Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos de extensão > Adaptação de Textos para o Sistema Braille
Início do conteúdo da página

Adaptação de Textos para o Sistema Braille

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2016, 13h50 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 09h06 | Acessos: 2796

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Normas técnicas e critérios para adaptação de textos e livros para o Sistema Braille. Principais grafias utilizadas no Brasil.

Carga horária total: 60 horas/aula

Pré-requisitos: domínio do Sistema Braille. Utilizar como forma de comunicação escrita o sistema de leitura e escrita comum (fonte tamanho 12)

Nº de vagas: 20

Período do curso: de 20 a 29/03/2017.

Horário: de segunda a sexta-feira das 8 h às 17 h, exceto 20/03, quando a aula será ministrada das 13 h às 17 h (não haverá aula pela manhã).

Período de pré-inscrições: de 02 a 27/01/2017.

Documentos obrigatórios: 

Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade
Certificado de conclusão de curso superior na área da Educação ou declaração da instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área;
Certificado de conclusão de curso de braille, com carga horária mínima de 40 horas / aula.
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula)

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes

Para certificação: frequência mínima de 75% e nota final igual ou superior a 6,0 (seis).

Professores: Thiago Ribeiro Duarte e Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo

Breve currículo:

Thiago Ribeiro Duarte - Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2012) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Educação Artística (2004), possui diversos cursos, realizados pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), na área de deficiência visual: Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille (2003); Adaptação de Textos e Livros para Transcrição no Sistema Braille (2005); Capacitação de Profissionais para Produção de Textos em Braille (2006); Curso de Transcrição e Impressão de Textos em Braille (2006). Atuou como transcritor Braille no IBC entre 2003/2006, atuou como designer na adaptação de livros didáticos no PNLD de 2009/2012. Atuou como consultor Braille na OSCIP Acessibilidade Brasil, como consultor especialista para adaptação de materiais técnico-didáticos em formato acessível, a serem distribuídos nos Sistemas de Ensino (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia – OEI). Autor do artigo “Construção de Métodos para Criação de Gráficos Acessíveis a Pessoas com Deficiência Visual: Utilizando o Monet”, publicado no livro “Práticas Pedagógicas no Cotidiano Escolar: desafios e diversidade” (2014). Atualmente é professor de braille do IBC.

Bruna Maria Vasconcellos Trindade Bispo – especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Letras – Português/Italiano e suas Literaturas (2007) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Brant Horta e no Instituto Benjamin Constant. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Adaptação (GEPA), com a pesquisa “Adaptação de livros didáticos e paradidáticos: uma nova proposta de sistematização”. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Programa:

Unidade I
1. Breve histórico da produção braille no IBC
2. Pré-requisitos dos profissionais
3. Etapas da produção de livros em braille

Unidade II
1. Noções básicas das Normas Técnicas para Transcrição de Textos em Braille
2. Grafia Braille para a Língua Portuguesa
3. Aplicação do Sistema Braille à matemática
4. Noções básicas de transcrição braille através do programa Braille Fácil

Unidade III
1. Noções básicas de adaptações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História.
2. Noções básicas de desenho tátil através do programa MONET. 

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.

Avaliação: atividade prática de adaptação de conteúdos de livros didáticos do Ensino Fundamental.

Bibliografia:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006. 
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf >.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006. 
Disponível em: . 
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006. 

 

Fim do conteúdo da página