Revista Brasileira para Cegos Ano LXXV, n.o 551, outubro/dezembro de 2018 Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Publicação Trimestral de Informação e Cultura Editada e Impressa na Divisão de Imprensa Braille Fundada em 1942 pelo Prof. José Espínola Veiga Av. Pasteur, 350/368 -- Urca Rio de Janeiro-RJ CEP: 22290-250 E-mail: ~,rbc@ibc.gov.br~, Site: ~,http:ÿÿwww.ibc.~ gov.br~, Livros Impressos em Braille: uma Questão de Direito Governo Federal: Ordem e Progresso

Diretor-Geral do IBC João Ricardo Melo Figueiredo Comissão Editorial: Carla Maria de Souza, Heverton de Souza Bezerra da Silva, João Batista Alvarenga, Leonardo Raja Gabaglia e Regina Celia Caropreso. Colaboração: Daniele de Souza Pereira Revisão: Carla Dawidman Transcrição autorizada pela alínea *d*, inciso I, art. 46, da Lei n.o 9.610, de 19/02/1998. Distribuição gratuita segundo a Portaria Ministerial n.o 504, 17 de setembro de 1949. Arquivo da revista disponível para impressão em Braille: ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.brÿ~ publicacoesÿrevistas~, ISSN 2595-1009

¨ I Sumário Editorial ::::::::::::::: 1 Nunca é tarde ::::::::::: 4 O tempo que temos nas mãos ::::::::::::::::::: 11 Tirinhas :::::::::::::::: 15 Desafios :::::::::::::::: 20 Pensamentos ::::::::::::: 25 No Mundo das Artes História da Bossa Nova -- 60 anos :::::: 26 Maravilhas do Mundo Pirâmides do Egito ::::: 35 Nossa Casa ::::::::::::: 44 Vida e Saúde ::::::::::: 49 Culinária ::::::::::::::: 54 Humor ::::::::::::::::::: 60 Espaço do Leitor ::::::: 64

Editorial Referencial As crianças, normalmente, buscam modelos em pessoas conhecidas das quais sempre ouviram falar e que, em algum momento, serão seus espelhos: parentes, amigos, adultos, parentes já falecidos, atores, jogadores de futebol ou professores. Sempre há uma história de algum personagem marcante: um tio que fazia coisas incríveis, a mãe que cozinhava como ninguém, o jogador de futebol que foi para a Europa, o ator que ficou rico, o professor que era muito bom ao explicar a matéria. É evidente que cada um deve trilhar sua própria história, de acordo com sua personalidade. Mas não se pode esquecer a importância de um referen-

cial e o quanto colaborou na formação do indivíduo. Os adolescentes costumam rejeitar qualquer influência dos pais, sempre com a frase: "Não quero ser como vocês!", mas será isto verdadeiro? Foram criados em um determinado modelo e, cedo ou tarde, essa influência se manifesta, por mais que eles queiram evitar, para o bem ou para o mal. Como disse Belchior: "Minha dor é perceber que, apesar de tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais". Fica aqui uma pergunta: que referências as novas gerações estão tendo? O período atual é difícil. Impera a lei da vantagem própria em detrimento do ou- tro. Nós, pais, às vezes colaboramos de maneira errônea. Queremos que as crianças não sejam violentas, mas ensinamos que a melhor forma de responder a um gesto violento é revidando; afinal, não se pode levar desaforo para casa. Queremos que elas não mintam, mas se alguém nos telefona em um momento inconveniente, dizemos: "Se for fulano, diga que não estou". Não queremos que sejam mercenários, porém se escolhem uma profissão, a nosso ver, pouco rentável, perguntamos: "Por que você vai fazer esse tipo de trabalho? Pretende viver com isto?". Não existe um referencial ideal porque cada indivíduo faz suas escolhas de acordo com sua personalidade e interesse. No entanto, é fundamental que esse referencial, seja ele qual for, mostre que sempre existe um caminho a ser trilhado para contribuir com o mundo onde se vive, um indivíduo capaz de lutar pelo que deseja, uma pessoa que traga valores éticos compatíveis com a sociedade que deseja formar. Não adianta esperar que as gerações futuras façam a transformação se não deixamos nenhum exemplo para que se baseiem. A melhor forma de concretizarmos nossas esperanças é sermos bons referenciais para aqueles que estão à nossa volta. Pode não parecer, mas tudo o que fazemos é observado pelas crianças e jovens que nos cercam, com muito mais atenção do que podemos supor. Comissão Editorial õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Nunca é tarde Aos 65 anos, Dona Nena resolveu pôr em prática a frase “nunca é tarde para aprender” e decidiu aprender a ler e escrever. A senhora mora em Foz do Iguaçu (PR) e se matriculou numa escola pela primeira vez na vida, com colegas de classe entre seis e oito anos. A história foi relatada no *Facebook* por Izabelle Ferrari, jornalista que mora em Foz do Iguaçu e que tem um primo de seis anos, João, que lhe contou que estudava com uma senhora de idade na Escola Municipal Monteiro Lobato. Confira o relato completo da conversa da jornalista, a seguir: -- João -- eu, falando com meu priminho de seis anos. -- É verdade que você tem uma coleguinha de 65 anos na sala de aula? -- Sim -- respondeu ele que está no 1º ano do Ensino Fundamental.

