Introdução ao Soroban – Metodologia: Menor Valor Relativo
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.
Ementa: Técnicas de cálculo no Soroban das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de menor valor relativo.
Objetivo: Apresentar as técnicas de cálculo no Soroban, das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de menor valor relativo, propiciando aos participantes melhores condições de atendimento ao aluno com deficiência visual.
Carga horária total: 40 horas (32 horas de atividades síncronas e 8 horas de atividades assíncronas)
Pré-requisito: ter um soroban físico.
Nº de vagas: 25
Período do curso: de 26/04/2021 a 21/06/2021. Dia 03/06 não haverá aula.
Horário: segundas e quintas, das 18:00 às 20:00 horas.
Período de pré-inscrição: 22/02 a 22/03/21
Documentos obrigatórios:
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Requisitos para certificação: 75% de frequência mínima.
Professores: Edney Dantas de Oliveira e Heverton de Souza Bezerra da Silva.
Breve currículo:
Edney Dantas de Oliveira - Concluiu a graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1998, graduação em Física (Formação de Docente) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) em 2001, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2001 e Mestrado em Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2013. Iniciou sua carreira na docência em 1994, ministrando aulas de Matemática e Física, nas redes privada, estadual e municipal, nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Desde 2014 é professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Benjamin Constant (IBC).
Heverton de Souza Bezerra da Silva – Pós-graduado em Teoria e Prática do Ensino de Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2018). Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico Especializado, na Divisão de Imprensa Braille, onde atua como Coordenador da Comissão Editorial das revistas: Pontinhos e Revista Brasileira para Cegos (RBC), também compõe o Grupo de Estudo e Pesquisa em Adaptação (GEPA) – vinculado a Coordenação de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão que elaborou as apostilas: "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban – Método Ocidental: Menor Valor Relativo" e "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban – Método Oriental: Maior Valor Relativo". Ministra cursos de soroban (formação continuada).
Programa:
1. Escrita e leitura de números.
2. Operações com números naturais.
a) Adição: sem reserva; com reserva; direta.
b) Subtração: sem recurso; com recurso; direta.
c) Multiplicação: multiplicando com apenas um algarismo; multiplicando com dois ou mais algarismos; multiplicação por 10 e suas potências.
d) Divisão: divisor com um algarismo e divisor com dois algarismos.
Metodologia: Atividades síncronas - encontros realizados por videochamadas; atividades assíncronas - leitura e exercícios da apostila.
Avaliação: Não há
Bibliografia:
OLIVEIRA, E. D. de. Et al. Técnicas de cálculo e didática do soroban: método ocidental menor
valor relativo. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. “Soroban: manual de
técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual /elaboração: Mota, Maria Gloria Batista da... [et al.]. Secretaria de Educação Especial – Brasília: SEESP, 2009. 1a edição
Redes Sociais