Grupos de pesquisas vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisa do IBC (Cepeq) — 2019
OBS: as informações abaixo também estão disponíveis nos seguintes formatos:
CADASTRADOS EM 2019 |
Portaria IBC de criação do grupo |
Descrição do grupo e/ou de suas atividades |
Líder do grupo na maior parte do ano |
Alfabetização e Deficiência Visual |
Portaria 554, de 08/10/2019 |
Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar |
Fabiana Alvarenga Rangel |
Grupo de Estudos e Pesquisa de Orientação e Mobilidade |
Portaria 622, de 21/11/2019 |
Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional |
Regina Kátia Cerqueira Ribeiro |
Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física na Deficiência Visual |
Portaria 124, de 28/03/2019 |
Avaliação do perfil dos estudantes com deficiência visual do Brasil a partir do censo escolar; avaliação da distorção idade-série em alunos com baixa visão e cegos, investigação do acesso de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física no Brasil |
Sergio Henrique Almeida da Silva Junior |
JÁ EXISTENTES EM 2018 E QUE CONTINUARAM EM 2019 |
Portaria IBC de criação do grupo | Descrição do grupo e/ou de suas atividades | Líder do grupo na maior parte do ano |
BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos (informado anteriormente como "Recursos didáticos e metodológicos para formação docente e para ensino de alunos com deficiência visual") |
Portaria 155, de 21/06/2016 |
Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática |
Aires da Conceição Silva |
Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI) |
Portaria 261, de 15/8/2017 |
Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico |
Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA) (anteriormente informado como "Adaptação de livros didáticos e paradidáticos: uma nova proposta de sistematização") |
Portaria 364, de 22/12/2016 |
Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille |
Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima |
Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira (GPESC) |
Portaria 280, de 30/8/2017 |
Realização de amplo levantamento da produção acadêmica na área da surdocegueira com a finalidade de produzir uma base de dados atualizada para os pesquisadores interessados na área |
Márcia Noronha de Mello |
Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec) |
Portaria 93, de 31/3/2017 |
Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla |
Bianca Della Líbera da Silva |
Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte (não informado anteriormente) |
Portaria 439, de 27/12/2018 |
Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos |
Maria Rita Campello Rodrigues |
Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual |
Portaria 85, de 06/04/2016 (informado anteriormente como Portaria 340, de 2/10/2017) |
O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos, práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão. |
Marcia de Oliveira Gomes |
Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos |
Portaria 112, de 9/4/2018 |
Investigação da produção teórica, técnico-científica do fenômeno social da medicalização da sociedade e da educação, vinculada a uma concepção clínica e de patologização das questões educacionais |
Marcelo Moreira de Souza |
Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias (informado anteriormente como cancelado em 2018, tendo havido apenas a atualização do nome) |
Portaria 221 de 11/08/2016 (informada anteriormente como Portaria nº 207 de 28/7/2016) |
Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promova integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem |
Vagner Santos da Cruz |
Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant |
Portaria 205, de 20/07/2015 (informada anteriormente como Portaria 120, de 2/5/2017) |
Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais |
Rafael Bomfim Dutton |
CANCELADOS DURANTE 2019 |
Portaria IBC de criação do grupo | Descrição do grupo e/ou de suas atividades | Líder do grupo na maior parte do ano |
A Inclusão Pedagógica da Família do Aluno Deficiente Visual no IBC |
Portaria 363, de 22/12/2016 (extinto em 13/03/2019) |
Ivan Finamore Araujo |
|
INFORMADOS ERRONEAMENTE EM 2018 |
Portaria IBC de criação do grupo | Descrição do grupo e/ou de suas atividades | Líder do grupo na maior parte do ano |
Desenvolvimento de Recursos Educacionais e Multissensoriais para alunos com deficiência visual (o grupo não existe) |
Redes Sociais