Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > uncategorized > Projeto 5 – Linha 2 (concluído)
Início do conteúdo da página

Projeto 5 – Linha 2 (concluído)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 17h22 | Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 11h48 | Acessos: 644

Da instituição especializada para a rede regular de ensino: o processo de inclusão de alunos (as) cegos (as), surdocegos (as) e com baixa visão na escola comum

Descrição do projeto

Esta pesquisa tem por objetivo geral acompanhar o processo de transição de alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant para o 1º ano do ensino médio do Colégio Pedro II, observando as expectativas do alunado quanto ao processo, bem como possíveis mecanismos de sua realização. Destaca- se a análise das práticas pedagógicas que apoiam a participação alunos que participaram da pesquisa, bem como suas expectativas e a realização destas ao longo do curso.

A pesquisa configura um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, e fez uso de entrevistas semiestruturadas com alunos egressos do ano de 2014, em duas fases, a primeira, ao saírem da instituição especializada, e a segunda, alguns meses após o início da experiência na escola comum. As análises são conduzidas por preceitos do materialismo histórico-dialético e encontram três aspectos específicos na avaliação dos alunos: a relação com colegas de turma, a relação de ensino estabelecida com docentes e grupo gestor, e a disponibilidade de recursos e materiais adaptados. Os resultados apontam que as expectativas dos alunos vão se modificando a partir da nova experiência, e que, mesmo com avaliações negativas e rompimento da frequência ao espaço escolar, eles entendem que a experiência os incentiva à continuidade dos estudos.

Fim do conteúdo da página