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Grupos de pesquisas vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisa do IBC (Cepeq) — 2020

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Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 16h44 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 21h07 | Acessos: 970

OBS: as informações abaixo também estão disponíveis nos seguintes formatos:

 

      GRUPOS DE PESQUISA

CRIADOS EM 2020

PORTARIAS DE CRIAÇÃO

DESCRIÇÃO DO GRUPO E/OU DE SUAS ATIVIDADES

LÍDER DO GRUPO NA MAIOR PARTE DO ANO

1

LABCÁTIL – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Alternativa Tátil

Portaria 341 de 30/12/20

As revisões de literatura desempenham um papel de destaque no cenário educacional, pois apresentam sínteses rigorosas acerca do que já foi produzido sobre determinado assunto. Desse modo, nos dedicaremos a investigar o que dizem as produções nacionais e internacionais sobre os benefícios da Comunicação Alternativa para favorecer a comunicação de pessoas com deficiência múltipla sensorial visual.

Flavia Daniela dos Santos Moreira

2

Práticas Educativas na Deficiência Múltipla Associada a Deficiência Visual

Portaria 181 de 04/08/20

Desenvolver investigações de temáticas sobre práticas educativas na área da deficiência múltipla relacionada à deficiência visual. A pesquisa explora a bibliografia já existente ligada à área educacional de modo a selecionar estudos que abordem demandas do cotidiano escolar, separando-as daquelas relacionadas à aspectos clínicos ou que não se referem à deficiência múltipla. A partir disso será possível divulgar o que já existe sobre o tema, além de preencher lacunas existentes com a elaboração de novos trabalhos. A ideia é fornecer subsídios à prática educativa e promover o diálogo entre os agentes que constituem a equipe de trabalho desses alunos.

Bárbara Braga Wepler

JÁ EXISTENTES EM 2019 E QUE CONTINUARAM EM 2020

ÚLTIMA PORTARIA IBC DE ATUALIZAÇÃO DO GRUPO

DESCRIÇÃO DO GRUPO E/OU DE SUAS ATIVIDADES

LÍDER DO GRUPO NA MAIOR PARTE DO ANO

1

Alfabetização e Deficiência Visual

Última atualização: Portaria 237, de 09/09/2020 - Criação: Portaria 554, de 08/10/2019

Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar

Fabiana Alvarenga Rangel

2

Ciência ao Alcance das Mãos (Anteriormente denominado "BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos" - nome alterado pela Portaria 238, de 09/09/20)

Última atualização: Portaria 238, de 09/09/2020 - Criação: Portaria 155, de 21/06/2016

Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática

Aires da Conceição Silva

3

Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI)

Última atualização: Portaria 236, de 09/09/2020 - Criação: Portaria 261, de 15/8/2017

Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior

4

Grupo de Estudos e Pesquisa de Orientação e Mobilidade

Última atualização: Portaria 244, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 622, de 21/11/2019

Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional

Regina Kátia Cerqueira Ribeiro

5

Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA)

Última atualização: Portaria 242, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 364, de 22/12/2016

Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille

Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima

6

Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física na Deficiência Visual

Última atualização: Portaria 246, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 124, de 28/03/2019

Avaliação do perfil dos estudantes com deficiência visual do Brasil a partir do censo escolar; avaliação da distorção idade-série em alunos com baixa visão e cegos, investigação do acesso de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física no Brasil

Sergio Henrique Almeida da Silva Junior

7

Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira (GPESC)

Portaria 280, de 30/8/2017 (portaria de criação)

Realização de amplo levantamento da produção acadêmica na área da surdocegueira com a finalidade de produzir uma base de dados atualizada para os pesquisadores interessados na área

Márcia Noronha de Mello

8

Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec)

Última atualização: Portaria 40, de 27/01/2020 - Criação: Portaria 93, de 31/3/2017

Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla

Bianca Della Líbera da Silva

9

Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte

Última atualização: Portaria 243, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 439, de 27/12/2018

Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos

Arheta Ferreira de Andrade

10

Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual

Última atualização: Portaria 245, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 85, de 06/04/2016

O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos, práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão.

Marcia de Oliveira Gomes

11

Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos

Portaria 112, de 9/4/2018 (portaria de criação)

Investigação da produção teórica, técnico-científica do fenômeno social da medicalização da sociedade e da educação, vinculada a uma concepção clínica e de patologização das questões educacionais

Marcelo Moreira de Souza

12

Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Portaria 221 de 11/08/2016 (portaria de criação)

Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promova integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem

Vagner Santos da Cruz

13

Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant

Última atualização: Portaria 37, de 27/01/2020 - Criação: Portaria 205, de 20/07/2015

Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais

Flavio Antonio de Souza França

CANCELADOS EM 2020

ÚLTIMA PORTARIA IBC DE ATUALIZAÇÃO DO GRUPO

DESCRIÇÃO DO GRUPO E/OU DE SUAS ATIVIDADES

LÍDER DO GRUPO NA MAIOR PARTE DO ANO

_____________________NÃO HOUVE GRUPOS CANCELADOS EM 2020______________________

 

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