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Práticas Educativas para uma Vida Independente

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Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h37 | Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 12h47 | Acessos: 2868

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Conceituação de Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI); importância da vida familiar e comunitária no desenvolvimento social da pessoa com deficiência visual; abordagens metodológicas utilizadas na Educação e experiências práticas visando aspectos funcionais e sociais das PEVIs no processo educacional dos alunos com deficiência visual.

Objetivo: Proporcionar aos participantes técnicas básicas de práticas educativas para uma vida independente contribuindo, assim, na sua atuação para o processo de inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas/aula.

Pré-requisitos: Não há.

Nº de vagas: 25

Período do curso: 06 a 10/01/2020.

Horário: de segunda a quinta-feira, das 8 às 17:00 e sexta-feira, das 8 às 11:30 horas.

Período de pré-inscrições: 11/11 a 08/12/2019.

Documentos obrigatórios:
Formulário Google de pré-inscrição preenchido na íntegra (Conforme consta nas Orientações Gerais, os documentos devem ser anexados somente em formato do tipo PDF e todos candidatos devem ter obrigatoriamente uma conta no gmail para anexar os arquivos solicitados no formulário)
• Documento de identidade.
• Certificado de conclusão de curso de Pedagogia ou de Licenciaturas; Declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado no curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).
• Foto 3 x 4 recente.

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Alojamento: Não será oferecido alojamento por motivo de previsão de obra.

Requisitos para certificação: O participante deverá ter frequência mínima de 75%. O IBC não abona faltas e/ou atrasos.

Pesquisa de satisfação: O participante receberá mensagem eletrônica encaminhada pela Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA/IBC) contendo link para acesso ao formulário de pesquisa de satisfação da oficina, que deve ser respondido e enviado no prazo indicado na própria mensagem. Solicita-se a todos os participantes o preenchimento do formulário; sendo este instrumento fundamental para aferição da qualidade da oficina oferecida pelo IBC (indicador de qualidade).

Atenção: Solicitamos aos cursistas que tragam um pendrive novo, pois a professora disponibilizará vários textos de apoio.

Professora: Elisabeth Ferreira de Jesus.


Breve currículo:
Pedagoga, Pós-graduada em Deficiência Múltipla pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Especialista em Psicomotricidade pelo IBMR Centro Universitário. É professora de PEVI do Instituto Benjamin Constant desde 1985.

Programa:
1. O processo educacional, o aluno com deficiência visual e as Práticas Educativas para uma Vida Independente.
◦ A criança com deficiência visual.
◦ Conceituação de Educação e PEVI.

2. Estratégias metodológicas.
◦ Instalação de novos comportamentos.
◦ Como é que a gente aprende.
◦ Aspectos funcionais e sociais das PEVIs.
◦ Demonstrações práticas em PEVI.
◦ As PEVIs e o mundo atual.

3. As PEVIs e a família.

4. Oficina de Confecção de Materiais

Metodologia: Aulas teóricas e demonstrações práticas.

Avaliação: Não há.

Bibliografia:
1- ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
2- ______. Cenas da vida. Campinas, SP: Papirus, 2001.
3- ______. Ao professor, com meu carinho. Campinas, SP: Versus, 2004.
4- BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Deficiência visual: reflexão sobre a prática pedagógica. São Paulo: Laramara, 1997.
5- ______. O desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce a integração escolar. 2. ed. MS:Plus, 1993.
6- BUSCAGLIA, Leo C. Os deficientes e seus pais. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
7- GLAT, Rosana; KADLEC, Verena Pamela Seidl. A criança e suas deficiências: metódos e técnicas de atuação pedagógica. Rio de Janeiro: Agir, 1984.
8- GONZALES, Miguel. Você não é uma ilha: dinâmica de grupo. São Paulo: Paulinas, 1993.
9- JOHNSON A JOHNSON. Butantã, SP: JOHNSON A JOHNSON do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para saúde Ltda, 2015. Disponível em: < https://www.jnjbrasil.com.br/>. Acesso em: 19 ago. 2015.
10- JESUS, Elisabeth F. Apostila de Atividades da vida diária. Rio de Janeiro:Instituto Benjamin Constant, 1994.
11- MEYER, Ivanise C. R. Brincar e viver: projetos em educação infantil. Rio de Janeiro:Wak, 2003.
12- PANYAN, Marion C. Manipulação do comportamento, modificação de comportamento, novos modos de ensinar habilidades. Tradução de Waldir Bettoi. São Paulo: EPU, 1974. 44p.
13- SINASON, Valerie. Compreendendo seu filho deficiente. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
14- WINDHOLZ, Margarida Hofman. Passo a passo, seu caminho. São Paulo: EDICON, 1988.
15- ALBAUT, Corinne. 12 menus para pequenos chefs. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
16- ALEGRIA, João. Come-Come: pais e filhos na cozinha. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
17- CAVACO, Nora. Minha criança é diferente? Diagnóstico, prevenção e estratégias de intervenção e inclusão das crianças autistas e com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: WAK, 2014.
18- KARMEL, Annabel. Minhas receitas prediletas. Tradução de Cynthia Costa. São Paulo: Publifolha, 2010.
19- SALLES, Nenzinha Machado. Sebastiana quebra-galho: um guia pratico para o dia a dia das donas de casa. 7. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
20- SMALLIN, Donna. Organize-se num minuto: 500 dicas para pôr em ordem sua vida. São Paulo: Gente, 2005.
21- ZATZ, Lia. Adélia Cozinheira. Ilustraçoes de Luise Weiss. 1. ed. São Paulo: WGProduto, 2010.
22- MANUAL de receitas da Magali. São Paulo: Globo: M. de Sousa, 2001. 225p., il. col., 20 cm. ISBN 8525032999 (broch.)

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