Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Introdução à Orientação e Mobilidade no contexto escolar - Turma 2
Início do conteúdo da página

Introdução à Orientação e Mobilidade no contexto escolar - Turma 2

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 15h32 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h17 | Acessos: 4744
Público: Profissionais e acadêmicos da área de Educação.
 
Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.
 
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão do aluno com deficiência visual.
 
Carga horária total: 40 horas/aula.
 
Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.
 
Nº de vagas: 26
 
Período do curso: de 26 a 30/11/2018.
 
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
 
Período de pré-inscrição: de 27/08 a 28/09/2018.
 
Documentos obrigatórios:
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da instituição de ensino que é aluno regularmente matriculado em curso desta área.
Foto 3 x 4 recente.
 
 
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”. 
 
Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.
 
Professoras: Valéria Rocha Conde Aljan e Lizânia Cardoso Tederixe.
 
Breve currículo:
Valéria Rocha Conde Aljan - Graduada em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); com Curso de especialização para professores na área da deficiência visual no Instituto Benjamin Constant (IBC) e de Orientação e Mobilidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora do IBC desde 1982, tendo atuado como professora do Ensino Fundamental e de Orientação e Mobilidade. Atualmente, ministra cursos na área da deficiência visual.
 
Lisânia Cardoso Tederixe - Mestranda em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva (UCAM/ AVM), especializada na área de deficiência visual, graduada e licenciada em Letras: Português-árabe (UFRJ), Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em Orientação e Mobilidade no IBC, desde 2013.
 
 
Programa:
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. Técnicas de Orientação e Mobilidade.
      - Técnicas de Guia Vidente (GV).
      - Técnicas de Auto Proteção (AP).
      - Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.
 
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
 
Avaliação: Não há.
 
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.
 
FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003. 
 
MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.
 
 
 

 

 

Fim do conteúdo da página