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Projeto 6 – Linha 2

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Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 17h36 | Última atualização em Quarta, 03 de Março de 2021, 14h49 | Acessos: 1053

Escola de Inclusão LABS-STEAM


Descrição do projeto

 

Espaço de ensino e pesquisa no Sistema Educação 4.0, extensão e divulgação científica sobre e para educandos com deficiência (intelectual, auditiva, visual,física, múltipla), transtorno global do desenvolvimento (transtorno do espectro do autismo) e altas habilidades ou superdotação. Envolve projetos desenvolvidos ou orientados por docentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em “Diversidade e Inclusão”, Ciências e Biotecnologia”, “Interdisciplinaridade, Ciências, Tecnologias e Inclusão” (UFF),

“Ensino de Biociências e Saúde” (IOC/FIOCRUZ), e “Ensino para Deficientes Visuais” (IBC). Trata-se de ambiente de pesquisa que utiliza metodologias ativas como o Ensino

Híbrido para integrar ensino online e offline; Aprendizagem Baseada em Projetos para trabalhar com projetos; Sala de Aula Invertida para que o conteúdo seja estudado em casa e, na escola com esclarecimento de dúvidas e compartilhamento do aprendizado; STEAM que é o termo em Inglês para designar o uso multidisciplinar de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática; e a Cultura Maker que dá ênfase na cultura do aprender fazendo e na aprendizagem criativa. Investiga questões relacionadas ao Ensino com visão Interdisciplinar das diversas áreas das ciências (Tecnológicas e Humanas), integrando Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, produção e experimentação de protótipos e de materiais didáticos acessíveis que visem desenvolvimento de estratégias, práticas avaliativas e processos de ensinoaprendizagem; adaptações curriculares para a oferta de condições de igualdade e respeito à diversidade; adaptação e produção de materiais e de ferramentas didáticas em diferentes mídias e modalidades que explorem a multisensorialidade; recursos de acessibilidade, tecnologia digital e tecnologia assistiva como ferramentas pedagógicas e de inclusão social; criação de políticas públicas que visem a garantia de direitos do público-alvo da Educação Especial voltadas para a autonomia e afirmação da pessoa com deficiência visual, tratando-se de formação continuada para a capacitação de recursos humanos para a educação especial e inclusiva, interconectando áreas correlatas como Computação, a Engenharia, a Medicina e o Ensino/Educação, dentre outros. O público-alvo da Escola de Inclusão- LABS-STEAM são estudantes de cursos de magistério do ensino médio, licenciaturas do ensino superior, especialização na pós-graduação lato-sensu, mestrado e doutorado profissional ou acadêmico, e pós-doutorado interessados em educação especial ou educação inclusiva.

 

 

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