Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > uncategorized > Educação > Cursos de formação continuada > Introdução ao Soroban - Metodologia: Maior Valor Relativo
Início do conteúdo da página

Introdução ao Soroban - Metodologia: Maior Valor Relativo

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 14h12 | Última atualização em Sexta, 04 de Junho de 2021, 09h51 | Acessos: 2068

Público: Professores e acadêmicos da área da Educação.

Ementa: Técnicas de cálculo no Soroban das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de maior valor relativo.

Objetivo: Apresentar as técnicas de cálculo no Soroban, das quatro operações com números naturais, utilizando a metodologia de maior valor relativo, propiciando aos participantes melhores condições de atendimento ao aluno com deficiência visual.

Carga horária total: 40 horas (32 horas de atividades síncronas e 8 horas de atividades assíncronas)

Pré-requisito: ter um soroban físico.

Nº de vagas: 25

Período do curso: 16/08/2021 a 07/10/2021

Horário: segundas e quintas, das 18:00 às 20:00 horas.

Período de pré-inscrição: 14 de junho a 14 de julho

Documentos obrigatórios: DEA

  • E-mail do domínio @gmail

  • CPF.

  • Certificado de conclusão de graduação no curso de Pedagogia ou em curso de Licenciatura ou declaração da instituição de ensino de que é aluno regularmente matriculado em curso de Pedagogia ou de Licenciatura. Será aceito ainda certificado de conclusão de curso de Formação de Professores (Antigo curso Normal).

Leitura obrigatória: Orientações gerais para pré-inscrição em cursos/oficinas e outras informações importantes

Requisitos para certificação: 75% de frequência mínima.

Professor: Heverton de Souza Bezerra da Silva e Edney Dantas de Oliveira

Breve currículo:

Heverton de Souza Bezerra da Silva – Pós-graduado em Teoria e Prática do Ensino de Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (2018). Graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá (2008). Atualmente é professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Benjamin Constant, lotado no Departamento Técnico Especializado, na Divisão de Imprensa Braille, onde atua como Coordenador da Comissão Editorial das revistas: Pontinhos e Revista Brasileira para Cegos (RBC), também compõe o Grupo de Estudo e Pesquisa em Adaptação (GEPA) – vinculado a Coordenação de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos. Membro da Comissão que elaborou as apostilas: "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban – Método Ocidental: Menor Valor Relativo" e "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban – Método Oriental: Maior Valor Relativo". Ministra cursos de soroban (formação continuada).

Edney Dantas de Oliveira - Concluiu a graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1998, graduação em Física (Formação de Docente) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) em 2001, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2001 e Mestrado em Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2013. Iniciou sua carreira na docência em 1994, ministrando aulas de Matemática e Física, nas redes privada, estadual e municipal, nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro. Desde 2014 é professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Programa:

1. Escrita e leitura de números.

2. Operações com números naturais.

a) Adição: sem reserva; com reserva; direta.

b) Subtração: sem recurso; com recurso; direta.

c) Multiplicação: multiplicando com apenas um algarismo; multiplicando com dois

ou mais algarismos; multiplicação por 10 e suas potências.

d) Divisão: divisor com um algarismo e divisor com dois algarismos.

Metodologia: Atividades síncronas - encontros realizados por videochamadas; atividades assíncronas - leitura e exercícios da apostila.

Avaliação: Não há

Bibliografia:

CERQUEIRA, JONIR BECHARA e CAROPRESO, REGINA CÉLIA. Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban. 2ª Edição revista e atualizada. Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, 2007.

Fim do conteúdo da página