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Aprendizado e desenvolvimento da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórico-cultural

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Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 13h32 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 14h55 | Acessos: 6215

Público alvo:  Professores e profissionais da educação e áreas afins.

Observação: é desejável que o candidato tenha conhecimentos/ leituras em psicologia da educação

 

Ementa: Contexto histórico da Teoria Histórico Cultural. Diferentes concepções sobre deficiência. Deficiência primária e secundária. Desenvolvimento psíquico da pessoa com deficiência visual e a reavaliação das perspectivas organicistas. A relação entre aprendizado e desenvolvimento. Linguagem e desenvolvimento psíquico.

Objetivo: Discutir contribuições da teoria histórico-cultural sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual e suas implicações em seu processo educacional

Carga horária total: 40 horas ( 27h30min de atividades síncronas e 12h30min de atividades assíncronas)

 

Pré-requisitos: não há

Nº de vagas: 20 pessoas

 

Período do curso: 28 de abril a 07 de julho de 2021

Horário: quartas-feiras, das 18h às 20h30min

 

Período de pré-inscrição:  22/02 a 26/03/21

 

Documentos obrigatórios:

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

 

Para certificação: 75% de frequência mínima.

Professor responsável : Fabiana Alvarenga Rangel

 

Breve currículo:

Fabiana Alvarenga Rangel. Graduada em Pedagogia, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, na linha Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas, tendo realizado pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFES. No momento, realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora do Departamento de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do IBC, coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Teorias e Métodos em Alfabetização de Alunos com Deficiência Visual.  É líder do grupo de pesquisa Alfabetização e Deficiência Visual e desenvolve pesquisas voltadas para a apropriação da leitura e da escrita e o desenvolvimento psíquico de pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual e deficiência múltipla, ao lado de pesquisas sobre aspectos políticos e éticos da vida e da educação desses sujeitos.

Programa:

Parte I - Vigotski e os fundamentos da THC

  • Contexto histórico
  • O materialismo histórico-dialético no pensamento vigotskiano

Parte II – Concepções sobre deficiência: tensões entre organismo e cultura

  • Apanhado histórico sobre concepções sobre deficiência
  • A deficiência visual na perspectiva da teoria histórico-cultural

Parte III – O desenvolvimento psíquico da pessoa com deficiência visual na teoria histórico-cultural

  • Relação entre aprendizado e desenvolvimento
  • Conceito de compensação na teoria vigotskiana
  • Educação sensorial versus educação emancipatória
  • Linguagem e desenvolvimento psíquico

Parte IV – Pesquisas sobre a educação de pessoas com deficiência visual fundamentadas na teoria histórico-cultural

  • Discussão acerca da condução de análise de pesquisas fundamentadas na teoria histórico-cultural

Metodologia: atividades síncronas - aulas por videochamada com discussão de textos da bibliografia . Atividades assíncronas - vídeos , leitura de textos e artigos.

 

Avaliação: Não há

Bibliografia :

ALVES, Deise S. da S. Concepções de deficiência: um estudo sobre a representação social da diversidade humana ao longo da história. Revista Polyphonía, v. 28, n. 1, p. 31-44, 27 set. 2016.

ANDRADE, Joana de Jesus de; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Reflexões sobre desenvolvimento humano e neuropsicologia na obra de Vigotski. Psicol. estud.,  Maringá ,  v. 17, n. 4, p. 699-709,  Dec.  2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400016&lng=en&nrm=iso>. access on  07  Dec.  2020.  https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000400016.

LEAL, Daniela. Olhares sobre a cegueira: as palavras e os conceitos na história. In: _____. Compensação e cegueira: um estudo historiográfico. 2013. 264 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. P. 51-82.

LEAL, Daniela. Compensação e deficiência: a cegueira em evidência. In: _____. Compensação e cegueira: um estudo historiográfico. 2013. 264 f. Tese (Doutorado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. P. 51-82.

MARTINS, Ligia Márcia. Fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Currículo Comum para o Ensino Fundamental Municipal. Bauru: Prefeitura Municipal de Bauru, p. 41-79, 2016.

NUERNBERG, Adriano Henrique. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicol. estud.,  Maringá ,  v. 13, n. 2, p. 307-316,  June  2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000200013&lng=en&nrm=iso>. access on  07  Dec.  2020.  https://doi.org/10.1590/S1413-73722008000200013.

PRESTES,   Zoia;   COSTA,   Anna   Cecília   Prestes;   TUNES, Elizabeth. Uma história de vida [apresentação de filme sobre Lev Semionovitch Vigotski]. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v.

32, n. 3., p. 334-335, set./out. 2020. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/47038

PRESTES, Zoia Ribeiro. Os dias e o século. In: _____. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil-repercussões no campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2010. p.27-57

RANGEL, Maria Luíza et al . Deficiência visual e plasticidade no cérebro humano. Psicol. teor. prat.,  São Paulo ,  v. 12, n. 1, p. 197-207,   2010 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872010000100016&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  07  dez.  2020.

TUNES, Elizabeth. A Defectologia de Vigotski: uma contribuição inédita e revolucionária no campo da educação e da psicologia. Veresk Cadernos Acadêmicos Internacionais Estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Brasília: UniCEUB, p. 75-84, 2017.

VENTORINI, Silvia Elena. O papel da linguagem falada no desenvolvimento cognitivo do cego. In: _____. A experiência como fator determinante na representação espacial da pessoa com deficiência visual. SciELO-Editora UNESP, 2009.

VYGOTSKI, Lev S. El niño ciego. In: _____. Obras escogidas: fundamentos de defectología. Madrid: Machado Libros, 2012. t. V. p. 99-114.

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