Oficina de Matemática
Público: Professores ou graduandos de Matemática; pedagogos ou graduandos de Pedagogia; professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou na área da deficiência visual.
Ementa: Recursos didáticos, metodologia e materiais adaptados para o ensino de geometria e aritmética para alunos com deficiência visual.
Carga horária total: 7 horas/aula.
Pré-requisitos: Não há
Nº de vagas: 20.
Data da oficina: 02/05/2017.
Horário: de 08:30 às 16:30 h.
Período de pré-inscrição: de 01 a 28/02/2017.
Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade
Certificado de conclusão de licenciatura em Matemática, Pedagogia ou declaração de matrícula nos referidos cursos emitida pela instituição de ensino ou declaração da escola de que atua no primeiro segmento do Ensino Fundamental, no AEE ou no SRM.
Foto 3x 4 (trazer no dia de aula – para o crachá)
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes
ATENÇÃO:
1. Somente terá direto ao alojamento o interessado que se inscrever nas três Oficinas. O espaço estará disponível da manhã do dia 02/05 até as 12 h do dia 06/05/2017;
2. Para inscrição em duas ou mais oficinas o interessado deve pertencer ao público alvo de cada uma delas isoladamente;
3. Os certificados serão emitidos por oficina;
4. Obrigatória leitura das normas do alojamento.
Para certificação: frequência integral.
Professora: Tânia Maria Moratelli Pinho
Breve currículo: http://lattes.cnpq.br/2494931306722060
Mestra do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, turma 2014. Está desenvolvendo uma pesquisa no Instituto Benjamin Constant com vistas a produção de material pedagógico de Matemática para deficientes visuais, que culminará na publicação de um livro que será o produto final da dissertação do Mestrado. Graduada em Matemática e pós- graduada em Educação Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense. Professora regente, concursada, de Matemática no 2º segmento do ensino fundamental no Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 2007. Artigo registrado na Biblioteca Nacional, nº 682.671, livro 1.317, folha 94, sob o título: O teclado do computador como facilitador da escrita braille.
Programa:
1. Geometria:
Sólidos geométricos, planificações, figuras planas.
Materiais adaptados para deficientes visuais.
Utilização do geoplano na geometria.
O tangram e o origami nas aulas de geometria.
2. Aritmética:
Réguas de Cuisenaire.
Material Dourado.
A calculadora e o Soroban.
Músicas da MPB no ensino da matemática.
Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: não há.
Bibliografia:
CAMPOS, Marília Lopes et all. Oficinas de ensino.Rio de Janeiro, 2010.
CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais didáticos para as quatro operações. IME - USP.
HERRERO, M. Jesús Presentación. A educação de alunos com necessidades especiais. Bauru, SP, EDUSC, 2000.
IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. Scipione, São Paulo, 1998.
PONTE, João Pedro da et all. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, 2003.
RAMOS, Luzia Faraco. Aventura decimal. São Paulo, 1999.
SÁ, Ilídio Pereira de. A magia da matemática. Rio de Janeiro, 2010.
SEGADAS, Claudia et al. Atividades matemáticas para deficientes visuais. Rio de Janeiro, IM/ UFRJ, 2010.
SMOLE, Kátia Stocco et all. Materiais manipulativos para o ensino das quarto operações básicas. Mathema, São Paulo 2012.
SOUZA, Eliane Reame de Souza et all. A matemática das sete peças do Tangram. IME - USP.
TOLEDO, Marília et all. A Construção da Matemática. Como dois e dois. FTD, São Paulo, 1997.
Redes Sociais