Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > uncategorized > Introdução às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille – Turma 2
Início do conteúdo da página

Introdução às Técnicas de Leitura e de Escrita no Sistema Braille – Turma 2

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 10h31 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 13h16 | Acessos: 1925

Público: Professores ou acadêmicos da área de Educação; profissionais técnicos que atuem ou desejem atuar na área da deficiência visual.

Ementa: A origem do Sistema Braille e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual. O instrumental necessário para a escrita em Braille. Identificação e representação dos caracteres Braille na leitura e na escrita de textos. Introdução à simbologia matemática. Leitura e transcrição de textos para o Sistema Braille.

Objetivo: Divulgar o Sistema Braille e transmitir conhecimentos básicos sobre o Sistema Braille que permitam aos participantes melhorarem suas condições de atendimento às pessoas com deficiência visual em seu processo de inclusão social e educacional.

Importante: A carga horária do curso não contempla o ensino do Braille através da leitura tátil.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos:
• Para pessoas cegas: prévio domínio da leitura tátil.
• Para pessoas com baixa visão: prévio domínio da leitura tátil ou ter acuidade visual suficiente para leitura do Braille (ponto e interponto) em relevo; a DEA não possui recursos ópticos para empréstimo ao cursista.

Nº de vagas: 25

Período do curso: de 03/03 a 02/04/2020.

Horário: terças e quintas-feiras, das 13 às 16:40 horas

Período de pré-inscrição: de 30/12/2019 a 02/02/2020.

Documentos obrigatórios:
Ficha de pré-inscrição preenchida na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão do Ensino Médio.
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Professora: Maria Luzia do Livramento.

Breve currículo:
Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas Celso Lisboa (1989). Fez o Curso Especialização de Professores na Área da Deficiência da Visão do Instituto Benjamin Constant (IBC) em 1990. Concluiu o Curso de Formação de Professores no Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral no ano de 1984. Foi revisora de textos em Braille, nos períodos de 1993 a 2001 e 2004 a 2009 no IBC. Foi revisora de textos em Braille na Associação Macaense de Apoio aos Cegos no período de 2002 a 2003. Atualmente é professora de Braille do Instituto Benjamin Constant, aprovada no concurso público de 2009.

Programa:
1. Breve histórico do Sistema Braille.
2. Instrumentos utilizados para a escrita.
3. O Sistema Braille.
4. Sinais exclusivos do Sistema Braille.
5. Transcrição de palavras, frases e pequenos textos.
6. Simbologia matemática.
• numerais indo-arábicos, romanos, ordinais, decimais e fracionários.
• representação das operações fundamentais.
• representação de datas e telefones.
7. Leitura de textos sem interponto.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas. Será utilizado nas atividades de leitura e de escrita apenas o sistema Braille em relevo.

Avaliação: Não há

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: SEESP, 2006.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/textosbraile.pdf>.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa – CMU. Brasília: SEESP, 2006.

Fim do conteúdo da página