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Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

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Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 14h23 | Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 08h43 | Acessos: 10148
  1. Os documentos obrigatórios, as ementas e demais informações sobre cada um dos eventos de capacitação são disponibilizados no site www.ibc.gov.br antes do início do período de pré-inscrição.
  2. Para obter as informações mencionadas no item 1, clique sobre o nome do evento de capacitação na programação.
  3. Somente serão consideradas as pré-inscrições remetidas ao e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. da Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA) do Instituto Benjamin Constant (IBC) no período de pré-inscrição correspondente ao evento desejado.
  4. Antes de enviar a ficha de pré-inscrição, o interessado deve observar se atende aos pré-requisitos necessários para fazer o evento de capacitação desejado e se possui os documentos obrigatórios.

Atenção: o endereço eletrônico (e-mail) que a DEA utiliza para contato é o informado pelo participante na ficha de pré-inscrição. Solicitamos que ao preencher a ficha verifique se está corretamente informado. Sugerimos que verifique regularmente sua caixa de entrada e sua caixa de spam.

Inscrições

       1. Para realizar a pré-inscrição:
                 1. Fazer o download da ficha de pré-inscrição para cursos/oficinas
                 2. Preencher a ficha de pré-inscrição na íntegra e enviá-la, juntamente com a cópia dos documentos obrigatórios, para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atenção: A ficha de pré-inscrição e os documentos obrigatórios deverão ser enviados como arquivos anexados à mensagem eletrônica.

                 3. Informar no campo “assunto” da mensagem eletrônica o nome do evento de capacitação para o qual solicita pré-inscrição.
                 4. Verificar o preenchimento do seu nome na ficha de pré-inscrição: o certificado será emitido conforme grafado nesse documento.
                 5. Não serão consideradas pré-inscrições de candidatos que já tiverem realizado o evento de capacitação desejado nos três anos anteriores ao que estiverem se inscrevendo.

Atenção: A pré-inscrição será desconsiderada caso o candidato à vaga não preencha a ficha de pré-inscrição integralmente ou não a encaminhe juntamente com os documentos obrigatórios, no formato indicado no item 1.2, durante o período de pré-inscrição do evento pretendido.

       2. A DEA poderá, a qualquer tempo, entrar em contato com o interessado, sendo sua responsabilidade o acesso regular ao e-mail informado na ficha de pré-inscrição. A DEA sugere ainda que o “lixo eletrônico” seja regularmente verificado.
       3. Finalizado o período de pré-inscrição, ou se preenchidas as vagas antes do prazo estabelecido, a DEA entrará em contato, por e-mail, com os candidatos, observando o número de vagas disponíveis, para confirmação de inscrição.
       4. Até 5(cinco) dias úteis, após a data final do período de pré-inscrição para determinado evento de capacitação, será divulgada na página eletrônica do IBC a relação das pessoas pré-inscritas na turma (dentro do número de vagas estabelecido). O interessado deverá confirmar sua participação encaminhando mensagem eletrônica para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no prazo de até 5 (cinco) dias (corridos) após a data de divulgação da relação de pré-inscritos na página eletrônica do IBC.
       5. Em caso de desistência, a DEA solicita ao interessado que entre em contato, no máximo até 15 (quinze) dias antes do início do evento, para que seja possível convocar o próximo candidato da lista de espera.

Observação: Os cursos/oficinas oferecidos pela DEA/IBC são gratuitos e, portanto, contamos com a colaboração de todos comunicando sua desistência para que as vagas não fiquem ociosas.

       6. Não serão aceitas matrículas de um mesmo candidato para eventos de capacitação realizados em datas ou períodos simultâneos. Caso isso ocorra, a DEA efetuará o cancelamento da pré-inscrição em todos os eventos solicitados.
       7. A relação dos participantes matriculados é disponibilizada na página eletrônica do IBC e poderá ser impressa diretamente pelo interessado para fins de comprovação de matrícula no evento de capacitação. A instituição não emite declaração de matrícula individualizada.

Materiais didáticos

  1. O material didático, quando houver, será enviado por e-mail à pessoa devidamente matriculada, antes ou durante o evento de capacitação ou será disponibilizado em serviços de armazenamento de arquivos online (como Google drive).
  2. A DEA indicará, no e-mail, se algum material deverá ser impresso pelo participante para uso durante o evento.
    1. No caso de pessoa com deficiência visual, esse material será distribuído pela DEA em braille ao participante cego ou em tipo ampliado ao participante com baixa visão.
    2. A DEA poderá solicitar, de acordo com o evento de capacitação, que o participante traga alguns materiais.
  3. Somente materiais que não possam seguir por meio eletrônico serão distribuídos presencialmente ao participante do evento.
  4. A DEA poderá realizar empréstimo de materiais, mediante assinatura de termo de responsabilidade (e consequente devolução do material à Divisão) pela pessoa matriculada.

Importante

  1. No primeiro dia de aula, será entregue ao participante do evento de capacitação um crachá de identificação de uso obrigatório nas dependências do IBC.
  2. Os eventos fazem parte de uma programação e podem sofrer alterações, inclusive cancelamentos, a critério do IBC.
  3. O evento somente será realizado com a confirmação de inscrição de, no mínimo, 50% das vagas.
  4. Em função dos itens 2 e 3 acima, recomendamos ao interessado que não realize despesas de viagem, como aquisição de passagens, antes que a DEA confirme a matrícula no evento solicitado.
  5. A inscrição será realizada por ordem de chegada da ficha de pré-inscrição, dentro do período indicado. Caso não seja atingida a quantidade mínima de interessados no evento, o período de pré-inscrição poderá ser prorrogado, a critério do IBC.
  6. Reservamos 5 (cinco) vagas de cada evento da programação aos funcionários do IBC. Caso essas vagas não sejam integralmente ocupadas, as remanescentes serão destinadas ao público externo, observados os critérios expostos neste documento.

