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Comissão de Acessibilidade

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Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2017, 11h06 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 16h12 | Acessos: 3211

A comissão está inserida no atual contexto das políticas públicas de inserção objetiva das pessoas com deficiência na sociedade, através do oferecimento de condições para que elas se apropriem dos espaços públicos e das informações imagéticas e sonoras. Espera-se que com essa novo enfoque elas possam cada vez mais exercer a sua cidadania.

Como instituição que é referência nacional na educação especializada, voltada ao segmento das pessoas cegas e com baixa visão, o Instituto Benjamin Constant criou a sua própria comissão com os objetivos de:

1. Planejar, coordenar, acompanhar, monitorar e supervisionar a execução dos projetos e das ações do Instituto, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas cegas e com baixa visão, bem como daquelas que possuam deficiências associadas;

2. Empreender esforços de forma articulada com as áreas administrativa, técnida e pedagógica da Instituição, visando acompanhar possíveis alterações no espaço físico interno da Instituição e no seu entorno, de modo que seja facilitada a circulação das pessoas cegas e de baixa visão;

3. Opinar e emitir parecer sobre qualquer alteração substancial a ser realizada nas dependências da Instituição ou em seu entorno, uma vez ouvidos os usuários e consultados os setores técnicos competentes;

4. Influenciar diretamente na definição e posterior adoção de uma política de ampla acessibilidade digital por parte da Instituição como um todo, uma vez ouvidos os usuários e consultados os setores técnicos competentes.

5. Opinar e prestar consultoria a outras instituições que o solicitem sobre qualquer matéria cuja contribuição seja útil e necessária para o rompimento de barreiras de qualquer natureza, incluindo aquelas já tipificadas e referidas anteriormente, favorecendo a conquista efetiva da cidadania e emancipação social das pessoas cegas e de baixa visão e minimizando os efeitos dos obstáculos afeitos àquelas que possuam deficiências associadas, contando sempre com a contribuição dos diretamente interessados e de técnicos de cada uma das áreas a ser trabalhada.

A Comissão Permanente de Acessibilidade do IBC tem a seguinte composição:

  • Assessor(a) da Direção-Geral (presidente)

  • 1 servidor cego total;

  • 1 servidor com baixa visão;

  • 1 aluno do Ensino Fundamental cego total;

  • 1 aluno do Ensino Fundamental com baixa visão;

  • 1 aluno reabilitando cego total;

  • 1 aluno reabilitando com baixa visão;

  • 2 servidores da área técnico-pedagógica;

  • 2 servidores da área técnico-administrativa;

  • outros consultores técnicos convidados, externos ou não, considerando-se o objeto do estudo.

Composição atual:

  • Maria da Glória de Souza Almeida (presidente)
  • Vítor Aloberto da Silva Marques
  • José Francisco de Souza
  • Eliana Leite Assis Figueiredo
  • Regina Kátia Cerqueira Ribeiro
  • Jorge Fiore de Oliveira Júnior
  • Patrícia Ignácio da Rosa 
  • Thiago Parreira Sardenberg Soares

 

A Comissão se reunirá quinzenalmente, em caráter ordinário e, sempre que necessário, extraordinariamente. Atualmente, as reuniões acontecem às 10h das terças-feiras, no gabinete da Direção Geral.

 

Documentos:

Portaria nº 123 de 2015
Portaria nº 353 de 2017

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