Aprendizado e desenvolvimento da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórico-cultural
Público alvo: Professores e profissionais da educação e áreas afins.
Observação: é desejável que o candidato tenha conhecimentos/ leituras em psicologia da educação
Ementa: Contexto histórico da Teoria Histórico Cultural. Diferentes concepções sobre deficiência. Deficiência primária e secundária. Desenvolvimento psíquico da pessoa com deficiência visual e a reavaliação das perspectivas organicistas. A relação entre aprendizado e desenvolvimento. Linguagem e desenvolvimento psíquico.
Objetivo: Discutir contribuições da teoria histórico-cultural sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual e suas implicações em seu processo educacional
Carga horária total: 40 horas ( 27h30min de atividades síncronas e 12h30min de atividades assíncronas)
Pré-requisitos: não há
Nº de vagas: 20 pessoas
Período do curso: 28 de abril a 07 de julho de 2021
Horário: quartas-feiras, das 18h às 20h30min
Período de pré-inscrição: 22/02 a 26/03/21
Documentos obrigatórios:
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Para certificação: 75% de frequência mínima.
Professor responsável : Fabiana Alvarenga Rangel
Breve currículo:
Fabiana Alvarenga Rangel. Graduada em Pedagogia, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, na linha Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas, tendo realizado pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES. No momento, realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora do Departamento de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do IBC, coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Teorias e Métodos em Alfabetização de Alunos com Deficiência Visual. É líder do grupo de pesquisa Alfabetização e Deficiência Visual e desenvolve pesquisas voltadas para a apropriação da leitura e da escrita e o desenvolvimento psíquico de pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual e deficiência múltipla, ao lado de pesquisas sobre aspectos políticos e éticos da vida e da educação desses sujeitos.
Programa:
Parte I - Vigotski e os fundamentos da THC
- Contexto histórico
- O materialismo histórico-dialético no pensamento vigotskiano
Parte II – Concepções sobre deficiência: tensões entre organismo e cultura
- Apanhado histórico sobre concepções sobre deficiência
- A deficiência visual na perspectiva da teoria histórico-cultural
Parte III – O desenvolvimento psíquico da pessoa com deficiência visual na teoria histórico-cultural
- Relação entre aprendizado e desenvolvimento
- Conceito de compensação na teoria vigotskiana
- Educação sensorial versus educação emancipatória
- Linguagem e desenvolvimento psíquico
Parte IV – Pesquisas sobre a educação de pessoas com deficiência visual fundamentadas na teoria histórico-cultural
- Discussão acerca da condução de análise de pesquisas fundamentadas na teoria histórico-cultural
Metodologia: atividades síncronas - aulas por videochamada com discussão de textos da bibliografia . Atividades assíncronas - vídeos , leitura de textos e artigos.
Avaliação: Não há
Bibliografia :
ALVES, Deise S. da S. Concepções de deficiência: um estudo sobre a representação social da diversidade humana ao longo da história. Revista Polyphonía, v. 28, n. 1, p. 31-44, 27 set. 2016.
ANDRADE, Joana de Jesus de; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Reflexões sobre desenvolvimento humano e neuropsicologia na obra de Vigotski. Psicol. estud., Maringá , v. 17, n. 4, p. 699-709, Dec. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400016&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000400016.
LEAL, Daniela. Olhares sobre a cegueira: as palavras e os conceitos na história. In: _____. Compensação e cegueira: um estudo historiográfico. 2013. 264 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. P. 51-82.
LEAL, Daniela. Compensação e deficiência: a cegueira em evidência. In: _____. Compensação e cegueira: um estudo historiográfico. 2013. 264 f. Tese (Doutorado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. P. 51-82.
MARTINS, Ligia Márcia. Fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal. Bauru: Prefeitura Municipal de Bauru, p. 41-79, 2016.
NUERNBERG, Adriano Henrique. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicol. estud., Maringá , v. 13, n. 2, p. 307-316, June 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200013&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200013.
PRESTES, Zoia; COSTA, Anna Cecília Prestes; TUNES, Elizabeth. Uma história de vida [apresentação de filme sobre Lev Semionovitch Vigotski]. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v.
32, n. 3., p. 334-335, set./out. 2020. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/47038
PRESTES, Zoia Ribeiro. Os dias e o século. In: _____. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil-repercussões no campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2010. p.27-57
RANGEL, Maria Luíza et al . Deficiência visual e plasticidade no cérebro humano. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 12, n. 1, p. 197-207, 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872010000100016&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 07 dez. 2020.
TUNES, Elizabeth. A Defectologia de Vigotski: uma contribuição inédita e revolucionária no campo da educação e da psicologia. Veresk Cadernos Acadêmicos Internacionais Estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Brasília: UniCEUB, p. 75-84, 2017.
VENTORINI, Silvia Elena. O papel da linguagem falada no desenvolvimento cognitivo do cego. In: _____. A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. SciELO-Editora UNESP, 2009.
VYGOTSKI, Lev S. El niño ciego. In: _____. Obras escogidas: fundamentos de defectología. Madrid: Machado Libros, 2012. t. V. p. 99-114.
Redes Sociais