Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > uncategorized > Plano de dados abertos > Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2020
Início do conteúdo da página

Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC – 2020

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 17h55 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 21h13 | Acessos: 1147

OBS: as informações abaixo também estão disponíveis nos seguintes formatos:

 

DATA DE EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO PARA PESQUISAR

DATA DE ENTRADA DA SOLICITAÇÃO NO CEPEQ

RESPONSÁVEL PELA PESQUISA

VÍNCULO INSTITUCIONAL

TIPO DE PESQUISA

NOME DA PESQUISA

OBJETIVO GERAL DA PESQUISA

1

30/01/2020

14/01/2020

Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Tese de doutorado

Livros Didáticos Acessíveis no Brasil Oitocentista: produção e práticas de leitura dos livros escolares em Braille

Analisar os processos relativos à concepção e produção do livro didático acessível à pessoa cega no Brasil durante a segunda metade do século XIX

2

05/03/2020

10/02/2020

Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA)

Instituto Benjamin Constant (IBC)

Pesquisa autônoma

Adaptação de livros didáticos e paradidáticos sob a perspectiva dos gêneros textuais

Proporcionar aos profissionais que atuam na área da deficiência visual um processo de ensino e aprendizagem autônomo e com equidade

3

06/03/20

12/02/20

Marcos Fialho de Carvalho

Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ)

Tese de doutorado

Estudo sistemático sobre a seleção, adoção, implantação, manutenção e abandono de métodos e maquinários desenvolvidos com finalidade tiflológica

Quando um novo equipamento ou método é implantado em uma Instituição, ele precisa ser apropriado pelas pessoas que têm que se adaptar ao novo equipamento. Nos estudos de ciência, tecnologia e sociedade, vemos que este processo é uma cocriação, pessoas e máquinas são construídas à medida que interagem e se conhecem. O objetivo dessa pesquisa é levantar como esta interação entre atores humanos e não humanos se estabeleceu no IBC e o que podemos aprender dele.

4

10/06/2020

26/05/20

Grupo de Pesquisa Inter-Relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte

Instituto Benjamin Constant(IBC)

Pesquisa autônoma

Estimulação Precoce Voltada para Crianças com Deficiência Visual: mapeamento e análise de pesquisas e publicações realizadas no Instituto
Benjamin Constant

Criar um banco de dados referente as produções acadêmicas voltadas para o tema Estimulação Precoce publicadas e/ou registradas no IBC

5

04/03/2021

27/07/20

Dayana Miranda dos Santos Bandeira

Universidade do Minho

Dissertação de mestrado

O uso de símbolos táteis na comunicação alternativa em crianças com deficiência múltipla na cidade do Rio de Janeiro, Brasil

Neste estudo se fará análise do uso dos símbolos táteis pelos professores em crianças com deficiência múltipla a fim de desenvolver competências comunicativas.

6

06/08/20

13/07/20

Grupo de Pesquisa Práticas Educativas na Deficiência Múltipla Associada à Deficiência Visual

Instituto Benjamin Constant (IBC)

Pesquisa autônoma

Investigação bibliográfica dos estudos referentes as práticas docentes da deficiência múltipla no Brasil

O estudo tem como objetivo a verificação da literatura acadêmica sobre o que se tem produzido em relação a deficiência múltipla no Brasil de modo a mapear os direcionamentos apresentados pelas pesquisas. 

7

14/12/2020

28/08/2020

Leila Gross

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutorado

Artes Visuais e Inclusão: um estudo de caso sobre os referenciais artísticos de pessoas com deficiência visual

Investigar os possíveis referenciais artísticos de pessoas com deficiência visual e que repertório imagético possuem.

8

03/09/20

20/07/2020

Edney Dantas de Oliveira (coordenador)

Instituto Benjamin Constant (IBC)

Pesquisa autônoma

A produção de materiais didáticos de matemática para alunos com deficiência
visual do ensino fundamental II

Este projeto tem como objetivo geral produzir material didático especializado para o ensino de matemática a alunos do ensino fundamental II com deficiência visual.

9

19/10/2020

02/08/2020

Gabriela Cintra dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Dissertação de mestrado

Concepções sobre Deficiência: fundamentos, saberes e práticas de professores de música

O objetivo geral desse projeto é compreender que concepções sobre deficiência fundamentam os saberes e práticas docentes de professores de música do Instituto Benjamin Constant.

10

26/10/2020

06/08/2019

Renata Silencio de Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Dissertação de mestrado

Acessibilidade sensorial e memória do trabalho para pessoas com deficiência visual e/ou profissionais do ramo

Criar um produto educacional para trabalhadores cegos e/ou profissionais que atuam junto a deficientes visuais no mercado de trabalho por meio de uma exposição sensorial, debate sobre memórias do trabalho no Brasil, das quais os cegos são grandemente excluídos do ponto de vista histórico.

11

09/11/2020

27/10/2020

Bruno Mendes Mesquita

Instituto Benjamin Constant (IBC)

Pesquisa autônoma

O som na formação do espaço geográfico: aspectos teóricos para o processo de ensino e aprendizagem de Geografia para pessoas com deficiência visual

Compreender o papel dos sons no processo de formação do espaço geográfico. A partir da literatura acadêmica procuramos registrar a forma com a geografia em sua contemporaneidade ressalta e qualifica essa relação.

12

18/02/2021

26/10/2020

Grupo de Pesquisa LABCÁTIL – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Alternativa Tátil

Instituto Benjamin Constant (IBC))

Pesquisa autônoma

Contribuições da Comunicação Alternativa para Pessoas com Deficiência Múltipla Sensorial Visual: revisão descritiva da literatura nacional e internacional

Pesquisar e mapear a literatura nacional e internacional sobre a utilização de recursos da comunicação alternativa para favorecer a comunicação de pessoas com deficiência múltipla e com deficiência múltipla sensorial visual

Fim do conteúdo da página