Projeto 1 – Linha 2
Adaptação de livros didáticos e paradidáticos sob a perspectiva dos gêneros textuais
Descrição do projeto
Este projeto, intitulado “Adaptação de livros didáticos e paradidáticos sob a perspectiva dos gêneros textuais”, está inserido no Grupo de Estudo e Pesquisa em Adaptação (GEPA), desenvolvido pela equipe de adaptação do Instituto Benjamin Constant (IBC). Trata-se de um desdobramento do projeto anterior, “Adaptação de livros didáticos e paradidáticos: uma nova proposta de sistematização”, que tinha como objetivo sistematizar os critérios de adaptação de livros didáticos e paradidáticos para o Sistema Braille, por meio de um manual – Manual de Adaptação de Textos para o Sistema Braille (ISBN 978856748566-9), publicado em 2019.
Esse manual foi construído por meio de exemplos encontrados nos livros didáticos do 2º ao 5º anos de várias disciplinas, dos quais serão extraídas exemplificações que contribuirão para a composição do corpus desta pesquisa.
Este trabalho percorrerá um caminho de investigação com alunos e professores do IBC, os quais serão parceiros na construção dessa proposta visto que é a realidade da sala de aula que vai nortear nossa pesquisa. No entanto, faz-se necessário um aporte teórico na área da cognição para verificarmos o desenvolvimento da linguagem em face aos processos cognitivos ativados e, assim, utilizar esse embasamento ao elaborarmos as adaptações em variados gêneros textuais apresentados nas diversas disciplinas.
Como produto, pretendemos elaborar um curso de produção de textos em braille, na modalidade não presencial, com foco nas disciplinas básicas do ensino fundamental (português, matemática, ciências, história e geografia). Cada disciplina apresentará elementos teórico-práticos para ampliar as possibilidades de uso no cotidiano pedagógico.
Redes Sociais