Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Departamentos > Divisões > Divisão de Atividades Culturais e de Lazer (DAL)
Início do conteúdo da página

Divisão de Atividades Culturais e de Lazer (DAL)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 15h10 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 09h23 | Acessos: 599

A DAL é responsável pela promoção de eventos culturais e administração dos espaços destinados a esse fim no IBC:  as Bibliotecas Louis Braille e Infantojuvenil, o Teatro Benjamin Constant, o Museu do IBC e as salas de exposições permanentes.

A Biblioteca Louis Braille exerce importante papel junto aos alunos, ex-alunos, pessoas cegas e de baixa visão da comunidade. O seu acervo – nos suportes tinta, Braille e áudio – contempla a literatura, livros didáticos e periódicos diversos, para empréstimo e consulta. Atende prioritariamente ao público com deficiência visual, oferecendo serviços, como ledor e transcrição em Braille de pequenos textos, além dos equipamentos com tecnologia assistiva, como computadores com software leitor de tela, DOSVOX, CCTV e Poet Compact (scanner com sintetizador de voz e gravação em formato MP3). É nesse espaço cultural que o Instituto Benjamin Constant agrupa o seu maior número de voluntários: os ledores – pessoas que doam seu tempo para ler para as pessoas cegas e de baixa visão, permitindo-lhes a continuidade em seus estudos acadêmicos, a atualização sociocultural, entretenimento e/ou crescimento profissional.

A Biblioteca Infantil desenvolve nas crianças o gosto pela literatura e pelas artes em geral. É nesse espaço que elas se deleitam ouvindo e contando histórias, além de ensaiar peças teatrais infanto-juvenis do repertório nacional e internacional, que vêm sendo apresentadas com sucesso em congressos nacionais de educação. Educacionalmente é, sem dúvida, um grande veículo de crescimento pessoal e interpessoal. Os alunos também dispõem nessa biblioteca serviços como o de empréstimo, consulta, e ledor, além de contar equipamentos como CCTV, TV, aparelhos de DVD e micro system.

Testemunhando parte da história educacional do deficiente visual no Brasil, o museu abriga móveis, objetos, documentos e máquinas portáteis de escrita e de estereotipia Braille que nos remetem aos tempos de Império e da 1ª República.  Atualmente, ele se encontra temporariamente fechado para manutenção.

Já as salas de exposições permanentes são três: a Sala de Maquetes Professora Maya Devi, a Sala Louis Braille e a Célula ao Alcance das Mãos.

 

Eventos

A DAL  também promove atividades direcionadas aos alunos, como a Salada Cultural, Sessão Pipoca e, fora do âmbito do IBC, visitas a diversos ambientes culturais, complementando o processo pedagógico. 

Como forma de expressão e fruição da arte, o Sarau no Tempero da Praça (Praça dos Ledores) é um serviço de extensão da Biblioteca, assim como “Sexta com a Gente” (sessão de cinema com filmes com áudio-descrição na Biblioteca Louis Braille). 

Fim do conteúdo da página