Introdução à Orientação e Mobilidade no contexto escolar - Turma 1
Público: Profissionais e acadêmicos da área de Educação.
Ementa: Histórico e conceituação de Orientação e Mobilidade (OM); técnicas de mobilidade dependente e independente.
Objetivo: Propiciar aos participantes conhecimentos e técnicas básicas de Orientação e Mobilidade que contribuam na sua atuação para o processo de inclusão do aluno com deficiência visual.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: O participante deverá ter mobilidade própria.
Nº de vagas: 26
Período do curso: de 22 a 26/01/2018
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 23/10 a 24/11/2017
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da instituição de ensino que é aluno regularmente matriculado em curso desta área.
- Foto 3 x 4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA da avaliação de reação/satisfação identificada e preenchida.
Professores: Regina Kátia Cerqueira Ribeiro e Higor Cruz da Silva.
Breve currículo:
Regina Kátia Cerqueira Ribeiro - Graduada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, em 2007; Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e a Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida, concluída em 2009; Mestre em Saúde Materno – Infantil, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2015; é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant desde 2014, tendo assumido a coordenação de Orientação e Mobilidade na Divisão de Ensino do Departamento de Educação do Instituto Benjamin Constant em julho do mesmo ano. É ainda membro da Comissão de Acessibilidade do Instituto Benjamin Constant, desde maio de 2015. Escreveu o artigo “Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem”, publicado em dezembro de 2013, na Revista Benjamin Constant.
Higor Cruz da Silva – Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (2005); Pós graduado em Educação especial pela Faculdade de Educação São Luis (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Especial. Professor na SPDM nos anos 2014/2015 e do Estado do Rio de Janeiro nos anos 2015/2016; professor de basquete PRO – LIFE nos anos 2010/2016. Atualmente é professor de Orientação e Mobilidade do Instituto Benjamin Constant.
Programa:
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. Técnicas de Orientação e Mobilidade.
- Técnicas de Guia Vidente (GV).
- Técnicas de Auto Proteção (AP).
- Introdução à Bengala Longa (BL): varredura, toque, diagonal, diagonal com guia vidente, diagonal com rastreamento, diagonal com toque, deslize, portas, detecção e exploração de objetos, subir e descer escadas.
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.
FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003.
MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.
Redes Sociais