Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria de Diretores-Gerais > Diretores-Gerais > Pedro Paulo Wandeck de Leoni Ramos
Início do conteúdo da página

Pedro Paulo Wandeck de Leoni Ramos

Avaliação do Usuário: 2 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 05h04 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 10h58 | Acessos: 1346

Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de março de 192, Pedro Paulo de Leone Ramos é um homem de múltiplos interesses: administrador de empresas; professor de português e de literatura brasileira e portuguesa; engenheiro formado na Academia Militar das Agulhas Negras; pianista e compositor.  É casado com a escultora Mirtes Rushel de Leone e pai da cantora Maria Augusta e do empresário Pedro Paulo Bergamaschi de Leone Ramos. 

 A atuação profissional dele é tão impressionante como o seu currículo: no Exército, onde chegou a tenente coronel, atuou como professor de português do Colégio Militar de Curitiba e como comandante e instrutor da Escola de Comunicacão e do CPOR, no Rio de Janeiro; foi produtor na Rádio Roquete Pinto; presidente da Fundação Rádio Mauá; superintendente da Rádio Nacional; organizador e primeiro presidente da Empresa Brasileira de Radiodifusão (Radiobrás) e fundador da Rádio Nacional FM, a primeira emissora brasileira a transmitir exclusivamente música popular brasileira;  foi também assessor especial do secretário de Cultura, Esportes e Turismo do Rio de Janeiro, Fernando Barata (1971–1975) e do secretário de Cultura da Presidência da República, Sérgio Paulo Rouanet (1991–1992).

Ele fez tudo isso, e também deu uma passada rápida no IBC em 1961, onde passou dois meses como diretor-geral, sucedendo Marília Monteiro de Barros Foster. Tomou posse no dia 18 de agosto e foi exonerado no dia 14 de outubro, sendo substituído pelo médico Raymundo Ribeiro Fontes Lima.  Não há nenhum registro de ato ou fato administrativo de sua curta gestão.

Referências:

Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira –  disponível em < http://dicionariompb.com.br/pedro-paulo-de-leoni/biografia>. Acesso em 9/9/2020.

Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (Fundação Getúlio Vargas) — disponível em < http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/pedro-paulo-bergamaschi-leoni-ramos >. Acesso em 9/9/2020.

Fim do conteúdo da página