Introdução à Áudio-Descrição – Turma 1
Período do curso: de 09 a 13/05/2016.
Período de pré-inscrição: de 15/02 a 11/03/2016.
Público: Estudantes, educadores, produtores, pesquisadores e demais interessados em conhecer o recurso da áudio-descrição, consequentemente, um fomentador da acessibilidade. O cursista com deficiência visual se habilitará como consultor.
Horários: de segunda a quinta-feira das 8 às 17 h e sexta-feira das 8 às 11:30 h.
Ementa: O curso se propõe a introduzir e apresentar o recurso da áudio-descrição (AD) em diferentes produtos visuais.
Carga horária total: 40 horas/aula
Pré-requisitos: Ensino Médio completo; domínio da Língua Portuguesa (falada e escrita); conhecimentos básicos de editor de texto (Microsoft Word, OpenOffice.org Writer, BrOffice Writer, etc.)
Nº de vagas: 20
Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra. Download da ficha de pré-inscrição.
Documento de identidade
Certificado de conclusão do Ensino Médio
01 foto 3x4
LEITURA OBRIGATÓRIA: Orientações para inscrição e outras informações importantes.
Para certificação: frequência mínima de 80%, além de conclusão e entrega da tarefa final solicitada.
Taxa de material: R$ 30,00
Professora: Nadir da Silva Machado
Breve currículo:
Especialista em Áudio-descrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em – outubro/2015, é graduada em Pedagogia (Centro de Ciências Humanas e Sociais Instituto Isabel) e concluiu, na década de 80, o Curso de Especialização para Professores na Área da Deficiência Visual, ministrado pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). Servidora do IBC desde 1994, atuou como professora de Orientação e Mobilidade e de Atividades de Vida Diária (na Divisão de Reabilitação) e do Ensino Fundamental - 2º ao 5º ano (na Divisão de Ensino). Atualmente coordena o Audiolivro. Integra ainda a Comissão de Áudio-descrição do IBC e a equipe da adaptação de livros didáticos, além de ministrar cursos pela Divisão de Capacitação de Recursos Humanos (DCRH/IBC).
Programa:
1. Inclusão cultural de pessoas com deficiência visual através da áudio-descrição e benefícios e aplicabilidade do recurso;
2. Apresentação de produtos com e sem áudio-descrição;
3. Histórico da áudio-descrição sob os aspectos legais;
4. Quem é o áudio-descritor e o papel do consultor no processo da áudio-descrição;
5. Elaboração de roteiros;
6. Atividades práticas.
Metodologia: aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: não há.
Redes Sociais