Orientação e Mobilidade – Turma 2
Público: Profissionais das áreas de Educação e Saúde, com nível superior completo.
Ementa: Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM) e sua relevância na emancipação social da pessoa com deficiência visual. Técnicas de mobilidade dependente e independente.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: o participante deverá ter mobilidade própria.
Nº de Vagas: 26
Período do curso: de 28/08 a 01/09/2017.
Horário: de segunda a quinta-feira das 8 às 17 h e sexta-feira das 8 às 11:30 h.
Período de pré-inscrição: de 22/05 a 23/06/2017.
Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação ou Saúde;
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula).
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes
Para certificação: frequência mínima de 80% e entrega à DCRH da avaliação de reação/satisfação preenchida.
Professores: Vanessa Rocha Zardini Nakajima e Thiago Parreira Sardenberg Soares
Breve currículo:
Vanessa Rocha Zardini Nakajima - Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006. Especialista em Fisiologia do Exercício, pela Universidade Veiga de Almeida (2008). Com curso de qualificação para professores na área da deficiência visual no Instituto Benjamin Constant (IBC). Professora do ensino básico técnico tecnológico, de Orientação e Mobilidade, do Instituto Benjamin Constant. Atualmente é Coordenadora da Equipe de Orientação e Mobilidade, na Divisão de Reabilitação, Preparação para o Mercado de Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR/IBC).
Thiago Parreira Sardenberg Soares - Fisioterapeuta (UNESA) e Pedagogo (UERJ). Pós-graduado em Neurologia e Neurofisiologia Aplicadas a Reabilitação (IBMR) e em Educação Especial - Ênfase em Deficiência Visual. Mestrando em Educação (UNESA). Fisioterapeuta da Delegação Brasileira Feminina de Goalball (2011 à 2013). Integrante da Delegação Brasileira nas Paralimpíadas de Londres (2012). Professor de Orientação e Mobilidade do Instituto Benjamin Constant. Atualmente é Assistente do Departamento de Estudos e Pesquisas Médicas e de Reabilitação e Coordenador da Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do IBC.
Programa:
1. Histórico
2. Conceituação de deficiência visual
3. Conceituação de orientação e mobilidade
4. As etapas da orientação e mobilidade
5. Os pré-requisitos
Área cognitiva
Área psicomotora
Área afetiva
6. Técnicas de orientação e mobilidade
Técnicas de Guia Vidente (GV)
Técnicas de Auto Proteção (AP)
Técnicas de Bengala Longa (BL)
Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: não há
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.
FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP,56.: II, 2003.
MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.
Redes Sociais