Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acervo Bibliográfico > Obras disponibilizadas > História Cronológica do Imperial Instituto dos Meninos Cegos
Início do conteúdo da página

História Cronológica do Imperial Instituto dos Meninos Cegos

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 14h47 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 12h34 | Acessos: 2927

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

 O médico Claudio Luiz da Costa (1798 – 1869) nasceu no Rio de Janeiro, na localidade de Desterro, que corresponde hoje ao bairro de Campo Grande.  Foi cirurgião-mor do Exército e membro titular da Academia Imperial (hoje Academia Nacional de Medicina), além de escritor (é o patrono da cadeira 4 da Academia Catarinense de Letras).

Em 1856 foi nomeado pelo Imperador D. Pedro II diretor do então Imperial Instituto dos Meninos Cegos, que depois da proclamação da República viria a ser chamado de Instituto dos Meninos Cegos, Instituto Nacional dos Meninos Cegos e, por último e até hoje, Instituto Benjamin Constant.

Predecessor do primeiro diretor da Instituição, o também médico Francisco Xavier Sigaud, Cláudio Luís da Costa teve a preocupação em documentar todo o processo de instalação da nova escola, assim como todos os seus atos como segundo diretor da instituição no livro História Cronológica do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, escrito à mão, cuja cópia digitalizada disponibilizamos abaixo.   Os arquivos digitalizados, convertidos para PDF, estão divididos em cinco partes para viabilizar os respectivos downloads.


 

 

Fim do conteúdo da página