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Orientação e Mobilidade

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Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 09h50 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 08h39 | Acessos: 5496

Público: Profissionais com graduação completa. Terá prioridade na matrícula o interessado que comprovar que atua na área da educação ou da saúde.

Ementa: Aspectos legais da educação especial e educação inclusiva; Aspectos psicológicos da pessoa com deficiência visual; Aspectos oftalmológicos da pessoa com deficiência visual; A educação da pessoa com deficiência visual; A reabilitação da pessoa com deficiência visual; Anatomofisiologia; Histórico da Orientação e Mobilidade; Conceituação de Orientação e Mobilidade; As etapas da Orientação e Mobilidade; Os pré-requisitos da Orientação e Mobilidade; A anamnese; Técnicas de mobilidade dependente; Técnicas de mobilidade independente; Cão guia; Tecnologias assistivas; Surdocegueira; Deficiências múltiplas.

Objetivo: Este Curso de Aperfeiçoamento tem por objetivo proporcionar a formação continuada de profissionais das áreas da educação e da saúde em Orientação e Mobilidade, para o atendimento de crianças, jovens e adultos com deficiência visual na área educacional e de reabilitação.

Carga horária total: 180 horas.

Pré-Requisitos: O participante deve ter marcha independente e sem limitações funcionais.

Nº de vagas: 26 vagas

Período do curso: 02/03 a 24/08/2020. Recesso nos dias 20 e 27/07/2020. (02/03 a 17/08, de 8 às 17 h; 24/08, de 8 às 12 h)

Horário: Segundas-feiras, de 8 às 17 horas.

Período de pré-inscrição: 02/12/2019 a 05/01/2020.

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação.
• Foto 3 x 4 recente.
Obs. Declaração emitida pela instituição empregadora ou outro documento oficial que comprove que o interessado atua nas áreas da educação ou da saúde: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a matrícula no curso.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será disponibilizado

Para certificação: Frequência mínima de 75% em cada Unidade e média final igual ou superior a 7,0.

Coordenadores: Regina Kátia Cerqueira Ribeiro e Thiago Sardenberg.

Professores e currículo Lattes:

Abelardo Souza Couto Junior
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9585323348571872

Adávia Fernanda Corrêa Dias da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8245207763162823

Andréa Mazzaro Almeida da Silva Santos
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6496884835296570

Bianca Della Libera da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7961261532618212

Fabiana Alvarenga Rangel
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4001137600317836

Flávia Mara Teixeira Miranda
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3607873887289695

Higor Cruz da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9449359432403681

Lisânia Cardoso Tederixe
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7635566556010713

Marcelo José Monteiro
Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/0684030404176427

Nadir da Silva Machado
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9323393799080669

Paula da Hora Braz da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7791432713082051

Patrícia Ignácio da Rosa
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1802195465350740

Regina Kátia Cerqueira Ribeiro
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0095708529371820

Renato Martins Redovalio Ferreira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1744832615471944

Sônia Regina Gomes da Rocha
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3884352701144640

Thaís Ferreira Bigate
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5768506574780710

Thalita Helena Nilander Lima
Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3577095537276705

Thiago Parreira Sardenberg Soares
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2025511674265792

Vanessa Rocha Zardini Nakajima
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2392533138041192


Programa:
Abertura e apresentação do curso: 4 horas
Unidade I: Núcleo Básico – 72 horas
1. Concepções da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
2. Aspectos oftalmológicos nas ações de educação e de reabilitação de pessoas com deficiência visual.
3. Anatomofisiologia.
4. Aspectos psicológicos na educação e na reabilitação de pessoas com deficiência visual.
5. A educação de pessoas com deficiência visual.
6. A reabilitação da pessoa com deficiência visual.

Unidade II: Conceitos, técnicas e práticas de orientação e mobilidade – 88 horas.
1. Histórico.
2. Conceituação de Orientação e Mobilidade.
3. As etapas da Orientação e Mobilidade.
4. Os pré-requisitos:
• Área cognitiva.
• Área psicomotora.
• Área emocional.
5. A anamnese
6. Técnicas de Orientação e Mobilidade:
• Técnicas de Guia Vidente (G. V).
• Técnicas de Autoproteção (A.P).
• Técnicas de Bengala Longa (B.L).

