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Programa de Comunicação Alternativa Tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial

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Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 13h30 | Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 14h38 | Acessos: 3584

Público alvo: Profissionais da área da educação.

Ementa: Apresentação conceitual acerca da deficiência múltipla, com ênfase na deficiência visual associada a outros comprometimentos. Aspectos teóricos da Comunicação Alternativa com ênfase em seus recursos táteis. Contextualizar a comunicação alternativa tátil no cenário nacional: revisando teses, dissertações e artigos nacionais e estrangeiros. Apresentar recursos, técnicas e estratégias. Explicar os principais recursos da comunicação alternativa tátil: símbolos táteis, símbolos texturizados e símbolos tangíveis. Apresentar e explicar as etapas do PACT: Programa de Comunicação Alternativa Tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial.

Objetivos: Levar ao conhecimento e incentivar a utilização dos recursos da comunicação alternativa tátil com crianças com deficiência visual associada a outros comprometimentos; incentivar a realização de estudos e novas pesquisas a respeito desses recursos.

Carga Horária: 30 horas (20 horas síncronas e 10 horas assíncronas)

Pré-requisitos: Não há.

Nº de Vagas: 25

Período do Curso:27/04/2021 a 27/05/2021.

 

Horário: terças  e quintas das 18h às 20h.

 

Período de pré-inscrição: 22/02 a 26/03/21.

 

Documentos obrigatórios:

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Para certificação: 75% de frequência mínima.

 

Professora: Flavia Daniela dos Santos Moreira

Breve Currículo: Professora do Instituto Benjamin Constant/Rio de Janeiro; Pesquisadora de Pós-Doutorado pela UERJ; Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ; Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos — UFSCAR; graduada em Pedagogia também pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR, com habilitação em Orientação Educacional; tem experiência com crianças com deficiência múltipla sensorial visual e com os recursos táteis da Comunicação Alternativa. Integrante do grupo de pesquisa LATECA/UERJ e coordenadora do grupo de pesquisa LABCÁTIL/IBC.

Programa:

I – Introdução:

-Linguagem, fala e comunicação, linguagem expressiva e receptiva

-Conceitos e controvérsias acerca da deficiência múltipla

-Comunicação Alternativa: definição, recursos, técnicas e estratégias

II – Comunicação Alternativa Tátil:

-Definição, recursos, técnicas e estratégias

-Símbolos Táteis

-Símbolos Tangíveis

-Símbolos Texturizados

III – Aula Prática – Oficina de Recursos Táteis:

-Elaboração de categorias de símbolos táteis, tangíveis e texturizados

-Apresentação das categorias apresentadas pelos alunos

IV – Sugestões de Estratégias de Ensino:

-Barbara Miles: a importância do toque e das mãos

-Lilli Nielson: teoria da aprendizagem ativa

-Jan Van Dijk: abordagem co-ativa

V – Questões a serem pensadas antes de iniciar o uso de recursos táteis:

-Com quem? Para quê? Por que? O quê? Onde? Há disponibilidade de materiais?

-PEI: a importância do Plano de Ensino Individualizado

-Modelos de avaliação de comportamentos comunicativos

VI – PACT – Programa de Comunicação Alternativa Tátil:

-Conhecendo as 3 etapas do PACT

-Fazendo na prática: estabelecendo associação entre gestos, objetos e símbolos táteis

VII – Parcerias:

-Escola-Família-Aluno

-A importância da rotina e da continuidade do trabalho na escola e em casa

-Elaborando propostas de ensino com recursos táteis

VIII – Aula Prática – Vamos elaborar uma rotina?

-Definições conceituais sobre rotina, rotinas de habilidades e rotinas para comunicação

-A importância das rotinas em casa e na escola

IX – Autoscopia – refletindo sobre a própria prática:

-Aspectos conceituais

-Utilizando a autoscopia como ferramenta para autoformação, autopercepção

IX – Autodeterminação:

-Aspectos conceituais

-Sugestões de atividades para crianças com deficiência múltipla sensorial visual

-A importância das escolhas

-Encerramento do curso

Observação: A ordem dos conteúdos teóricos e práticos poderão ser alterados de acordo com a dinâmica da turma.

