Oficina: Arte de Contar Histórias para Crianças com Deficiência Visual
Público: Pessoas interessadas na área da deficiência visual, com prioridade para profissionais e acadêmicos da área da Educação.
Ementa: Histórico da contação de histórias; atividades práticas com a voz; a emoção no texto /colorido na voz; exercícios de narração; a criança com deficiência visual: desenvolvimento psicomotor, linguístico e cognitivo; principais recursos utilizados com crianças com deficiência visual.
Objetivo: Estimular a criatividade dos participantes oferecendo alguns conhecimentos básicos sobre a contação de histórias e recursos que possam ser aplicados junto ao público com deficiência visual.
Carga horária total: 8 horas/aula.
Pré-requisitos: Não há.
Nº de vagas: 25
Período da oficina: 28/03/2018
Horário: de 8:30 às 16:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 02 a 30/01/2018
Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão do Ensino Médio.
Foto 3 x 4 recente
Obs. Comprovante de atuação na área educacional ou certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados, que se matricularem nas duas oficinas, oferecidas nos dias 27 e 28/03/2018. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: Frequência integral e entrega à DEA da avaliação de reação / satisfação identificada e preenchida.
Professora: Marlíria Flávia Coelho.
Breve currículo:
Especialista em Alfabetização de Deficientes Visuais (UNIRIO) e em Arte em Educação (TEAR e Escolinha de Artes do Brasil). Formada em Português/Literatura e em Artes Cênicas pela UNIRIO. Mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF.
Programa:
1. Exercício de aquecimento e de sensibilização.
2. Histórico da contação de histórias: dos primórdios aos dias atuais.
3. A voz (respiração – dicção – entonação - ritmo).
4. A emoção no texto / colorido na voz.
5. Exercícios de narração.
6. A criança com deficiência visual: desenvolvimento psicomotor, linguístico e cognitivo.
7. Principais recursos utilizados com crianças com deficiência visual.
8. Sugestões de livros táteis.
Metodologia: Exposição teórica e atividades práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
Redes Sociais