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Curso de Introdução à Audiodescrição e Consultoria

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Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 14h59 | Última atualização em Sexta, 04 de Junho de 2021, 09h50 | Acessos: 4608

Público: Professores e demais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o recurso de Audiodescrição.

Ementa: Conceituação de Audiodescrição; Audiodescrição uma questão legal e de justiça; as modalidades da audiodescrição; o papel da consultoria na elaboração do roteiro em Audiodescrição; as diretrizes norteadoras para a elaboração de roteiro para imagens estáticas e dinâmicas.

 

Objetivo: O curso tem como objetivo proporcionar reflexões acerca da importância da Audiodescrição para a inclusão social das pessoas com deficiência visual e outros públicos; instrumentalizar os participantes com as principais diretrizes da Audiodescrição para a elaboração de roteiros em diferentes produtos.

Carga horária total: 40 horas (30 horas de atividades síncronas e 10 horas de atividades assíncronas)

 

 Pré-requisitos: Ensino Médio; domínio da Língua Portuguesa; conhecimentos básicos de informática (edição de texto envio e recebimento de e-mail e navegação na Internet).

Nº de vagas: 25 vagas – sendo 5 vagas destinadas a pessoas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão)

Período do curso: 01 de setembro a 24 de novembro

Horário: quartas-feiras, das 14h às 16h30min

Período de pré-inscrições: 02 de julho a 30 de julho

 

Documentos Obrigatórios:

  • E-mail do domínio @gmail

  • CPF.

  • Documento comprovando fazer parte do público alvo indicado

 

Leitura obrigatória: Orientações gerais

 

Para certificação: Frequência mínima de 75% e cumprimento integral das atividades avaliativas.

Breve currículo:

Professora: Nadir da Silva Machado.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Isabel; Professora especializada na área da deficiência visual pelo Instituto Benjamin Constant e Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Audio Description Training pela Audio Description Associates (Estados Unidos) e no curso “Tradução Visual com ênfase na áudio-descrição” no Instituto Benjamin Constant ministrado pelo professor-consultor Francisco Lima. Atualmente é Coordenadora de Audiodescrição do Instituto Benjamin Constant.

 

Consultora: Virgínia Menezes

Graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, Pós-graduação em Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes. Certificada pelo Curso “Tradução Visual com ênfase na áudio-descrição” no Instituto Benjamin Constant ministrado pelo professor-consultor Francisco Lima. É integrante da Coordenação de Audiodescrição do Instituto Benjamin Constant, atuando também como consultora desde 2009 no Programa Especial (TV Brasil).

Programa:

  1. Conceituação e histórico da Audiodescrição;

  2. Breve Resumo da Legislação;

  3. Principais diretrizes para elaboração de roteiro de audiodescrição; para imagens estáticas e dinâmicas;

  4. O papel da consultoria na elaboração de roteiros

  5. A locução na Audiodescrição

  6. Noções básicas de edição e mixagem

  7. Audiodescrição no teatro

  8. Audiodescrição no museu

  9. Mostra e análise de obras com Audiodescrição;

  10. Produção de materiais audiodescritos.

Metodologia: leitura e discussão de textos; elaboração de material audiodescrito; avaliação de produtos audiodescritos. A ferramenta Google Meet será utilizada para a realização das aulas síncronas. O material de estudo e as atividades serão disponibilizadas no Google Classroom.

 

Avaliação:Serão anexadas quatro atividades avaliativas no Google Classroom que deverão ser entregues conforme as instruções. A atividade só será considerada concluída após a devolutiva da ministrante.

É obrigatório o cumprimento de todas as atividades avaliativas.

 

 

 

 Bibliografia:

 

MOTTA, Lívia Maria Vilela Melo; ROMEU FILHO, Paulo (Orgs.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

 

MOTTA, Lívia Maria Vilela Melo; Audiodescrição na escola : abrindo caminhos para leitura de mundo / Lívia Maria Villela de Mello Motta. - Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2015.

FRANCO, EP.C, e SILVA, M.C.C.C. Audiodescrição: Breve Passeio Histórico.

In MOTTA, L.M.V e ROMEU FILHO, P. (orgs): Audiodescrição : Transformando

Imagens em Palavras. Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do

Estado de São Paulo

 

SNYDER, Joel. Construindo imagens com palavras: manual de treinamento

abrangente e guia sobre a história e aplicações da áudio-descrição/Joel Snyder;

tradução de: Andrea Garbelotti – Recife: Ed. UFPE, 2017

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2012.

NASCIMENTO, Lindiane Faria. A audiodescrição como tecnologia em livro

didático: um guia de orientação aos professores da educação básica. –

Niterói: [s.n.], 2017.

 

BRASIL. Lei nº 10.098, Brasília- DF, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm . Acesso em 10/02/2021.

______. Lei nº 13.146, Brasília-DF, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm . Acesso em 10/02/2021.

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