Frequência e certificação

  1. Considera-se hora/aula o tempo de 50 (cinquenta) minutos.
  2. O certificado de conclusão do evento de capacitação será emitido no formato PDF-A e enviado aos concluintes, conforme item “Para certificação” apresentado no detalhamento do evento pretendido, divulgado na página eletrônica da instituição.
  3. Nos eventos de capacitação sem grau de aferição de conteúdo, o certificado será encaminhado ao concluinte, pelo e-mail informado na ficha de pré-inscrição, até 5 (cinco) dias úteis após o término do evento.
  4. Nos eventos de capacitação com grau de aferição de conteúdo, o certificado será encaminhado ao concluinte, pelo e-mail informado na ficha de pré-inscrição, até 20 (vinte) dias úteis após o término do evento. Somente realizará a avaliação de conteúdo o participante que obtiver a frequência mínima exigida.
  5. A DEA não realiza alteração nos modelos de certificado e de declaração emitidos pela divisão.

Atenção: A DEA não abona faltas, sendo responsabilidade do participante administrar suas ausências, observando os percentuais de frequência informados no detalhamento do evento de capacitação.

Alojamento

  1. O IBC oferece 20 vagas (15 para mulheres e 5 para homens), em alojamento coletivo.
    1. Poderão solicitar alojamento os interessados que residirem a mais de 60 km de distância do IBC (Av. Pasteur, 350 – Urca / Rio de Janeiro/RJ). Caso o interessado não tenha conhecimento dessa distância, sugere-se utilizar sites de buscas e realizar o cálculo, antes de solicitar esse espaço.
    2. A ocupação do alojamento obedecerá a ordem de prioridade abaixo descrita:
      1. Pessoas residentes em outros estados da Federação ou em outros municípios do Rio de Janeiro, não pertencentes à região metropolitana;
      2. Pessoas residentes na região metropolitana e bairros do Rio de Janeiro, cuja distância de residência seja igual ou superior a 60 km do IBC. (http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/573ad0b372ea8c96032564ff00629eae/5974f1e5bb1f499483257cd000646480?OpenDocument )
    3. Para inscrição no curso / oficina será respeitada a ordem de chegada das mensagens eletrônicas solicitando pré-inscrição. O critério citado no item 1.2 trata apenas da ocupação do alojamento oferecido pela instituição.
    4. O interessado que solicitar o alojamento deverá enviar, juntamente com a ficha de pré-inscrição e a documentação relacionada como obrigatória para cada evento, um comprovante atualizado (mês da pré-inscrição ou mês anterior) de residência.
      1. O comprovante de residência apresentado deve estar em nome do interessado. É possível que outra pessoa residente no imóvel, cujas contas estejam em seu próprio nome, faça uma declaração de que o interessado também reside no local. Esta declaração deve ser também enviada no momento da solicitação da pré-inscrição.
    5. A instituição não acatará pedidos de pessoas que residam a menos de 60 km do IBC. O uso do espaço será negado, respeitada a opção do interessado em participar ou não do evento de capacitação, caso encontre-se no limite das vagas estabelecidas para o curso / oficina.
    6. Solicita-se aos interessados que fiquem atentos ao seu e-mail, informado na ficha de pré-inscrição.
  2. A informação sobre disponibilidade ou não de alojamento para determinado evento de capacitação encontra-se em item específico no detalhamento do evento de capacitação, divulgado no site do IBC.
  3. Para os participantes previamente autorizados pelo IBC, o alojamento estará disponível a partir das 11:30 horas do primeiro dia do evento, com saída até as 12 horas do dia subsequente ao último dia de aula. No primeiro dia de aula, os participantes que utilizarão o alojamento devem aguardar, em sala de aula, o funcionário da DEA que os acompanhará.
  4. O alojamento não dispõe de serviços de lavanderia e de alimentação, devendo o participante responsabilizar-se pelos mesmos, trazendo inclusive roupas de cama e de banho.
  5. O alojamento não possui cozinha, micro-ondas ou outros utensílios. Há uma área comum aos alojamentos feminino e masculino em que estão disponibilizados: um sofá com uma TV, uma mesa pequena com cadeiras e uma geladeira, que pode  ser utilizada para armazenar lanches.
    1. Não é autorizado o uso da pia do banheiro para lavar utensílios de cozinha.
    2. Solicita-se que, ao desocuparem o alojamento, os usuários deixem a geladeira vazia, sem restos de alimentos.
    3. Não é autorizada a entrada de bebidas alcoólicas na instituição.
    4. Registra-se que o horário de funcionamento do IBC é das 7 às 19 horas, sendo proibida a circulação de pessoas em trajes íntimos, inclusive pijamas, nas áreas comuns.
  6. Para os solicitantes de alojamento, é obrigatória a leitura do REGULAMENTO INTERNO DO ALOJAMENTO DO IBC

Outras informações:

  1. Os eventos de capacitação são realizados nas dependências do Instituto Benjamin Constant – Av. Pasteur, 350/368 – Urca /Rio de Janeiro / RJ.
  2. O IBC não disponibiliza vaga de estacionamento aos participantes.
  3. O IBC atende pedidos de realização de eventos de capacitação em todo o Brasil. As instituições interessadas devem entrar em contato com a DEA (dados abaixo).
  4. Contatos da DEA:
    Telefone: (0XX21) 3478-4455
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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