Programa de Comunicação Alternativa Tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial
Público alvo: Profissionais da área da educação.
Ementa: Apresentação conceitual acerca da deficiência múltipla, com ênfase na deficiência visual associada a outros comprometimentos. Aspectos teóricos da Comunicação Alternativa com ênfase em seus recursos táteis. Contextualizar a comunicação alternativa tátil no cenário nacional: revisando teses, dissertações e artigos nacionais e estrangeiros. Apresentar recursos, técnicas e estratégias. Explicar os principais recursos da comunicação alternativa tátil: símbolos táteis, símbolos texturizados e símbolos tangíveis. Apresentar e explicar as etapas do PACT: Programa de Comunicação Alternativa Tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial.
Objetivos: Levar ao conhecimento e incentivar a utilização dos recursos da comunicação alternativa tátil com crianças com deficiência visual associada a outros comprometimentos; incentivar a realização de estudos e novas pesquisas a respeito desses recursos.
Carga Horária: 30 horas (20 horas síncronas e 10 horas assíncronas)
Pré-requisitos: Não há.
Nº de Vagas: 25
Período do Curso:27/04/2021 a 27/05/2021.
Horário: terças e quintas das 18h às 20h.
Período de pré-inscrição: 22/02 a 26/03/21.
Documentos obrigatórios:
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Para certificação: 75% de frequência mínima.
Professora: Flavia Daniela dos Santos Moreira
Breve Currículo: Professora do Instituto Benjamin Constant/Rio de Janeiro; Pesquisadora de Pós-Doutorado pela UERJ; Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ; Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos — UFSCAR; graduada em Pedagogia também pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR, com habilitação em Orientação Educacional; tem experiência com crianças com deficiência múltipla sensorial visual e com os recursos táteis da Comunicação Alternativa. Integrante do grupo de pesquisa LATECA/UERJ e coordenadora do grupo de pesquisa LABCÁTIL/IBC.
Programa:
I – Introdução:
-Linguagem, fala e comunicação, linguagem expressiva e receptiva
-Conceitos e controvérsias acerca da deficiência múltipla
-Comunicação Alternativa: definição, recursos, técnicas e estratégias
II – Comunicação Alternativa Tátil:
-Definição, recursos, técnicas e estratégias
-Símbolos Táteis
-Símbolos Tangíveis
-Símbolos Texturizados
III – Aula Prática – Oficina de Recursos Táteis:
-Elaboração de categorias de símbolos táteis, tangíveis e texturizados
-Apresentação das categorias apresentadas pelos alunos
IV – Sugestões de Estratégias de Ensino:
-Barbara Miles: a importância do toque e das mãos
-Lilli Nielson: teoria da aprendizagem ativa
-Jan Van Dijk: abordagem co-ativa
V – Questões a serem pensadas antes de iniciar o uso de recursos táteis:
-Com quem? Para quê? Por que? O quê? Onde? Há disponibilidade de materiais?
-PEI: a importância do Plano de Ensino Individualizado
-Modelos de avaliação de comportamentos comunicativos
VI – PACT – Programa de Comunicação Alternativa Tátil:
-Conhecendo as 3 etapas do PACT
-Fazendo na prática: estabelecendo associação entre gestos, objetos e símbolos táteis
VII – Parcerias:
-Escola-Família-Aluno
-A importância da rotina e da continuidade do trabalho na escola e em casa
-Elaborando propostas de ensino com recursos táteis
VIII – Aula Prática – Vamos elaborar uma rotina?
-Definições conceituais sobre rotina, rotinas de habilidades e rotinas para comunicação
-A importância das rotinas em casa e na escola
IX – Autoscopia – refletindo sobre a própria prática:
-Aspectos conceituais
-Utilizando a autoscopia como ferramenta para autoformação, autopercepção
IX – Autodeterminação:
-Aspectos conceituais
-Sugestões de atividades para crianças com deficiência múltipla sensorial visual
-A importância das escolhas
-Encerramento do curso
Observação: A ordem dos conteúdos teóricos e práticos poderão ser alterados de acordo com a dinâmica da turma.
Metodologia:
Atividades síncronas - Aulas por videochamada a respeito dos aspectos conceituais, mostrando recursos referentes aos símbolos táteis, símbolos texturizados e símbolos tangíveis. Oficina para colocar em prática os referidos conceitos.
Atividades assíncronas - leitura de textos e artigos.
Material para oficina:
Tesoura, cola branca, cola relevo, cola tipo super bonder, papelão, cartolinas coloridas, papel cartão, texturas: papel corrugado, papel camurça, tule ou filó, tecidos, objetos pequenos como escova de dentes infantil, tubo de pasta de dentes pequeno, copo e prato de brinquedo, miçangas, botões, pedrinhas.
Atenção: A relação do material acima é sugestiva. O (A) cursista poderá fazer uso de outros materiais disponíveis em casa .
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
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