Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Oficina de Introdução à Configuração e Suporte à Impressão Braille – Turma 3
Início do conteúdo da página

Oficina de Introdução à Configuração e Suporte à Impressão Braille – Turma 3

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 11h20 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h18 | Acessos: 6871

Público: Professores da rede pública, professores de salas de recursos, transcritores e outros técnicos envolvidos na produção de material em braille.

Ementa: Configuração do programa Braille Fácil para impressão Braille em ponto e interponto; Configuração do menu da impressora Basic D v4; Configuração do menu da impressora Enabling Juliet pro 60.

Objetivos: Capacitar profissionais docentes e técnicos envolvidos na produção de textos em Braille, para imprimir através das impressoras Basic D v4 e Enabling Juliet pro 60.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Braille e informática.

Número de vagas: 20

Período da oficina: 21/11/2018

Horário: de 8 às 15:50 horas

Período de pré-inscrição: de 20/08 a 21/09/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Para docentes: Cópia do diploma de curso superior.
Para transcritores e demais técnicos:
     - Certificado de conclusão de ensino médio.
     - Declaração e/ou documento comprobatório de que exerce atividade relativa à produção Braille.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento:
1. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever nas duas oficinas dessa semana (21 a 23/11/2018). O espaço estará disponível da manhã do dia 21/11 até as 12 h do dia 24/11/2018.
2. Para inscrição nas duas oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
3. Os certificados serão emitidos por oficina.
4. É obrigatória a leitura das normas do alojamento.

Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.

Professor: Thiago Ribeiro Duarte.

Breve currículo:
Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.

Programa:
1. Configuração do programa Braille Fácil para impressão Braille em ponto e interponto.
2. Configuração do menu da impressora Basic D v4.
3. Configuração do menu da impressora Enabling Juliet pro 60.

Metodologia: Aula teórica e prática.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002.

_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p.

Fim do conteúdo da página