Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille
Público: Professores ou acadêmicos da área da educação ou profissionais técnicos que atuem ou desejem atuar na área da deficiência visual. Terá prioridade na matrícula o interessado que comprovar que já atua na área.
Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e escrita de textos. A simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos do Sistema Braille a serem utilizados na produção braille e apoio a estudantes com deficiência visual.
Importante: A carga horária do curso não contempla o ensino do braille através da leitura tátil.
Carga horária total: 80 horas/aula.
Pré-requisitos:
Para pessoas cegas: prévio domínio da leitura tátil.
Para pessoas com baixa visão: prévio domínio da leitura tátil ou ter acuidade visual suficiente para leitura do braille (ponto e interponto) em relevo; a DCRH não possui recursos ópticos para empréstimo ao cursista.
Nº de vagas: 20
Período do curso: de 16 a 27/07/2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
Período de pré-inscrições: de 16/04 a 18/05/2018
Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão do Ensino Médio.
Declaração de que atua na área da área da deficiência visual.
Foto 3 x 4 recente
Obs. Declaração da instituição informando que o interessado neste curso atua na área da deficiência visual: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: Frequência mínima de 75%, média igual ou superior a 6,0 (seis) e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.
Professora: Geni Pinto de Abreu
Breve Currículo:
Pós-graduada no curso “O Processo de Letramento na Alfabetização de Crianças com Cegueira na Educação Infantil e/ou Primeiro Ano do Ensino Fundamental” promovido pelo Instituto Benjamin Constant/Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (2012/2014). Graduada em Letras – Português/Literatura pelo Centro Universitário Cidade (2003/2006). Professora Magistério (1º ao 5º anos), no Colégio Estadual Julia Kubistchek (1994/1996). Atuou como professora substituta - Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille no programa de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (2007/2009). Desde 2014 é professora concursada no Instituto Benjamim Constant.
Programa:
1. Breve histórico do Sistema Braille.
2. Instrumentos utilizados para a escrita.
3. Alfabeto braille.
4. Sinais exclusivos do Sistema Braille.
5. Transcrição de pequenos textos.
6. Simbologia matemática.
- Numerais indo-arábicos, ordinais, romanos, decimais e fracionários.
- Sistema monetário brasileiro.
- Representação de datas e de telefones.
- Representação das operações fundamentais.
- Símbolos unificadores.
- Conjuntos.
7. Simbologia informática.
8. Leitura de textos sem e com interponto.
Metodologia: Aulas teóricas e práticas. Será utilizado nas atividades de leitura e de escrita, assim como nas avaliações, apenas o sistema braille em relevo.
Avaliação: Trabalhos de leitura e escrita realizados ao longo do curso e duas avaliações (uma de escrita e outra de leitura).
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.
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