Grupos de pesquisas vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisa do IBC (Cepeq) — 2020
OBS: as informações abaixo também estão disponíveis nos seguintes formatos:
GRUPOS DE PESQUISA |
||||
CRIADOS EM 2020 |
PORTARIAS DE CRIAÇÃO |
DESCRIÇÃO DO GRUPO E/OU DE SUAS ATIVIDADES |
LÍDER DO GRUPO NA MAIOR PARTE DO ANO |
|
1 |
LABCÁTIL – Laboratório de Pesquisas em Comunicação Alternativa Tátil |
Portaria 341 de 30/12/20 |
As revisões de literatura desempenham um papel de destaque no cenário educacional, pois apresentam sínteses rigorosas acerca do que já foi produzido sobre determinado assunto. Desse modo, nos dedicaremos a investigar o que dizem as produções nacionais e internacionais sobre os benefícios da Comunicação Alternativa para favorecer a comunicação de pessoas com deficiência múltipla sensorial visual. |
Flavia Daniela dos Santos Moreira |
2 |
Práticas Educativas na Deficiência Múltipla Associada a Deficiência Visual |
Portaria 181 de 04/08/20 |
Desenvolver investigações de temáticas sobre práticas educativas na área da deficiência múltipla relacionada à deficiência visual. A pesquisa explora a bibliografia já existente ligada à área educacional de modo a selecionar estudos que abordem demandas do cotidiano escolar, separando-as daquelas relacionadas à aspectos clínicos ou que não se referem à deficiência múltipla. A partir disso será possível divulgar o que já existe sobre o tema, além de preencher lacunas existentes com a elaboração de novos trabalhos. A ideia é fornecer subsídios à prática educativa e promover o diálogo entre os agentes que constituem a equipe de trabalho desses alunos. |
Bárbara Braga Wepler |
JÁ EXISTENTES EM 2019 E QUE CONTINUARAM EM 2020 |
ÚLTIMA PORTARIA IBC DE ATUALIZAÇÃO DO GRUPO |
DESCRIÇÃO DO GRUPO E/OU DE SUAS ATIVIDADES |
LÍDER DO GRUPO NA MAIOR PARTE DO ANO |
|
1 |
Alfabetização e Deficiência Visual |
Última atualização: Portaria 237, de 09/09/2020 - Criação: Portaria 554, de 08/10/2019 |
Construção e disseminação de conhecimentos acerca de fundamentos, metodologias e práticas de alfabetização em deficiência visual, visando à compreensão de suas especificidades e ao aprimoramento do trabalho pedagógico na sala de aula face à inclusão escolar |
Fabiana Alvarenga Rangel |
2 |
Ciência ao Alcance das Mãos (Anteriormente denominado "BioQuimMat - Conhecimentos científicos ao alcance das mãos" - nome alterado pela Portaria 238, de 09/09/20) |
Última atualização: Portaria 238, de 09/09/2020 - Criação: Portaria 155, de 21/06/2016 |
Desenvolvimento de recursos, materiais e metodologias adequados para o ensino de alunos com DV nas áreas de Química, Biologia e Matemática |
Aires da Conceição Silva |
3 |
Cotidianos Escolares e Educação Especial: corpo, currículo e inclusão (GPCECI) |
Última atualização: Portaria 236, de 09/09/2020 - Criação: Portaria 261, de 15/8/2017 |
Análise de publicações acadêmicas em periódicos científicos que discutam e relacionem em seu bojo as temáticas Currículo, Educação Física e Deficiência visual, buscando mapear e apresentar os pontos e contrapontos do que tem sido discutido e publicado no cenário acadêmico |
Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
4 |
Grupo de Estudos e Pesquisa de Orientação e Mobilidade |
Última atualização: Portaria 244, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 622, de 21/11/2019 |
Verificação na literatura educacional e da saúde (fisioterapia, educação física e terapia ocupacional) os conteúdos sobre Orientação e Mobilidade de pessoas com deficiência visual no âmbito nacional |
Regina Kátia Cerqueira Ribeiro |
5 |
Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA) |
Última atualização: Portaria 242, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 364, de 22/12/2016 |
Desenvolvimento de pesquisas relacionadas à adaptação de materiais para o Sistema Braille |
Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima |
6 |
Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Física na Deficiência Visual |
Última atualização: Portaria 246, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 124, de 28/03/2019 |
Avaliação do perfil dos estudantes com deficiência visual do Brasil a partir do censo escolar; avaliação da distorção idade-série em alunos com baixa visão e cegos, investigação do acesso de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física no Brasil |
Sergio Henrique Almeida da Silva Junior |
7 |
Grupo de Estudos e Pesquisa na Surdocegueira (GPESC) |
Portaria 280, de 30/8/2017 (portaria de criação) |
Realização de amplo levantamento da produção acadêmica na área da surdocegueira com a finalidade de produzir uma base de dados atualizada para os pesquisadores interessados na área |
Márcia Noronha de Mello |
8 |
Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Tecnologia Assistiva na Deficiência Visual, Surdocegueira e Deficiência Múltipla (GPTec) |
Última atualização: Portaria 40, de 27/01/2020 - Criação: Portaria 93, de 31/3/2017 |
Avaliação do Impacto do uso de diferentes tecnologias acessíveis nos processos de aprendizagem e inserção social de estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência múltipla |
Bianca Della Líbera da Silva |
9 |
Inter-relações entre Corpo, Deficiência Visual/Surdocegueira, Expressão e Arte |
Última atualização: Portaria 243, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 439, de 27/12/2018 |
Investigação das inter-relações entre corpo e deficiência visual, assim como entre corpo e surdocegueira nos âmbitos perceptivos, sensoriais, psicomotores, cognitivos, comportamentais e criativos |
Arheta Ferreira de Andrade |
10 |
Língua Portuguesa e Educação Especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual |
Última atualização: Portaria 245, de 10/09/2020 - Criação: Portaria 85, de 06/04/2016 |
O grupo de pesquisa agrega trabalhos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua e literaturas de expressão portuguesa, voltado a pessoas com deficiência visual, com ênfase no desenvolvimento do aluno e na instrumentalização do professor da rede regular de ensino. Desse modo, o grupo tem como foco a produção de materiais didáticos e paradidáticos, métodos, práticas e recursos acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão. |
Marcia de Oliveira Gomes |
11 |
Medicalização da educação e da sociedade: práticas, discursos e simbolismos sobre TDAH e outros transtornos |
Portaria 112, de 9/4/2018 (portaria de criação) |
Investigação da produção teórica, técnico-científica do fenômeno social da medicalização da sociedade e da educação, vinculada a uma concepção clínica e de patologização das questões educacionais |
Marcelo Moreira de Souza |
12 |
Recursos Multissensoriais e Tecnológicos Aplicados nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
Portaria 221 de 11/08/2016 (portaria de criação) |
Desenvolvimento de recursos pedagógicos que utilizem diferentes canais sensoriais e promova integração das disciplinas Biologia, Física e Química no ensino dos alunos cegos e com baixa visão, criando condições de igualdade de aprendizagem |
Vagner Santos da Cruz |
13 |
Trajetórias, Histórias e Vidas de Alunos e Alunas do Instituto Benjamin Constant |
Última atualização: Portaria 37, de 27/01/2020 - Criação: Portaria 205, de 20/07/2015 |
Investigação de trajetórias, histórias e vidas de alunos e alunas do IBC em toda a sua temporalidade, compreendendo aspectos mais específicos aos mais gerais |
Flavio Antonio de Souza França |
CANCELADOS EM 2020 |
ÚLTIMA PORTARIA IBC DE ATUALIZAÇÃO DO GRUPO |
DESCRIÇÃO DO GRUPO E/OU DE SUAS ATIVIDADES |
LÍDER DO GRUPO NA MAIOR PARTE DO ANO |
|
_____________________NÃO HOUVE GRUPOS CANCELADOS EM 2020______________________ |
Redes Sociais