Informática Educativa e Tecnologias Assistivas com enfoque na Deficiência Visual
Público: Professores e acadêmicos da área de Educação.
Ementa: Definição de tecnologias educacionais e assistivas; definição e legislação de Informática Educativa; softwares específicos; ferramentas Web 2.0; aplicativos para dispositivos móveis; recursos de tecnologia assistiva; software de comunicação alternativa; periféricos adaptados; Linha Braille.
Carga horária total: 40 horas/aula
Pré-requisitos: conhecimento básico de informática
Nº de vagas: 15
Período do curso: de 06 a 10/03/2017.
Horário: de segunda a quinta-feira das 8 h às 17 h e sexta-feira das 8h às 11:30h.
Período de pré-inscrição: de 05/12/2016 a 06/01/2017.
Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade
Certificado de conclusão de curso na área da Educação ou declaração da Instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula)
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes
Para certificação: frequência mínima de 80%
Professoras: Bianca Della Líbera e Vanessa França da Silva
Breve currículo:
Bianca Della Líbera - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, com aperfeiçoamento em Mídias na Educação pelo projeto e-ProInfo e Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.
Vanessa França da Silva - Professora de Informática Educativa do Instituto Benjamin Constant, formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II, com extensão em Informática aplicada à Educação.
Programa:
1. Definição de tecnologias educacionais
2. Definição de Informática Educativa, Leis, Projeto Educom e ProInfo
3. Perfil do profissional de Informática Educativa
4. Referencial TPACK
5. Softwares de acessibilidade:
Dosvox
Jogavox
Leitores de tela para computadores pessoais e dispositivos móveis
F123 Access
Lupa do Windows
Braille Fácil
Monet
6. Ferramentas Web 2.0
7. Aplicativos para dispositivos móveis
8. Recursos de tecnologia assistiva:
Software de comunicação alternativa
Periféricos adaptados (Acionador, teclado, mouse)
Linha Braille.
Metodologia: Discussões teóricas sobre tecnologia e Informática Educativa; Atividades práticas com uso dos recursos tecnológicos apresentados.
Avaliação: Não há
BIBLIOGRAFIA
BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em 07 abr 2015.
COUTINHO, C. P. TPACK : em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, p. 1–18, 2011. Disponível em: http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=197&path[]=193. Acesso em 26 nov 2014.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What Is Technological Pedagogical Content Knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60–70, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/articles/v9i1general1.pdf. Acesso em 27 ago 2014.
NASCIMENTO, João Kerginaldo Firmino Do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf. Acesso em 27 ago 2015.
VALENTE, J. A. (ORG). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em 15 jan 2014.
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