Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Diálogos entre Arte-Educação e Deficiência Visual
Início do conteúdo da página

Diálogos entre Arte-Educação e Deficiência Visual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 09h53 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h40 | Acessos: 3287
Público: Profissionais da área de artes, professores e pesquisadores das áreas da arte, educação, arte-educação e educação especial.
 
Ementa: Apresentação da Arte como um recurso indispensável na educação da pessoa com deficiência visual. Serão abordadas as linguagens das Artes Visuais, Artes Cênicas e da Música adaptadas para a pessoa com deficiência visual.
 
Objetivo: Estabelecer diálogos entre conhecimentos e práticas das áreas da deficiência visual e da arte-educação através de abordagens lúdicas e reflexivas. 
 
Carga horária total: 40 horas/aula
 
Pré-requisitos: não há
 
Nº de vagas: 25
 
Período do curso: de 11 a 15/06/2018
 
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
 
Período de pré-inscrição: de 12/03 a 13/04/2018
 
Documentos obrigatórios: 
 - Documento de identidade.
 - Certificado de conclusão de curso nas áreas da Educação ou da Arte. Serão aceitos certificados de cursos profissionalizantes para os interessados da área de artes.
 - Foto 3 x 4 recente.
 
 
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.
 
Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.
 
Professoras: Arheta Ferreira de Andrade, Cláudia Maria Monteiro Sant´Anna,  Glauce Mara Gabry de F. Arder, Luciana Bernadinello e Marlíria Flávia Coelho da Cunha.
 
Breve currículo: 
Arheta Ferreira de Andrade - Arte-Educadora. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (2016); Mestre em Educação pela PUC-Rio (2008); Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ (2014); Especialista em Ensino da Arte pela UFPE (2005); Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE (2002). Professora de Artes Cênicas do Instituto Benjamin Constant, lotada no Departamento de Educação. Possui experiência nos campos da arte-educação, do ensino de teatro, da deficiência visual, da surdocegueira e da acessibilidade cultural. Desde 1998 desenvolve atividades artísticas e docentes, atuando em diferentes instituições culturais e de ensino, particulares e públicas, bem como em ONGs e movimentos sociais e populares.
 
Cláudia Maria Monteiro Sant`Anna - Formou-se em Educação Artística com habilitação em Música pela UNIRIO em 1995. Concluiu o curo de Braille e musicigrafia Braille no IBC, em 1992. Pós-Graduada em psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes, em 2009. Professora de Educação Musical do 1} e 2} segmentos do IBC, desde 2006 e atualmente responde pela coordenação musical.
 
Glauce Mara Gabry de F. Arder - Arte-educadora. Mestranda em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente de Artes Plásticas do Instituto Benjamin Constant, na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).
 
Luciana Bernardinello - Arte-educadora. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente de Artes Plásticas do Instituto Benjamin Constant, na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT).
 
Marlíria Flávia Coelho da Cunha - Formada em Letras (Português-Literatura) e em Artes Cênicas pela UNIRIO.  Possui especialização em Arte-Educação pela Escolinha de Artes do Brasil e pelo Tear, e Pós-graduação em alfabetização de deficientes visuais pela UNIRIO. É professora de teatro do IBC desde 1993 e atualmente coordena os eventos da Divisão de Cultura e Lazer do IBC.
 
Programa:
       1. Corpo, Arte e Deficiência Visual.
       2. Cultura Popular e Deficiência Visual.
       3. Narratividades poéticas.
 
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
 
Avaliação: Não há.
 
Bibliografia:
Fim do conteúdo da página