Introdução ao Soroban – Metodologia: Menor Valor Relativo – Turma 2
Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.
Ementa: Técnicas de cálculo no Soroban das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de menor valor relativo.
Objetivo: Apresentar as técnicas de cálculo no Soroban, das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de menor valor relativo, propiciando aos participantes melhores condições de atendimento ao aluno com deficiência visual.
Carga horária total: 40 horas/aula.
Pré-requisito: Não há.
Nº de vagas: 25
Período do curso: de 03 a 07/08/2020.
Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.
Período de pré-inscrição: de 01/06 a 05/07/2020.
Documentos obrigatórios:
• Formulário Google de Pré-Inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
• Foto 3x4 recente.
Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes
Alojamento: Não será oferecido por motivo de previsão de obras.
Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.
Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).
Professores: Edney Dantas de Oliveira e Heverton de Souza Bezerra da Silva.
Breve currículo:
Edney Dantas de Oliveira - Concluiu a graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1998, graduação em Física (Formação de Docente) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) em 2001, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2001 e Mestrado em Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2013. Iniciou sua carreira na docência em 1994, ministrando aulas de Matemática e Física, nas redes privada, estadual e municipal, nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Desde 2014 é professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Benjamin Constant (IBC).
Heverton de Souza Bezerra da Silva - Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico Especializado - setor de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão de elaboração do curso "Soroban: metodologia menor valor relativo" e da Comissão para "Reestruturação do atendimento e Produção de Material na Área de Baixa Visão". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, matemática e adaptação.
Programa:
1. Escrita e leitura de números.
2. Operações com números naturais.
a) Adição: sem reserva; com reserva; direta.
b) Subtração: sem recurso; com recurso; direta.
c) Multiplicação: multiplicando com apenas um algarismo; multiplicando com dois
ou mais algarismos; multiplicação por 10 e suas potências.
d) Divisão: divisor com um algarismo e divisor com dois algarismos.
Metodologia: Aulas teóricas e práticas.
Avaliação: Não há
Bibliografia:
OLIVEIRA, E. D. de. Et al. Técnicas de cálculo e didática do soroban: método ocidental menor
valor relativo. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. “Soroban: manual de
técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual /elaboração: Mota, Maria Gloria Batista da... [et al.]. Secretaria de Educação Especial – Brasília: SEESP, 2009. 1a edição
Redes Sociais