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Introdução ao Soroban – Metodologia: Maior Valor Relativo

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Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 16h28 | Última atualização em Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 09h34 | Acessos: 3866

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Técnicas de cálculo no Soroban das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de maior valor relativo.

Objetivo: Apresentar as técnicas de cálculo no Soroban, das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de maior valor relativo, propiciando aos participantes melhores condições de atendimento ao aluno com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisito: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 11 a 15/02/2019.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrição: de 12/11 a 09/12/2018.

Documentos obrigatórios:

  • Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
  • Documento de identidade.
  • Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
  • Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.

Para certificação: Frequência mínima de 75% e entrega à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido.

Professor: Heverton de Souza Bezerra da Silva.

Breve currículo:

Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico - setor de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão de elaboração do curso "Soroban: metodologia menor valor relativo" e da Comissão para "Reestruturação do atendimento e Produção de Material na Área de Baixa Visão". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, matemática e adaptação.

Programa:

  1. Escrita e leitura de números.
  2. Operações com números naturais.
    1. Adição: sem reserva; com reserva; direta.
    2. Subtração: sem recurso; com recurso; direta.
    3. Multiplicação: multiplicando com apenas um algarismo; multiplicando com dois ou mais algarismos; multiplicação por 10 e suas potências.
    4. Divisão: divisor com um algarismo e divisor com dois algarismos.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas.

Avaliação: Não há

Bibliografia:

CERQUEIRA, JONIR BECHARA e CAROPRESO, REGINA CÉLIA. Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban. 2ª Edição revista e atualizada. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, 2007.

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