Unidade III: Tópicos Especiais – 12 horas.

1. Cão guia.
2. Tecnologias assistivas.
3. Surdocegueira.

Avaliação do curso e encerramento – 4 horas.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas. O cronograma de todas as atividades será divulgado no primeiro dia de aula.

Avaliação: Serão realizadas três avaliações durante o curso e a nota final será calculada da seguinte forma:

Avalição teórica + 1º avaliação prática + 2ª avaliação prática
                                         3

Avaliação Teórica:
Elaboração de resenha crítica de assunto relativo ao módulo I do curso, de um artigo científico de revista indexada.
A resenha deverá conter a seguinte formação:
- Introdução, Desenvolvimento e Conclusão
- 5 laudas (1 folha para capa, 3 folhas para o desenvolvimento da resenha e 1 folha para as referências).

Avaliações Práticas:
As avaliações práticas serão mediante execução de duas técnicas de OM (mobilidade dependente e independente) em forma de prova aula.

Referências:

ABNT. Norma Brasileira 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3. ed. ABNT: Rio de Janeiro, 2015.

ABNT. Norma Brasileira 16537: acessibilidade - sinalização – piso tátil – diretrizes para elaboração de projetos e instalação. ABNT: Rio de Janeiro, 2016

BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2004/decreto-5296-2-dezembro-2004-534980-normaatualizada-pe.pdf. Acesso em: 12 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Orientação e Mobilidade: Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC, SEESP, 2002.

BRASIL Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual. BRUNO, M. M. G.; MOTA, M. G. B. (Orgs.). Brasília: 2001, vol. 3.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13146-6-julho-2015-781174-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 10 maio 2016.

BRASIL Presidência da República. Decreto n. 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei n. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 25 jan. 2018.

BRASIL Presidência da República. Lei n. 10.048, de 8 de novembro de 2000. Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2000/lei-10048-8-novembro-2000-376937-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 15 abr. 2017.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das
pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm. Acesso em: 15 abr. 2017.

BRASIL Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Portaria n. 142, de 16 de novembro de 2006. Institui o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT). Disponível em:
https://www.jusbrasil.com.br/diarios/770696/pg-3-secao-2-diario-oficial-da-uniao-dou-de-17-11-2006. Acesso em: 22 jan. 2018.

BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília: CORDE, 2009b. 138 p.

CAMPOS, M. V. N. As tecnologias de informação e comunicação na formação escolar do aluno com deficiência visual no Instituto Benjamin Constant: utopia ou possibilidade? 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://portal.estacio.br/media/3728806/disserta%C3%A7%C3%A3o-marlise-iana-da-n%C3%B3brega-campos.pdf. Acesso em: 25 out. 2017.

FELIPPE, João Álvaro de Moraes [et. al.]. Caminhando Juntos: Manual das Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade. Brasília: MEC, SEESP, 56.: II, 2003. 

FERREIRA, E. M. B. Políticas públicas e formação docente na área da deficiência visual: narrativas de professoras egressas dos cursos do Instituto Benjamin Constant. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://portal.estacio.br/docs/Dissertacoes/Dissertacao-Mestrado-Elise.PDF.
Acesso em: 06 maio 2017.

GITAHY, R. R. C.; SILVA, J. P.; TERÇARIOL, A. A. L. O uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas como tecnologia assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual que frequentam as salas de recursos multifuncionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 1, p. 111-130, 2016.

LÁZARO, R. C. G. Quem poupa, tem! Representações sociais de baixa visão por professores do Benjamin Constant. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.estacio.br/mestradoedoutorado/docs/dissertacao-mestrado/2009/Regina-Lazaro-completa.pdf. Acesso em: 06 maio 2017.

MACHADO, Edileine Vieira [et. al.]. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual. Brasília: MEC, SEESP, 2003.

MELO, H. F. R. de. Deficiência visual: lições práticas de mobilidade. Unicamp/ SP: Pontes, 1991

OLIVEIRA, L. M. B. Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência/Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência. Brasília: 2012.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde – 10a Revisão. São Paulo: Edusp, 1993.

______. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

 

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