recursos não-ópticos;

6. Recursos ópticos;

7. Recursos tecnológicos; e

8. Utilização funcional da visão preservada – estudo de casos.

METODOLOGIA: atividades síncronas - encontros realizados por videochamadas; atividades assíncronas - leitura de textos ou artigos  disponibilizados no início ou  durante o curso no Google Classroom

AVALIAÇÃO: Não há.

REFERÊNCIAS:

BRUNO, M. M. Garcia. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: análise das representações dos pais-alunos-professores. 1999. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação). Campo Grande MS, Faculdade Católica Dom Bosco, 1999,

BROWN, Barbara. The Low Vision Handbook for Eyecare Professionals. NJ, USA: SLACK Incorporated, 2007.

BRUNO. O Desenvolvimento Integral do Portador de Deficiência Visual: da intervenção precoce à integração escolar. São Paulo: Laramara, 1993.

FREITAS JUNIOR, Robson Lopes de. Práticas de Ensino Fundamental em Geografia, através de Geotecnologias, no Âmbito da Educação Especial para Alunos de Baixa Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) – Município do Rio de Janeiro. 2018. 155f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

FIGUEIREDO, J. R. M.  O Presente pelo passado: variação verbal em narrativas de deficientes visuais. 2012. 165f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

LÁZARO, R. C. G. Quem Poupa, Tem! Representações Sociais de Baixa Visão por Professores do Instituto Benjamin Constant. 2009. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2009.

MARTIN, M. B. e BUENO, S. T. Deficiência Visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Livraria Santos, 2003.

MASINI, Elcie. F. Salzano. A Pessoa com Deficiência Visual: um livro para educadores. São Paulo: Vetor, 2007.

SAMPAIO, M. W; HADDAD, M. A. O; COSTA FILHO, H. A da. e SIAULYS, M. O. de C. Baixa Visão e Cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2010.

SOARES, T. P. S. Representações Sociais de Tecnologia Assistiva de Professores e Responsáveis por Alunos com Deficiência Visual. 2018. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2018.

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