Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação > Cursos de formação continuada > Oficina de Produção de Livros Falados
Início do conteúdo da página

Oficina de Produção de Livros Falados

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 09h38 | Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 19h43 | Acessos: 1376

Público-alvo: Pessoas com interesse na produção de acessibilidade em áudio para pessoas com deficiência visual.

 

Ementa: História do Livro Falado; Utilização do software Audacity para gravação de livros falados; Técnicas de gravação para livros falados.

Objetivo: Produzir livros falados com o uso do software AUDACITY.

 

Carga horária total: 10 horas (seis horas de atividades síncronas e quatro horas de atividades assíncronas)

 

Pré-requisitos: Ensino médio completo; Conhecimento básico de informática; ter computador ou notebook com o software gratuito Audacity instalado (https://www.audacityteam.org) e fone de ouvido com microfone para as gravações.

Nº de vagas: 20 pessoas

 

Período do curso: 09/08 a 06/09 de 2021.

 

Horário: segundas-feiras, das 10h às 12h. Datas das aulas síncronas: 09/ 08/2021, 16/08/2021 e 23/08/2021.

 

Período de pré-inscrição: 22/06 a 13/07 de 2021

 

Documentos obrigatórios:

  • CPF

 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

 

Para certificação: Frequência integral e cumprimento de todas as atividades avaliativas.

 

Ministrantes: Grasielle Lopes e Lúcia Filippo

Breve currículo:

 

Grasielle Lopes Menezes da Fonseca

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2008) Especialista em Tecnologias Educacionais pela A Vez do Mestre – AVM (2012) e Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2020). Foi tutora na disciplina Políticas Públicas em Educação do Curso de Pedagogia do CEDERJ. Foi tutora e conteudista do Curso Serviço de Atendimento Educacional Especializado em Contexto de Pandemia – SAEECOP (2020), oferecido pelo MEC em parceria com a UFF. É Técnica em Assuntos Educacionais e servidora do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2010. Atuou cm capacitação de professores na Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (2010 – 2013). É Coordenadora do Livro Falado na Divisão de Produção de Material Especializado – DPME desde 2015. É Assistente Substituta da DPME, além de atuar na revisão e edição de matrizes em áudio da Coordenação do Livro Falado.

 

 

Lúcia Filippo da Silva Rêgo Braga

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Bennett (1986). Locutora e Radialista pela Escola de Rádio, no Rio de Janeiro (2009). Foi Locutora, Produtora Musical e Editora Chefe da Rádio Knob, de 2009 a 2011. Desde 2012 é locutora e editora de áudio na Coordenação do Livro Falado do Instituto Benjamin Constant, gravando livros de literatura, apostilas e audiodescrições. Cursou oficinas de introdução à audiodescrição, num total de 80 horas, ministradas no Instituto Benjamin Constant, para aperfeiçoamento do trabalho de locução na instituição.

Programa:

1.História do Livro Falado

 

2.Audacity

2.1 Configuração e utilização

 

3.Técnicas de gravação

3.1locução, edição e revisão de livros falados

Metodologia: A ferramenta Google Meet será utilizada para a realização das aulas síncronas. O material de estudo e as atividades avaliativas serão disponibilizadas no Google Classroom.

Avaliação: Serão anexadas três atividades avaliativas no Google Classroom que deverão ser entregues conforme as datas e instruções. A atividade só será considerada concluída após a devolutiva da ministrante.

É obrigatório o cumprimento de todas as atividades avaliativas.

Bibliografia :

Fonseca, Grasielle L. M. da. Manual de Gravação de Livros Falados. Produto do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão. 2020.

FONSECA, Grasielle Lopes Menezes da. Manual de Produção do Livro falado: Subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

KYRILLOS, Leni; COTES, Cláudia; FEIJÓ, Deborah. Voz e Corpo na TV: A fonoaudiologia a serviço da comunicação. Editora Globo. São Paulo, 2003.

Manual Tutorial de uso do Software Audacity. Última atualização 2021.

Fim do conteúdo da página