Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação > Cursos de formação continuada > Oficina de Matemática: Como ensinar matemática às escuras de forma remota e presencial? Quais as saídas?
Início do conteúdo da página

Oficina de Matemática: Como ensinar matemática às escuras de forma remota e presencial? Quais as saídas?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 14h56 | Última atualização em Quarta, 02 de Junho de 2021, 12h09 | Acessos: 1920

Público-alvo: Professores ou acadêmicos da área da Educação. Prioridade para Professores ou acadêmicos do curso de Matemática.

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de geometria e aritmética para alunos com deficiência visual, de forma remota e presencial. Objetivos: Demonstrar as saídas metodológicas de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Mostrar os recursos pedagógicos encontrados para ministrar aulas presenciais e remotas para estudantes com deficiência visual. 

Carga horária:  12h (8 horas síncronas / 4 assíncronas)

Pré-requisitos: não há

Nº de vagas: 20

Período do curso: 01 a 22/06/2021

Horários: terças, das 17h às 19h.

Período de pré-inscrições: 05/04 a 02/05

Documentos obrigatórios:

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Materiais para a oficina: Papéis cortados na medida 15 x 15 cm para trabalhar com origami.

Para certificação: Frequência integral.

Professora: Tânia Maria Moratelli Pinho

Breve Currículo:
http://lattes.cnpq.br/2494931306722060
Mestra do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, turma 2014, dados complementares, favor consultar o Link, acima de seu Lattes. Professora regente, concursada, de Matemática no 1° e 2º segmentos do ensino fundamental no Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2007. Artigo registrado na Biblioteca Nacional, nº 682.671, livro 1.317, folha 94, sob o título: O teclado do computador como facilitador da escrita Braille.

Programa:

1. Operações matemáticas:
- As quatro operações com números naturais: ideias das operações na resolução de problemas e algoritmos.
- Números racionais positivos: frações (conceito e operações), números decimais (conceito e operações).
- Equação: noções preliminares.
- O Soroban virtual para deficientes visuais baixa visão: sorocalc.
2. Geometria:
- O uso do origami para trabalhar geometria com deficientes visuais de forma remota e presencial.
- A Geometria plana e espacial: sugestões de atividades presenciais e remotas.
3. O uso do código QR em atividades.
4. A confecção de jogos no Google Forms com áudio e vídeo.
5. A música e a matemática.
6. Sugestão de sites para confecção de atividades matemáticas remotas.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas. A ferramenta Google Meet será utilizada para a realização das aulas síncronas e o material de estudo será disponibilizado no Google Classroom.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

ASCHENBACH, Lena. A Arte - magia das dobraduras: histórias e atividades pedagógicas com origami.São Paulo, Sp. Editora Scipione ltda. 1990.

BAIRRAL, Marcelo Almeida (org). O uso de chat e de fórum em uma educação matemática inclusiva. Seropédica, RJ Ed. da UFRJ, 2013, volume V.

CAMPOS, Marília Lopes [et al]. Oficinas de ensino. Rio de Janeiro, 2010.

CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais didáticos para as quatro operações. IME - USP.

HERRERO, M. Jesús Presentación. A educação de alunos com necessidades especiais. Bauru, SP, EDUSC, 2000.

IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. Scipione, São Paulo, 1998.

MANRIQUE [et al] org. Atividades matemáticas para a prática inclusiva. Wak Editora, Rio de Janeiro, RJ, 2016.

PONTE, João Pedro da et al. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, 2003.

RAMOS, Luzia Faraco. Aventura decimal. São Paulo, 1999.

SÁ, Ilídio Pereira de. A magia da matemática. Rio de Janeiro, 2010.

SÁ, Franco de Souza et al. Matemática por atividades: experiências bem sucedidas. Petrópolis, Rj. Vozes, 2014.

SEGADAS, Claudia et al. Atividades matemáticas para deficientes visuais. Rio de Janeiro, IM/ UFRJ, 2010.

SIMÕES, Ursula Mariane. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio. Petrópolis, RJ. Vozes, 2011.

SMOLE, Kátia Stocco et all. Materiais manipulativos para o ensino das quarto operações básicas. Mathema, São Paulo 2012.

SOUZA, Eliane Reame de Souza et all. A matemática das sete peças do Tangram. IME - USP.

TOLEDO, Marília et all. A Construção da Matemática. Como dois e dois. FTD, São Paulo, 1997.

Fim do conteúdo da página