Projeto 8 – Linha 1
Motricidade Humana na deficiência visual: estimulação precoce, esporte, saúde e qualidade de vida
Descrição do projeto
O projeto de pesquisa abrange os aspectos da ciência da motricidade humana atrelados ao ensino na área da deficiência visual, por meio da educação física, ensino de esporte, promoção da saúde e/ou qualidade de vida. Este projeto é composto por duas vertentes:
-
Com enfoque no corpo anátomo-fisiológico e funcional, com temas voltados à avaliação antropométrica, somatotípica, composição corporal e do desenvolvimento psicomotor entre educandos com deficiência visual de diferentes faixas etárias, de modo a identificar os perfis de cada uma dessas variáveis e auxiliar o educando no seu desenvolvimento psicomotor, social e cognitivo e possível orientação esportiva. O ensino da Educação Física, bem como aplicação de estratégias para a saúde e melhoria da sua qualidade de vida, poderão contribuir significativamente para o conhecimento e aprimoramento das potencialidades do educando com deficiência visual. A partir da identificação do perfil do educando ao longo de diferentes faixas das etárias, poderão ser elaboradas estratégias e instrumentos didático-metodológicos para subsidiarem o docente de diferentes segmentos da educação básica (Educação Infantil ao ensino médio) na sua prática pedagógica de modo a atender as especificidades do aluno com deficiência visual.
-
Com foco na subjetividade dos corpos nas suas representações nos meios midiáticos, no contexto das novas configurações sociais, nas inovações tecnológicas, por meio de estudos voltados para a imagem corporal da pessoa com deficiência visual, e sua influência nos processos subjetivos e cognitivos.
Por meio deste projeto de pesquisa poderão ser desenvolvidos temas, tais como: O ensino do esporte e atividade física adaptada para alunos com deficiência visual; Educação física e inclusão: instrumento didático pedagógico promotor da iniciação esportiva (orientação no esporte) ao aluno com deficiência visual; Avaliação psicomotora do aluno com deficiência visual: aprimoramento de suas potencialidades; O perfil antropométrico, somatotípico, dermatoglífico e da composição corporal do aluno com deficiência visual para orientação esportiva; Elaboração de estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida do aluno com deficiência visual; Avaliação da imagem corporal de alunos com deficiência visual: influência da mídia no cotidiano escolar; Autoimagem corporal do aluno com deficiência visual: aspectos cognitivos e implicações no processo de aprendizagem, dentre outras.
Redes Sociais