Oficina de Introdução à Configuração e Suporte à Impressão Braille – Turma 1
Público: Professores da rede pública, professores de salas de recursos, transcritores e outros técnicos envolvidos na produção de material em braille.
Ementa: Configuração do programa Braille Fácil para impressão Braille em ponto e interponto; Configuração do menu da impressora Basic D v4; Configuração do menu da impressora Enabling Juliet pro 60.
Objetivos: Capacitar profissionais docentes e técnicos envolvidos na produção de textos em Braille, para imprimir através das impressoras Basic D v4 e Enabling Juliet pro 60.
Carga horária total: 8 horas/aula.
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de Braille e informática.
Número de vagas: 20
Período da oficina: 18/04/2018
Horário: de 8 às 15:50 horas.
Período de pré-inscrição: de 15/01 a 16/02/2018
Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Para docentes: Cópia do diploma de curso superior.
Para transcritores e demais técnicos:
- Certificado de conclusão de ensino médio.
- Declaração e/ou documento comprobatório de que exerce atividade relativa à produção Braille.
Foto 3 x 4 recente
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento:
1. Somente terá direito ao alojamento o interessado que se inscrever em pelo menos duas das três oficinas dessa semana (17 a 20/04/2018). O espaço estará disponível do final da manhã do primeiro dia de oficina até as 12 h do dia seguinte à última oficina em que estiver matriculado.
2. Para inscrição nas oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente.
3. Os certificados serão emitidos por oficina.
4. É obrigatória a leitura das normas do alojamento.
Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.
Professor: Thiago Ribeiro Duarte.
Breve currículo:
Graduado em Educação Artística (2004) e especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possuindo diversos cursos na área de deficiência visual, como: Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003 e 2006, atuou também como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009 a 2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como Consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de Braille do Instituto Benjamin Constant.
Programa:
1. Configuração do programa Braille Fácil para impressão Braille em ponto e interponto.
2. Configuração do menu da impressora Basic D v4.
3. Configuração do menu da impressora Enabling Juliet pro 60.
Metodologia: Aula teórica e prática.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Especial − Brasília: MEC; SEESP, 2002.
_________ Normas Técnicas para a produção de textos em Braille/Secretaria de Educação Especial. − Brasília: MEC; SEESP, 2002 70 p.
Redes Sociais