Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille – Turma 1
Público: Professores e acadêmicos da área de Educação.
Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em braille. Identificação e representação dos caracteres braille na leitura e escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos no Sistema Braille.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: não há.
Nº de vagas: 25
Período do curso: de 06 a 10/02/2017.
Horário: de segunda a quinta-feira das 8 às 17 h e sexta-feira das 8 às 11:30 h.
Período de pré-inscrição: de 01 a 30/11/2016.
Documentos obrigatórios:
Ficha de Pré-Inscrição preenchida na íntegra
Documento de identidade;
Certificado de conclusão de curso superior na área da Educação ou declaração da instituição de que é aluno regularmente matriculado em curso desta área;
Foto 3 x 4 recente (apresentar no 1º dia de aula).
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição nos cursos e outras informações importantes
Para certificação: frequência mínima de 75% e nota (média) igual ou superior a 6,0 (seis)
Professora: Maria Luzia do Livramento
Breve currículo: Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Celso Lisboa (1989). Fez o Curso Especialização de Professores na Área da Deficiência da Visão do IBC em 1990. Concluiu o Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral no ano de 1984. Foi revisora braille, nos períodos de 1993/2001 e 2004/2009 no IBC. Foi revisora braille na Associação Macaense de Apoio aos Cegos no período de 2002/2003. Atualmente é professora de braille do Instituto Benjamin Constant (IBC), aprovada no concurso público de 2009.
Programa:
1. Breve histórico do Sistema Braille
2. Instrumentos utilizados para a escrita
3. O Sistema Braille:
a) alfabeto
b) letras acentuadas
c) sinais auxiliares da escrita: maiúscula, caixa alta, grifo, sinal de número
d) pontuação
4. Transcrição (do sistema comum para o braille e vice-versa):
a) palavras, frases e pequenos textos
b) parágrafo e centralização de títulos
5. Simbologia matemática:
a) numerais indo-arábicos, romanos, ordinais, decimais e fracionários
b) representação das operações fundamentais
c) representação de datas
6. Leitura de textos com interponto
Metodologia do curso: aulas teóricas e práticas.
Avaliação: contínua (2 trabalhos escritos e 2 de leitura realizados ao longo curso)
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: .
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.
Redes Sociais