Iniciação ao Sistema Braille – Turma 1
Público: Funcionários, pais e responsáveis de alunos, voluntários e demais pessoas interessadas.
Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: Ensino Fundamental completo.
Nº de vagas: 25
Período: de 07/03 a 06/04/2017.
Horário: terças e quintas-feiras, de 8 h às 12 h.
Período de pré-inscrição: de 05/12/2016 a 06/01/2017.
Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão do Ensino Fundamental;
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula).
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes
ATENÇÃO: Para este curso NÃO será oferecido alojamento.
Para certificação: frequência mínima de 75% e nota igual ou superior a 6,0 (seis)
Professora: Maria Luzia do Livramento
Breve currículo: Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Celso Lisboa (1989). Fez o Curso Especialização de Professores na Área da Deficiência da Visão do IBC em 1990. Concluiu o Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral no ano de 1984. Foi revisora braille, nos períodos de 1993/2001 e 2004/2009 no IBC. Foi revisora braille na Associação Macaense de Apoio aos Cegos no período de 2002/2003. Atualmente é professora de braille do Instituto Benjamin Constant (IBC), aprovada no concurso público de 2009.
Programa:
1. Sistema Braille – breve histórico
2. Instrumentos utilizados para a escrita
3. O Sistema Braille:
a) alfabeto
b) letras acentuadas
c) sinais auxiliares da escrita: maiúscula, caixa alta, sinal de número
d) pontuação
4. Transcrição (do sistema comum para o braille e vice-versa):
a) palavras, frases e pequenos textos
b) parágrafo
5. Simbologia matemática:
a) numerais: indo-arábicos, romanos, ordinais, decimais e fracionários
b) representação de datas
c) representação das operações fundamentais
6. Leitura de pequenos textos sem interponto.
Metodologia do curso: aulas teóricas e práticas.
Avaliação: contínua (4 trabalhos escritos e 4 de leitura realizados ao longo curso)
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: .
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.
Redes Sociais