Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > uncategorized > Projeto 8 – Linha 1
Início do conteúdo da página

Projeto 8 – Linha 1

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h25 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h54 | Acessos: 652

Motricidade Humana na deficiência visual: estimulação precoce, esporte, saúde e qualidade de vida

 

Descrição do projeto

O projeto de pesquisa abrange os aspectos da ciência da motricidade humana atrelados ao ensino na área da deficiência visual, por meio da educação física, ensino de esporte, promoção da saúde e/ou qualidade de vida.  Este projeto é composto por duas vertentes:

  1. Com enfoque no corpo anátomo-fisiológico e funcional, com temas voltados à avaliação antropométrica, somatotípica, composição corporal e do desenvolvimento psicomotor entre educandos com deficiência visual de diferentes faixas etárias, de modo a identificar os perfis de cada uma dessas variáveis e auxiliar o educando no seu desenvolvimento psicomotor, social e cognitivo e possível orientação esportiva. O ensino da Educação Física, bem como aplicação de estratégias para a saúde e melhoria da sua qualidade de vida, poderão contribuir significativamente para o conhecimento e aprimoramento das potencialidades do educando com deficiência visual. A partir da identificação do perfil do educando ao longo de diferentes faixas das etárias, poderão ser elaboradas estratégias e instrumentos didático-metodológicos para subsidiarem o docente de diferentes segmentos da educação básica (Educação Infantil ao ensino médio) na sua prática pedagógica de modo a atender as especificidades do aluno com deficiência visual.

  2.  Com foco na subjetividade dos corpos nas suas representações nos meios midiáticos, no contexto das novas configurações sociais, nas inovações tecnológicas, por meio de estudos voltados para a imagem corporal da pessoa com deficiência visual, e sua influência nos processos subjetivos e cognitivos. 

Por meio deste projeto de pesquisa poderão ser desenvolvidos temas, tais como: O ensino do esporte e atividade física adaptada para alunos com deficiência visual; Educação física e inclusão: instrumento didático pedagógico promotor da iniciação esportiva (orientação no esporte) ao aluno com deficiência visual; Avaliação psicomotora do aluno com deficiência visual: aprimoramento de suas potencialidades; O perfil antropométrico, somatotípico, dermatoglífico e da composição corporal do aluno com deficiência visual para orientação esportiva; Elaboração de estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida do aluno com deficiência visual; Avaliação da imagem corporal de alunos com deficiência visual: influência da mídia no cotidiano escolar; Autoimagem corporal do aluno com deficiência visual: aspectos cognitivos e implicações no processo de aprendizagem, dentre outras.

 

Fim do conteúdo da página