Educação Precoce
Público: Professores, com prioridade para os que atuam em instituições públicas.
Ementa: A importância da visão no desenvolvimento global da criança. Conceituação da deficiência visual: cegueira e baixa visão. Noções gerais sobre o funcionamento visual. Principais patologias que levam à deficiência da visão na infância e seus reflexos no desenvolvimento. Aspectos biopsicossociais, a importância da integração dos sentidos remanescentes e as frequentes interferências da deficiência visual no processo de desenvolvimento neuro-psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo. A relevância da Educação Precoce na prevenção de desvios no desenvolvimento ressaltando a importância do envolvimento da família.
Objetivo: Propiciar aos participantes subsídios e conhecimentos básicos referentes às peculiaridades do desenvolvimento da criança com deficiência visual para que possam atuar adequadamente no sentido de promover ao máximo seu processo evolutivo prevenindo desvios em seu desenvolvimento e escolaridade.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisitos: Não há
Nº de vagas: 25
Período do curso: de 21 a 25/10/2019.
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 22/07 a 25/08/2019.
Documentos obrigatórios:
- Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra
- Documento de identidade.
- Certificado de conclusão de curso de graduação na área da Educação ou Certificado de conclusão de curso de formação de professores (antigo curso Normal/Magistério).
- Foto 3 x 4 recente.
- Obs. Documento que comprove vínculo com instituição pública: a apresentação deste documento não é obrigatória, mas priorizará a pré-inscrição no curso.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Será disponibilizado alojamento aos participantes previamente autorizados. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou o mês anterior) de residência. Ler o item “Leitura obrigatória”.
Para certificação: frequência mínima de 75% e envio, no prazo que será indicado por e-mail, à DEA do formulário de avaliação de reação/satisfação identificado e preenchido
Professoras: Gabrielle de Oliveira Camacho Soares, Maria Rita Campello Rodrigues e Patrícia Soares de Pinho Gonçalves.
Breve currículo:
Gabrielle de Oliveira Camacho Soares - Mestranda em Diversidade e Inclusão (UFF); Especialista em Educação Especial (UNIRIO) e professora qualificada em Deficiência Visual (IBC); profissional de Educação Física; professora do Setor de Educação Precoce do Instituto Benjamin Constant (IBC). Tem experiência com inclusão educacional de alunos com deficiência em escolas públicas regulares e Atendimento Educacional Especializado.
Maria Rita Campello Rodrigues – Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013); Mestre em “Ciência da Motricidade Humana” pela Universidade Castelo Branco (UCB, 2005); graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU, 1978) e em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, 1999); com especialização em Estimulação Precoce pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1984), em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2002) e na Área da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC, 1982); professora do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 1982, tendo implantado o serviço de Estimulação Precoce para crianças com deficiência visual, onde atuou e coordenou por 25 anos. Foi membro da equipe da Coordenação de Baixa Visão desde a sua criação em 1990 até 2010 e, desde 1987 é professora atuante nos cursos de especialização promovidos pelo IBC para capacitação de professores nas disciplinas e cursos de Estimulação Precoce e Baixa visão. Foi coordenadora e conteudista da disciplina de “Psicologia do desenvolvimento e da linguagem do deficiente visual” do curso de especialização à distância (CEAD) em Educação Especial na área da Deficiência Visual promovido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO (2008 e 2014) onde atuou também na orientação de TCCs. Foi docente do Curso Ortóptica da Uni-IBMR, atuando na disciplina de Estimulação Visual Precoce (2000 a 2005). Atualmente integra a Comissão Técnico-Científica da Revista Benjamin Constant como membro de seu Conselho Editorial e atua como professora da disciplina de “Teatro e Expressão Corporal” da grade curricular dos alunos do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant.
Patrícia Soares de Pinho Gonçalves - Mestre em Educação Física (UFRJ); Especialista em Clínica Psicomotora (IBMR); graduada em Educação Física (UEPG); professora concursada e coordenadora do setor de Estimulação Precoce do Instituto Benjamin Constant. Atuou como tutora / professora do curso de pós-graduação à distância em Educação Especial da UNIRIO.
Programa:
- Noções gerais referentes ao funcionamento visual.
- Principais patologias visuais que acometem a visão precocemente.
- Como os distúrbios visuais interferem no desenvolvimento infantil: psicomotor, cognitivo, sócio-afetivo e suas influências.
- Educação precoce para as crianças cegas e com baixa visão: abordagem pedagógica.
- Avaliação funcional da visão.
- A criança com deficiência visual e os sentidos remanescentes.
- Desvios comuns no desenvolvimento da criança com deficiência visual quando não atendida adequadamente.
- Como trabalhar com a criança que apresenta deficiência visual: atividades e procedimentos.
- O papel da família no processo do desenvolvimento infantil.
Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas.
Avaliação: Não há.
Bibliografia:
BRUNO, Marilda Moraes Garcia. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce à integração escolar. Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. São Paulo, 1993.
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HADDAD, M. Aparecida O.: KARA-JOSÉ, Newton; SAMPAIO, W. Auxílios para Baixa Visão. Vol. I. Coleção Baixa Visão. S. Paulo: Laramara, 2001.
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