Oficina de Livro Tátil
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação
Ementa: Conceituação e os diversos tipos de livros táteis. Apresentação de métodos de produção e adaptação do livro como recurso didático no ensino e aprendizado de alunos com deficiência visual.
Objetivos: Mostrar aos participantes os procedimentos de produção do livro tátil artesanal direcionado ao ensino de crianças com deficiência visual, utilizando materiais acessíveis e ou de baixo custo. Como também, os participantes serão capazes de elaborar um livro tátil.
Carga horária: 14h ( 8 horas síncronas / 6 assíncronas )
Pré-requisitos: não há
Nº de vagas: 15
Período do curso: 20 de maio de 2021 a 28 de maio de 2021
Horários: quintas e sextas, das 10h às 12h.
Período de pré-inscrições: 15/03 a 16/04/21
Documentos obrigatórios:
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Materiais para a oficina: cola, tesoura, lápis, papelão, retalho de tecidos, papéis de diversas texturas, retalhos de E.V.A, barbante.
Para certificação: Frequência integral.
Professoras: Cristina de Souza e Lisânia Cardoso
Breve Currículo:
Cristina Silva Ribeiro de Souza – Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense – UFF/2019; especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (AVM); graduada em Pedagogia, com habilitação em supervisão escolar pelo Instituto Isabel Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; formada em magistério de nível médio (antigo normal) pelo Curso de Formação de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro e C.E. Júlia Kubtschek. Possui experiência na área da deficiência visual como professora do Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant. No âmbito acadêmico, desenvolve estudos sobre produção de materiais adaptados (livro tátil infantil) para crianças cegas, com ênfase em ilustrações tridimensionais.
Lisânia Cardoso Tederixe - Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense- UFF/ 2019. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes / AVM). Aperfeiçoamento na área de Deficiência Visual pelo Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Graduada e licenciada em Letras: Português- árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em deficiência visual e surdez. Ministrou curso livre de LIBRAS. Professora de orientação mobilidade e língua portuguesa. Desenvolve materiais especializados na área de deficiência visual.
Programa:
1. Conceito de livro tátil e sua tipologia
2. Histórico do livro tátil
3. Processo de confecção do livro tátil
4. Livro tátil tridimensional
5. Literatura infantil no livro tátil
Metodologia: As aulas síncronas serão realizadas pelo Google Meet e o material de estudo será disponibilizado no Google Classroom.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
CARDEAL, Marcia. Ver com as mãos: a ilustração tátil para crianças cegas. 2009. 140p. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)- Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis/ SC, 2009.
CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, M. A. Os recursos didáticos na educação especial. Rio de Janeiro: Revista Benjamin Constant, nº 5, dezembro de 1996, p 24-29.
CLAUDET, Philippe. org. Guide Typhlo & Tactus de l’album tactile allustré. Collection Corpus Tactilis, Talant : Editions Les doigts qui rêvent. 2009
NUENRBERG, Adriano Henrique. Ilustrações táteis bidimensionais em livros infantis: considerações acerca de sua construção no contexto da educação de crianças com deficiência visual. Revista de Educação Espacial, v. 23, n. 36, p. 131-144. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial.
ROMANI, Elizabeth. Design do livro tátil ilustrado: processo de criação centrado no leitor com deficiência visual e nas técnicas de produção gráfica da imagem e do texto. São Paulo. 246p.:il.Tese (Doutorado- Área de concentração :design e arquitetura) FAUUSP.2016.
SOUZA, Cristina Silva Ribeiro de. Livro tátil tridimensional de itinerância domiciliar para ensino de crianças cegas: um caminho lúdico na promoção da saúde. 2019. 74f Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, 2019.
TEDERIXE, Lisânia. Cardoso; LIMA, Neuza. Rejane. Wille. Técnicas de impressão de livros táteis para ledores com deficiência visual. In: Neuza Rejane Wille Lima; Luciana Tavares Perdigão; Cristina Maria Carvalho Delou. (Org.). Ponto de Vista em Diversidade e Inclusão. 1ed. Niterói: Perse, 2018, v. 5, p. 78-82.
TEDERIXE, Lisânia Cardoso. Livro tátil: possibilidades de ensino e aprendizagem para crianças cegas. 2019. 98f Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)- Universidade Federal Fluminense, 2019.
Redes Sociais