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Curso: Surdocegueira, diálogos possíveis

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Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 15h24 | Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 11h01 | Acessos: 1687

Público alvo: professores e profissionais de áreas afins que tenham interesse no tema

 

Ementa: Quem é a pessoa com surdocegueira? Como se classifica a surdocegueira: a visão clínica e a visão educacional. Características da criança com surdocegueira. Implicações da surdocegueira na infância. Característica da surdocegueira na adolescência. Implicações na vida escolar e social. Característica da surdocegueira na vida adulta. Consequências para vida familiar, social e laboral. A surdocegueira em outros ambientes de atendimento.

 

Objetivos: divulgar e sensibilizar grupos de profissionais da educação e áreas afins, às especificidades da surdocegueira e o impacto da dupla deficiência sensorial no cotidiano dessas pessoas.

 

Carga horária: 25 horas (20 horas síncronas/ 5 assíncronas)

Pré-requisitos: Não há

Nº de vagas: 40 vagas

Período do curso: 04 de novembro de 2021 a 07 de dezembro de 2021

Horário: terças e quintas, das 14h às 16h

Período de pré-inscrição: 06 de setembro a 01 de outubro.

Documentos obrigatórios:

  • E-mail do domínio @gmail

  • CPF.

  • Documento comprovando fazer parte do público alvo indicado

 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Para certificação: 75% de frequência mínima.

 

Professora: Marcia Noronha de Mello

Breve currículo: Professora do Instituto Benjamin Constant. Doutoranda em Educação pela UNESA/RJ. Mestrado em Educação - UNESA e Especialista em Saúde Mental da Infância e da Adolescência pela Santa Casa de Misericórdia - CESANTA, RJ. Integrante do GT Sentidos Brasil/Perkins. Membro do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e Duplo Deficiente Sensorial.

 

Programa :

1.Conceito e Classificação da Surdocegueira.

2.Heterogeneidade da população com surdocegueira. CID e CIF na surdocegueira.

3. A surdocegueira na infância. Do diagnóstico precoce à escolha da forma de comunicação.

4. Abordagens interacionais na surdocegueira congênita.

5. A surdocegueira na adolescência: suas implicações na socialização e na escolarização. O papel da mediação e suporte psicológico nesta fase.

6. Depoimentos de pessoas com surdocegueira adquirida que apresentam como lidam com os desafios impostos pela deficiência.

7. A surdocegueira adquirida na vida adulta. Adaptações necessárias. Formas de comunicação táteis.

8. A família e a surdocegueira: a importância do trabalho colaborativo e da constante participação no processo de habilitação e reabilitação do sujeito com surdocegueira.

9. Discutindo a surdocegueira em espaços não escolares.

10. O Grupo Brasil e sua contribuição para a história do atendimento das pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial

 

Metodologia: atividades síncronas - encontros realizados por videochamadas; atividades assíncronas - leitura de textos e artigos disponibilizados durante o curso.

Avaliação: Não há

 

Referências:

 

AXELROD, Cyril. And the Journey Begins. Wiltshire: Cromwell Press Group, 2009

CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira; COSTA, Maria da Piedade Resende. Surdocegueira: Níveis e formas de comunicação. São Carlos: EdUFSCar, 2016

GÓMEZ VIÑAS, Pilar ; ROMERO REY, Eugenio et al. La Sordoceguera. Un análisis multidisciplinar. Madri: ONCE, 2004. Disponível em: https://biblioteca.fundaciononce.es/publicaciones/otras-editoriales/la-sordoceguera-un-analisis-multidisciplinar

 

JANSSEN, Marleen. Fostering Harmoniuous Interactions Between Deafblind Children and Their Educators. Oisterwijk: Van den Boogard groep, 2003

 

KELLER, Helen. A história da minha vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008

 

MANZINI, Eduardo José; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro; GERMANO, Giseli Donadon (orgs). Política de e para Educação Especial. Marília: ABPEE, 2018.

 

MARQUEZINE, Maria Cristina; BUSTO, Rosângela Marques; MANZINI, Eduardo José (org). Surdo, Cego e Surdocego Frente às Questões da Inclusão Escolar. São Carlos: ABPEE, 2014.

 

MARTENS, Marga. The Intervention Model for Affective Involvement and its Effectiveness. Hertogenbosch: Uitgeverij: BOXPress, 2014.

 

MASINI, Elcie F. Salzano (org). Do Sentido... Pelos Sentidos... Para o Sentido. Niterói: Intertexto; são Paulo: Vetor, 2002

 

MAZZOTTA, Marcos J.S.. Educação Especial no Brasil. História e políticas públicas. 5ed. São Paulo: Cortez, 2005

 

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3 ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997

 

SILVA, Ana Maria de Barros. Heldy, meu nome. Rompendo barreiras da surdocegueira. São Paulo: Editora Hagnos, 2012

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