Introdução à Orientação e Mobilidade no contexto escolar - Turma 2
Público: Profissionais e acadêmicos da área de Educação.
Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão do aluno com deficiência visual.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.
Nº de vagas: 26
Período do curso: de 26 a 30/11/2018.
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 27/08 a 28/09/2018.
Documentos obrigatórios:
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da instituição de ensino que é aluno regularmente matriculado em curso desta área.
Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.
Professoras: Valéria Rocha Conde Aljan e Lizânia Cardoso Tederixe.
Breve currículo:
Valéria Rocha Conde Aljan - Graduada em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); com Curso de especialização para professores na área da deficiência visual no Instituto Benjamin Constant (IBC) e de Orientação e Mobilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora do IBC desde 1982, tendo atuado como professora do Ensino Fundamental e de Orientação e Mobilidade. Atualmente, ministra cursos na área da deficiência visual.
Lisânia Cardoso Tederixe - Mestranda em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva (UCAM/ AVM), especializada na área de deficiência visual, graduada e licenciada em Letras: Português-árabe (UFRJ), Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em Orientação e Mobilidade no IBC, desde 2013.
Programa:
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. Técnicas de Orientação e Mobilidade.
- Técnicas de Guia Vidente (GV).
- Técnicas de Auto Proteção (AP).
- Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.
FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003.
MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.
Redes Sociais