Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Oficina: Elaboração de gráficos táteis – Turma 1
Início do conteúdo da página

Oficina: Elaboração de gráficos táteis – Turma 1

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 11h56 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h46 | Acessos: 2671

Público: Pessoas com interesse na área de editoração de textos em braille.

Ementa: Exercícios de elaboração de gráficos táteis com o uso do software MONET. 

Objetivo: Capacitar o participante a usar o software para impressão de gráficos táteis com uso da impressora braille.

Carga horária total: 16 horas/aula

Pré-requisitos: Conhecimento básico do Sistema Braille; conhecimento básico de informática.

Nº de vagas: 20

Período da oficina: 19 e 20/04/2018

Horário: de 8 às 15:50 horas.

Período de pré-inscrição: de 15/01 a 16/02/2018

Documentos Obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão do Ensino Médio.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento:
1. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever em pelo menos duas das três oficinas dessa semana (17 a 20/04/2018). O espaço estará disponível do final da manhã do primeiro dia de oficina até as 12 h do dia seguinte à última oficina em que estiver matriculado.
2. Para inscrição nas oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
3. Os certificados serão emitidos por oficina.
4. É obrigatória a leitura das normas do alojamento.

Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.

Professor: Thiago Ribeiro Duarte

Breve currículo:
Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.

Programa:
Desenhos computadorizados em forma tátil: Programa MONET.
1 – Conhecendo o programa.
2 – Formato.
3 – Aprendendo a usar o MONET.
3.1 – Visualização.
     - Folha quadriculada.
     - Esconder folha quadriculada.
     - Zoom.
     - Desenhar.
     - Importar imagem.
     - Filtros.
     - Ferramentas de tratamento da imagem.
     - Desenhar gráfico de barras.
     - Desenhar gráfico de função.
     - Definir página como paisagem.
     - Definir resolução para o Braille Fácil.
     - Camadas.
     - Clipart.

Metodologia: Pequena apresentação do programa e exercícios práticos no laboratório.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
Barbosa, P. M., Borges, J. A., Jansen, L. R., Lyrio, S. B – DESENVOX – Computer tools to teach basic geometry and drawing for visually impaired students in Brazil – International Congress on Mathematical Education – Monterrey, Mexico – Jul/2008

Borges, J. A - Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho – Revista Benjamin Constant – IBCENTRO/MEC - n° 3 – maio de 1996

_________ e Chagas Jr., G.J.F. - Impressão Braille no Brasil: o papel do Braivox, Braille Fácil e Pintor Braille - Anais do I Simpósio Brasileiro sobre Sistema Braille - Salvador - Setembro/2001

_________ e Jensen, L.R.- Cegos e Computador: Uma Interação que Explora o
Potencial do Desenho - Anais do SEMENGE'99 - Universidade Federal Fluminense - Niterói – 1999

BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002.

_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

_________ Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial - MEC/SEESP, 2001.
_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p.

JESUS, Amélia P. de; ALMEIDA, Ana Maria de; FERREIRA, Elise de M. B.; MONTEIRO, Margarida A.; DALMOLIN, Maristela; CHIMENTI, Regina M. F. e ALJAN, Valéria R. C. Sugestões de Adaptação de Textos e Livros Didáticos em Braille. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro: 2005.

Fim do conteúdo da página