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Reflexões e Diálogos sobre a Prática Pedagógica de Alunos com Deficiência Múltipla Associada à Deficiência Visual

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Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 13h34 | Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2021, 08h33 | Acessos: 2481

Público alvo: Professores que atuam em instituições públicas em suas diferentes áreas.

Ementa: A proposta é, a partir de uma caracterização do tema, propor diálogos que visem contemplar vivências da prática desses indivíduos no ambiente escolar e as necessidades apresentadas não só pelos alunos, mas muitas vezes também pela equipe que o acompanha no contexto escolar.

Objetivo: Promover reflexões acerca da prática educacional com alunos com Deficiência Múltipla (DMU). Neste caso, no âmbito do Instituto Benjamin Constant (IBC), especifica-se a área de estudo aos indivíduos com Deficiência Múltipla associada à Deficiência Visual.

Carga horária total:24 horas (17 horas e 30 minutos de atividades síncronas / 6 horas e 30 minutos de atividades assíncronas)

Pré-requisitos :Não há

Nº de vagas:25 vagas

Período do curso:10 de maio de 2021 a 21 de junho de 2021

Horários: segundas-feiras, das 13h30min às 16h.

Período de pré-inscrições: 8/03 a 09/04/2021

Documentos obrigatórios:

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Para certificação:75% de frequência minima

Professores:

Bárbara Braga Wepler

Dayana Miranda S. Bandeira

Maria do Socorro Fortes de Oliveira

Renata Martins de Oliveira

Breve currículo:

Bárbara Braga Wepler – Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Especialista em Neuroeducação pela Universidade Estácio de Sá; Mestre em Diversidade em Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF);

Dayana Miranda S. Bandeira - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes; Especialista em Processo de letramento e Alfabetização do aluno com Deficiência Visual pelo Instituto de Superior de Educação do Rio de Janeiro e Mestranda em Necessidades Educativas Especiais pela Universidade do Minho (UM).

Maria do Socorro Fortes de Oliveira – Graduada em Pedagogia pela Univercidade; Especializada em Neuroeducação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Educação pela Universidade Plínio Leite; Doutora em Inclusão, Ética e Interculturalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Renata Martins de Oliveira – Graduada em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Programa:

1. Deficiência Múltipla: conceitos, dúvidas, equívocos e informações;

2. A Deficiência visual e o perfil do aluno do IBC;

3. Algumas associações à deficiência visual no IBC;

4. Práticas educativas utilizadas pelo AE-DMU no IBC: áreas de trabalho

  • A aquisição da linguagem em alunos com DMU;
  • Capacitação e observação de práticas docentes na DMU;
  • Contribuições do uso de Símbolos Táteis na comunicação de alunos com DMU;
  • Aspectos lúdicos como estratégias com alunos com DMU.

5. Práticas educativas utilizadas pelo AE-DMU no IBC: recursos e estratégias utilizadas no trabalho diário com os estudantes;

6. Formação docente: o conhecimento do professor como forma de apropriação e valorização do saber docente.

Metodologia:atividades síncronas - encontros realizados por videochamadas; atividades assíncronas - leitura de textos disponibilizados durante o curso.

Avaliação: Não há

Bibliografia:

BRASIL. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão : dificuldades acentuadas de aprendizagem : deficiência múltipla. [4. ed.] / elaboração prof.ª Ana Maria de Godói – Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD... [et. al.]. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla. [4. ed.] / elaboração prof.ª Ana Maria de Godói – Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD... [et. al.]. – Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: Deficiência Múltipla. VOL. 1. FASCÍCULOS I – II – III. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2000.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. p. 17-34.

GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana (Org.). Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. p. 15-35.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK, 2010.

DESSEN, Maria Auxiliadora; BISINOTO, Cynthia. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. In: A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia a educação. Curitiba: Juruá, 2014. 568P.

GROLLA, Elaine; SILVA, Maria Cristina Figueiredo. Para conhecer aquisição da linguagem. Editora contexto, 2014.

HIGASHIDA, Naoki. O que me faz pular. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: Conceitos fundamentais de neurociências. 2ed. (Revisada a atualizada). São Paulo: Editora Atheneu, 2010.

PLETSCH, Márcia Denise; GLAT, Rosana. Plano Educacional Individualizado (PEI): um diálogo entre práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise (Org.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. p. 17-32.

PIRES, Claudia; BLANCO, Leila de Macedo Varela; OLIVEIRA, Mércia Cabral de. Alunos com Deficiência Física e Múltipla: um novo contexto de sala de aula. In: GLAT, Rosana (Org.). Educação Inclusiva: Cultura e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007. p. 137-152.

ROCHA, Maíra Gomes de Souza da; PLETSCH, Márcia Denise. DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: disputas conceituais e políticas educacionais no Brasil. São Luís: Cad. Pes., v. 22, n. 1, jan-abr, 2015. p. 112-125.

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