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Adaptação de Textos e Livros Didáticos para o Sistema Braille

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Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 11h07 | Última atualização em Sexta, 18 de Mai de 2018, 18h12 | Acessos: 3349

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Estudo dos critérios para adaptação de textos e livros em braile e aplicação das principais grafias Braille utilizadas no Brasil e das Normas Técnicas para a produção de textos em braile.

Objetivo: Promover a capacitação inicial e/ou aperfeiçoamento de estudantes e profissionais da área da educação para atuar na adaptação de textos e livros didáticos para o Sistema Braille.

Carga horária total: 80 horas/aula.

Pré-requisitos: Domínio do Sistema Braille. Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema de leitura e escrita comum (fonte tamanho 12).

Nº de vagas: 20

Período do curso: de 12 a 23/03/2018

Horário: de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas.

Período de pré-inscrições: de 11/12/2017 a 12/01/2018

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade.
Certificado de conclusão de curso superior na área da Educação ou declaração da instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área
Certificado de conclusão de curso de braille, com carga horária mínima de 40 horas / aula.
Foto 3 x 4 recente 

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima 75%, nota final igual ou superior a 6,0 (seis) e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.

Professor: Thiago Ribeiro Duarte. Colaboradores: Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo, Heverton de Souza Bezerra da Silva e Maristela Dalmolin. 

Breve currículo:
Thiago Ribeiro Duarte – Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Educação Artística (2004), possui diversos cursos, realizados pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), na área de deficiência visual: Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003/2006, atuou como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009/2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano
Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de braille do IBC.

Programa:
Unidade I
1. Breve histórico da produção braille no IBC.
2. Etapas da produção de livros em braille.

Unidade II
1. Noções básicas de transcrição braille através do programa Braille Fácil.
2. Noções básicas de desenho tátil através do programa MONET.
3. Noções básicas das Normas Técnicas para Transcrição de Textos em Braille.
4. Grafia Braille para a Língua Portuguesa.

Unidade III
1. Critérios adaptações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História.

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: Atividade prática de adaptação de conteúdos de livros didáticos do Ensino Fundamental.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.

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