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Oficina de Matemática

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Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 12h15 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h44 | Acessos: 2515

Público: Professores ou graduandos de Matemática; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual.

Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de geometria e aritmética para alunos com deficiência visual.

Objetivos: Demonstrar metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual. Mostrar os recursos pedagógicos utilizados pelos alunos com deficiência visual.

Carga horária total: 8 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 20.

Período da oficina: 03/05/2018

Horário: de 8 às 16:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 01/02 a 02/03/2018

Documentos obrigatórios: 
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de licenciatura em Matemática ou declaração de matrícula no curso de Matemática emitida pela instituição de ensino ou declaração da escola de que atua no primeiro segmento do ensino fundamental, no AEE ou na SRM.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento:
1. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever em pelo menos duas das três oficinas dessa semana (02 a 04/05/2018). O espaço estará disponível do final da manhã do primeiro dia de oficina até as 12 h do dia seguinte à última oficina em que estiver matriculado.
2. Para inscrição em duas ou mais oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
3. Os certificados serão emitidos por oficina.
4. É obrigatória a leitura das normas do alojamento.

Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.

Professora: Tânia Maria Moratelli Pinho.

Breve currículo: http://lattes.cnpq.br/2494931306722060
Mestra do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, turma 2014. Está desenvolvendo uma pesquisa no Instituto Benjamin Constant com vistas a produção de material pedagógico de Matemática para deficientes visuais, que culminará na publicação de um livro que será o produto final da dissertação do Mestrado. Graduada em Matemática e pós- graduada em Educação Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense. Professora regente, concursada, de Matemática no 2º segmento do ensino fundamental no Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2007. Artigo registrado na Biblioteca Nacional, nº 682.671, livro 1.317, folha 94, sob o título: O teclado do computador como facilitador da escrita braille.

Programa: 
1. Geometria:
     Sólidos geométricos, planificações, figuras planas.
     Materiais adaptados para deficientes visuais.
     Utilização do geoplano na geometria.
     O tangram e o origami nas aulas de geometria.
2. Aritmética:
     Réguas de Cuisenaire.
     Material Dourado.
     A calculadora e o Soroban.
     Músicas da MPB no ensino da matemática.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
CAMPOS, Marília Lopes et all. Oficinas de ensino. Rio de Janeiro, 2010.
CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais didáticos para as quatro operações. IME - USP.
HERRERO, M. Jesús Presentación. A educação de alunos com necessidades especiais. Bauru, SP, EDUSC, 2000.
IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. Scipione, São Paulo, 1998.
PONTE, João Pedro da et all. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, 2003.
RAMOS, Luzia Faraco. Aventura decimal. São Paulo, 1999.
SÁ, Ilídio Pereira de. A magia da matemática. Rio de Janeiro, 2010.
SEGADAS, Claudia et al. Atividades matemáticas para deficientes visuais. Rio de Janeiro, IM/ UFRJ, 2010. 
SMOLE, Kátia Stocco et all. Materiais manipulativos para o ensino das quarto operações básicas. Mathema, São Paulo 2012.
SOUZA, Eliane Reame de Souza et all. A matemática das sete peças do Tangram. IME - USP.
TOLEDO, Marília et all. A Construção da Matemática. Como dois e dois. FTD, São Paulo, 1997.

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