Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cursos IBC/Nucape - informações importantes

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 08h08 | Última atualização em Segunda, 25 de Fevereiro de 2019, 14h27 | Acessos: 6002

Orientações Gerais

1.Os documentos obrigatórios, as ementas e demais informações sobre cada um dos eventos de capacitação são disponibilizados no site www.ibc.gov.br antes do início do período de pré-inscrição.

2. Para obter as informações mencionadas no item 1, clique sobre o nome do evento de capacitação na programação.

3. Somente serão consideradas as pré-inscrições remetidas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) do Instituto Benjamin Constant (IBC) no período de pré-inscrição correspondente ao evento desejado.

4. Antes de enviar a ficha de pré-inscrição, o interessado deve observar se atende aos pré-requisitos necessários para fazer o evento de capacitação desejado e se possui os documentos obrigatórios.


Inscrições

1. Para realizar a pré-inscrição:
1.1 Fazer o download da ficha de pré-inscrição para eventos de capacitação
1.2. Preencher a ficha de pré-inscrição na íntegra e enviá-la, juntamente com a cópia dos documentos obrigatórios, para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
1.3. Não serão consideradas pré-inscrições de candidatos que já tiverem realizado o evento de capacitação desejado nos três anos anteriores ao que estiverem se inscrevendo.


ATENÇÃO: A pré-inscrição será desconsiderada caso o candidato à vaga não preencha a ficha de pré-inscrição integralmente ou não a encaminhe com os documentos obrigatórios, durante o período de pré-inscrição do evento pretendido.

2. Finalizado o período de pré-inscrição, ou se preenchidas as vagas antes do prazo estabelecido, o Nucape entrará em contato, por e-mail, com os candidatos, observando o número de vagas disponíveis, para confirmar a inscrição.

3. O Nucape poderá, a qualquer tempo, entrar em contato com o interessado, sendo sua responsabilidade o acesso regular ao email informado na ficha de pré-inscrição. O Nucape sugere ainda que o “lixo eletrônico” seja regularmente verificado. 

4. Até 5 (cinco) dias úteis, após a data final do período de pré-inscrição para determinado evento de capacitação, será divulgada na página eletrônica do IBC a relação das pessoas pré-inscritas na turma (dentro do número de vagas estabelecido). O interessado deverá confirmar sua participação encaminhando mensagem eletrônica para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no prazo de até 10 (dez) dias após data final da pré-inscrição.

5. Em caso de desistência, o Nucape solicita ao interessado que entre em contato, no máximo até 15 (quinze) dias antes do início do evento, para que seja possível convocar o próximo candidato da lista de espera.

6. Não serão aceitas matrículas de um mesmo candidato para eventos de capacitação realizados em datas ou períodos simultâneos. Caso isso ocorra, o Nucape efetuará o cancelamento da pré-inscrição em todos os eventos solicitados.

Materiais didáticos

1.  O material será distribuído pelo Nucape e presencialmente ao participante durante o evento.

1.2. O Nucape poderá solicitar, de acordo com o evento de capacitação, que o participante traga alguns materiais.

2. O Nucape poderá realizar empréstimo de materiais, mediante assinatura de termo de responsabilidade (e devolução do material no último dia de aula) pela pessoa matriculada.

ATENÇÃO: o endereço eletrônico (email) que o Nucape utiliza para contato é o informado pelo participante na ficha de pré-inscrição. Solicitamos que ao preencher a ficha confirme se está corretamente informado. Sugerimos que verifique regularmente sua caixa de entrada e sua caixa de spam.

Importante

1. No primeiro dia de aula, o participante do evento de capacitação deverá apresentar ao Nucape uma foto 3 x 4 para o crachá de identificação de uso obrigatório nas dependências da Instituição.

2. Os eventos fazem parte de uma programação e podem sofrer alterações, inclusive cancelamentos, a critério do IBC.

3. O evento somente será realizado com a confirmação de inscrição de, no mínimo, 50% das vagas.

4. Em função dos itens 2 e 3 acima, recomendamos ao interessado que não realize despesas de viagem, como aquisição de passagens, antes que o Nucape confirme a matrícula no evento solicitado.

5. A inscrição será realizada por ordem de chegada da ficha de pré-inscrição, dentro do período indicado. Caso não seja atingida a quantidade mínima de interessados no evento, o período de pré-inscrição poderá ser prorrogado, a critério do IBC.

Frequência e certificação

1. Observar o item certificação no detalhamento do evento de capacitação pretendido.

2. Em geral, nos eventos sem avaliação, o certificado de conclusão será emitido ao participante que obtiver o mínimo de 80% de frequência às aulas. O certificado será entregue ao concluinte do evento no último dia de aula.

3. Nos eventos com avaliação, além da frequência mínima de 75% às aulas, para certificação é necessário que o participante obtenha nota mínima 6,0 (seis). Somente realizará a avaliação o participante que obtiver a frequência mínima exigida. O certificado será encaminhado, pelo correio, ao concluinte do evento, para o endereço residencial informado na ficha de pré-inscrição, até 20 (vinte) dias úteis após o término do evento.

ATENÇÃO: O Nucape não abona faltas, sendo responsabilidade do participante administrar suas possíveis ausências, observando os percentuais informados no detalhamento do evento.

4. O preenchimento da avaliação de reação/satisfação do evento pelo concluinte é uma das etapas da capacitação oferecida e sua entrega ao Nucape deve ser no último dia de aula. A emissão do certificado será após a conclusão de todas as etapas do evento de capacitação.

É muito importante que você responda a avaliação de reação/satisfação para que tenhamos um retrato fiel do evento, tanto em seus pontos fortes como em suas oportunidades de melhoria. Este é o nosso principal subsídio para atuarmos em prol de um contínuo aperfeiçoamento dos eventos oferecidos pelo IBC. Informamos que, resguardados o sigilo e o anonimato, os comentários abertos serão enviados na íntegra aos ministrantes da capacitação e subsidiarão o planejamento de novas edições desse evento.


Alojamento

1. O IBC oferece 18 vagas (2 vagas para homens e 7 para mulheres com direito a acompanhante do mesmo sexo), em alojamento coletivo, para participantes de outros estados ou de municípios do interior do estado do Rio de Janeiro, que serão preenchidas respeitando-se a ordem de chegada das fichas de pré-inscrição.

1.1. O alojamento não será oferecido aos interessados residentes nos municípios da região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

2. Para os participantes previamente autorizados pelo IBC, o alojamento estará disponível a partir das 11:30 h do primeiro dia do evento, com saída até as 12 h do dia subsequente ao último dia de aula. No primeiro dia de aula, os participantes que utilizarão o alojamento devem aguardar, em sala de aula, o funcionário do Nucape que os acompanhará.

4. O alojamento não dispõe de serviços de lavanderia e de alimentação, devendo o participante responsabilizar-se pelos mesmos, trazendo inclusive roupas de cama e de banho.

5. Para os solicitantes de alojamento, é obrigatória a leitura do REGULAMENTO INTERNO DO ALOJAMENTO DO  IBC

Outras informações:

1. Os eventos de capacitação são realizados nas dependências do Instituto Benjamin Constant – Av. Pasteur, 350/368 – Urca /Rio de Janeiro / RJ.

2. O IBC não disponibiliza vaga de estacionamento aos participantes.

4. Contatos do Nucape:
Telefone: (0XX21) 3478-4555
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página