Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Departamentos > Divisões > Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME)
Início do conteúdo da página

Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME)

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 15h21 | Última atualização em Segunda, 10 de Fevereiro de 2020, 12h12 | Acessos: 1787

Produz e distribui material didático-pedagógico para instituições educacionais nacionais e estrangeiras. Levando-se em conta a maneira peculiar da pessoa cega e de baixa visão perceber a realidade, os recursos didáticos especializados são construídos com elementos sensíveis às suas percepções tátil-cinestésica, auditiva, olfativa, gustativa e visual.

Reglete, punção e sorobã não são suficientes para o processo de ensino-apredizagem do deficiente visual. Tornam-se imprescindíveis nas escolas os recursos didáticos complementares – confeccionados com sucata – e os facilitadores, como os modelos e os materiais elaborados em matrizes de texto e formas para duplicação em equipamentos especial, o Thermoform.

Todos esses recursos proporcionam acesso significativo aos conteúdos acadêmicos, viabilizando de forma concreta a formação de conceitos, condição essencial para o desenvolvimento global do educando.

Os alunos de baixa visão também são beneficiados com esse material. As especificidades desse alunado são supridas por meio de materiais que privilegiam o aspecto visual e a adequação quanto a cores, formas e contrastes.

A DPME também contribui de forma efetiva para tornar a sociedade mais preparada no atendimento à necessidade específica que pessoas com deficiências visuais têm de entender e interagir melhor em um mundo de videntes.  Além de produzir conteúdos audiodescritos para o público atendido pelo IBC, a Divisão  se dedica também a promover a capacitação de pessoas da comunidade, das mais diferentes áreas de atuação, no uso das técnicas de áudio-descrição.

Fim do conteúdo da página