Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > uncategorized > Projeto 4 – Linha 1 (concluído)
Início do conteúdo da página

Projeto 4 – Linha 1 (concluído)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 16h06 | Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 11h33 | Acessos: 527

A brincadeira simbólica no desenvolvimento da criança cega e com baixa visão


Descrição do projeto

Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso cujo objetivo é investigar a brincadeira de faz de conta da criança cega e da criança com baixa visão no intuito de estabelecer as conexões entre essa atividade e apropriação dos signos, bem como suas implicações no processo de alfabetização.

A fundamentação teórica se assenta em estudos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Na condução da pesquisa, pretende-se acompanhar e compreender aspectos referentes ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores presentes nas brincadeiras de faz de conta realizadas por crianças cegas e crianças com baixa visão; analisar a implicação do desenvolvimento da brincadeira de faz de conta para o aprendizado da leitura e da escrita no processo de alfabetização da criança cega e com baixa visão; compreender de que modo as experiências vivenciadas dentro e fora da instituição por essas crianças cooperam para o desenvolvimento da brincadeira de faz de conta; e investigar como a mediação pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento da criança cega e de baixa visão dentro e fora da instituição educacional, tomando por referência a brincadeira de faz de conta.

 

Fim do conteúdo da página