Metodologia:

Atividades síncronas - Aulas por videochamada a respeito dos aspectos conceituais, mostrando recursos referentes aos símbolos táteis, símbolos texturizados e símbolos tangíveis. Oficina para colocar em prática os referidos conceitos.

Atividades assíncronas - leitura de textos e artigos.

Material para oficina:

Tesoura, cola branca, cola relevo, cola tipo super bonder, papelão, cartolinas coloridas, papel cartão, texturas: papel corrugado, papel camurça, tule ou filó, tecidos, objetos pequenos como escova de dentes infantil, tubo de pasta de dentes pequeno, copo e prato de brinquedo, miçangas, botões, pedrinhas.

Atenção: A relação do material acima é sugestiva. O (A) cursista poderá fazer uso de outros materiais disponíveis em casa .  

Avaliação: Não há.

Bibliografia:

ARÁOZ, S. M. M.; COSTA, M. P. R. Deficiência múltipla: as técnicas Mapa e Caminho no apoio à inclusão. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2015.

BAILEY, B.R. Developing textured communication symbols for communication use. Traces (Vol. 2, 1), 1992.

CADER-NASCIMENTO, F. A. A. A.; COSTA, M. P. R. Descobrindo a surdocegueira: educação e comunicação. São Calos/SP: EdUFSCar, 2010.

CARVALHO, E. N. S. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental: deficiência múltipla – Vol. 1. Fascículos I – II – III. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2000.

CHEN, D. Learning to Communicate: Strategies for Developing Communication with Infants Whose Multiple Disabilities Include Visual Impairment and Hearing Loss. ReSources – California Deaf-Blind Services, n. 5, v. 10, Comunication Issue, Summer 1999.

CHEN, D.; DOWNING, J.; RODRIGUEZ-GIL, G. Tactile Strategies for children who are deaf-blind: Considerations and concerns from Project SALUTE. Deaf-Blind Perspectives, n. 8, v. 2, p.1-6, 2001.

COOPER, H. L. A Brief History of Tactile Writing Systems for Readers With Blindness and Visual Impairments. See/Hear Newsletter – Texas School for the Blind and Visually Impaired, v. 11, n. 2, 2006.

DELIBERATO, D. Questões a respeito da comunicação do aluno com deficiência sem oralidade. In: DELIBERATO, D.; MANZINI, E. J. (org.). Instrumentos para avaliação de alunos com deficiência sem oralidade. São Carlos: ABPEE/Marquezine & Marquezine, 2015.

GODÓI, A. M. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão – dificuldades acentuadas de aprendizagem: deficiência múltipla. 4ª ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

HAGOOD, L. Communication: a guide for teaching students with visual and multiple impairments. Austin, Texas: TSBVI, 1997.

HALLIDAY, M. A. K. Learning how to mean: explorations in the development of language. London: Edward Arnold, 1975.

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MONTE, F. R. F; SANTOS, I. B. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem – deficiência múltipla. Brasília: MEC/SEESP, 2005.

MOREIRA, F. D. S. Comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial. Revista Benjamin Constant, v. 1, n. 60, Jan/Jun 2017.

NUNES, C. Aprendizagem activa na criança com multideficiência. Guia para educadores. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento de Educação Básica, 2001.

_________; PEDRO, N. Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, n. 5 v.2, p. 25-42, 2012.

NUNES, L. R. O. P. (org.). Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: Dunya, 2003.

_____________________. Autismo e comunicação alternativa: contribuições da pesquisa intrassujeitos. In: NUNES, L. R. O. P.; SUPLINO, M.; WALTER, C. C. F. (org.). Ensaios sobre autismo e deficiência múltipla. Marília: ABPEE/Marquezine & Marquezine, 2013.

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SCHIMER, C. R. A comunicação alternativa na escola: ensino, pesquisa e prática. In: NUNES, L. R. O. P.; PLOSI, M. B.; WALTER, C. C. F. (org.). Compartilhando experiências: ampliando a comunicação alternativa. Marília: ABPEE, 2011.

WALTER, C. C. F.; NUNES, L. R. O. P. Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47, set./dez. 2013.

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