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Grupos de pesquisas vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisa do IBC (Cepeq) — 2019

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Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 14h06 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 17h00 | Acessos: 1389

OBS: as informações abaixo também estão disponíveis nos seguintes formatos:

 

CADASTRADOS EM 2019

Portaria IBC de criação do grupo

Descrição do grupo e/ou de suas atividades

Líder do grupo na maior parte do ano

Alfabetização e Deficiência Visual

Portaria 554, de 08/10/2019

Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar

Fabiana Alvarenga Rangel

Grupo de Estudos e Pesquisa de Orientação e Mobilidade

Portaria 622, de 21/11/2019

Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional

Regina Kátia Cerqueira Ribeiro

Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física na Deficiência Visual

Portaria 124, de 28/03/2019

Avaliação do perfil dos estudantes com deficiência visual do Brasil a partir do censo escolar; avaliação da distorção idade-série em alunos com baixa visão e cegos, investigação do acesso de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física no Brasil

Sergio Henrique Almeida da Silva Junior

JÁ EXISTENTES EM 2018 E QUE CONTINUARAM EM 2019

Portaria IBC de criação do grupo  Descrição do grupo e/ou de suas atividades  Líder do grupo na maior parte do ano 

BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos (informado anteriormente como "Recursos didáticos e metodológicos para formação docente e para ensino de alunos com deficiência visual")

Portaria 155, de 21/06/2016

Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática

Aires da Conceição Silva

Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI)

Portaria 261, de 15/8/2017

Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior

Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA) (anteriormente informado como "Adaptação de livros didáticos e paradidáticos: uma nova proposta de sistematização") 

Portaria 364, de 22/12/2016

Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille

Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima

Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira (GPESC)

Portaria 280, de 30/8/2017

Realização de amplo levantamento da produção acadêmica na área da surdocegueira com a finalidade de produzir uma base de dados atualizada para os pesquisadores interessados na área

Márcia Noronha de Mello

Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec)

Portaria 93, de 31/3/2017

Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla

Bianca Della Líbera da Silva

Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte (não informado anteriormente)

Portaria 439, de 27/12/2018

Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos

Maria Rita Campello Rodrigues

Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual

Portaria 85, de 06/04/2016 (informado anteriormente como Portaria 340, de 2/10/2017)

O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos,  práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão.

Marcia de Oliveira Gomes

Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos 

Portaria 112, de 9/4/2018

Investigação da produção teórica, técnico-científica do fenômeno social da medicalização da sociedade e da educação, vinculada a uma concepção clínica e de patologização das questões educacionais

Marcelo Moreira de Souza

Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias (informado anteriormente como cancelado em 2018, tendo havido apenas a atualização do nome)

Portaria 221 de 11/08/2016 (informada anteriormente como Portaria nº 207 de 28/7/2016)

Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promova integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem

Vagner Santos da Cruz

Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant

Portaria 205, de 20/07/2015 (informada anteriormente como Portaria 120, de 2/5/2017)

Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais

Rafael Bomfim Dutton

CANCELADOS DURANTE 2019

Portaria IBC de criação do grupo Descrição do grupo e/ou de suas atividades  Líder do grupo na maior parte do ano 

A Inclusão Pedagógica da Família do Aluno Deficiente Visual no IBC

Portaria 363, de 22/12/2016 (extinto em 13/03/2019)

 

Ivan Finamore Araujo

INFORMADOS ERRONEAMENTE EM 2018

Portaria IBC de criação do grupo  Descrição do grupo e/ou de suas atividades  Líder do grupo na maior parte do ano 

Desenvolvimento de Recursos Educacionais e Multissensoriais para alunos com deficiência visual (o grupo não existe)

     
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