Projeto 4 – Linha 1 (concluído)
A brincadeira simbólica no desenvolvimento da criança cega e com baixa visão
Descrição do projeto
Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso cujo objetivo é investigar a brincadeira de faz de conta da criança cega e da criança com baixa visão no intuito de estabelecer as conexões entre essa atividade e apropriação dos signos, bem como suas implicações no processo de alfabetização.
A fundamentação teórica se assenta em estudos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Na condução da pesquisa, pretende-se acompanhar e compreender aspectos referentes ao desenvolvimento de funções psicológicas superiores presentes nas brincadeiras de faz de conta realizadas por crianças cegas e crianças com baixa visão; analisar a implicação do desenvolvimento da brincadeira de faz de conta para o aprendizado da leitura e da escrita no processo de alfabetização da criança cega e com baixa visão; compreender de que modo as experiências vivenciadas dentro e fora da instituição por essas crianças cooperam para o desenvolvimento da brincadeira de faz de conta; e investigar como a mediação pode favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento da criança cega e de baixa visão dentro e fora da instituição educacional, tomando por referência a brincadeira de faz de conta.
Redes Sociais