-- Ah é? -- É a dona Nena. -- E como ela é? -- Velha. -- Humm... e o que ela fica fazendo na sala? -- Escrevendo o que a professora põe no quadro. -- E por que será que ela faz isso, João? -- Ela quer saber ler. Quando uma história dessas chega ao meu ouvido soa como provocação. Fui conhecer a dona Nena. Escola Municipal Monteiro Lobato. Bairro Porto Belo, Foz do Iguaçu. Primeiro ano do Ensino Fundamental ou primário, como preferir. Dona Nena está sentada na última carteira. Ao redor dela 22 alunos com idades entre seis e sete anos. Ela, 65 anos. -- Posso falar um pouquinho com a senhora? -- perguntei.

-- Claro, minha filha! Negra, lenço colorido na cabeça, sorriso a cada meio minuto... -- Por que a senhora está vindo pra escola? -- É que quando eu era criança, meu pai não me deixou estudar, né? Só trabalhar na lavoura. Nós chorava, mas ele dizia que menina muié não precisava estudar, não. E a minha mãe dizia que estudar servia só pra escrever cartinha pros namorados. Cresceu analfabeta. De letras e números. Quando casou, o marido também não permitiu que ela estudasse. -- Comecei a estudar no Mobral, escondido dele -- ela contou. -- Um dia ele foi fuçar na minha bolsa e viu meu caderno e meu lápis. Perguntou se eu estava estudando. Eu disse que tava sim. Sabe

o que ele fez? Pegou meu caderno e rasgou todinho! Ela largou os estudos de vez. Aos 65 anos, dona Nena, separada há 20 anos, tem dois filhos. Um formado. Veio deles o apoio. -- Procurei a escola municipal do bairro onde eu moro. Falei com a secretária: Rose, não tem algum estudinho pra mim aí, não? Rose ficou surpresa. Achou que dona Nena não iria aguentar estudar de dia com as cri- anças. Mas a candidata a estudante primária, de 65 anos, não desistiu. Foi falar com a diretora. -- Ela disse que se eu quisesse vir, podia vir, mas ela não acreditou que eu viria mesmo... Quando dona Nena apareceu no portão, pronta para estudar, foi um choro só!

-- Elas ficaram emocionadas. Choravam e me abraçavam! Diziam que se todos fossem como eu, nosso país estaria bem! O Conselho Escolar -- formado por pais, alunos, professores e funcionários --, aprovou. A diretora Lídia Prieve e a coordenadora Miria Zwirtes acompanham tudo de perto e a professora, Iracy da Costa Passos, que tem a mesma idade de dona Nena, se sente desafiada. -- A diferença -- explica a professora -- é que para cri- ança você fala uma vez e ela aprende. A pessoa de idade você tem que repetir cinco, seis vezes. O entendimento é mais difícil. Mas isso não atrapalha o andamento da aula. Pelo contrário. Eu vou lá na carteira da dona Nena e ex-

plico baixinho para ela, mas as crianças não se aguentam: levantam e vão lá me ajudar. Aí, acabam aprendendo duas vezes! A coleguinha, Yannely, de seis anos, conta como faz: -- Eu falo as letras que ela vai escrever. Ela aprende quase fácil, porque às vezes ela erra um pouco a letra. E “ái” da dona Nena se ela falta. -- As crianças vão lá em casa me buscar! (risos). E completa: -- Sonho em ser uma professora, ser uma enfermagem... Eu quero ler pra mim abrir mais uma atividade. Nunca é tarde. N-U-N-C-A É T-A-R-D-E! Eu fico pensando assim: meu Deus, agora tá na minha vez! ::::::::::::::::::::::::

O tempo que temos na mão Leo Aversa Os filhos crescem, e a gente fica pensando: até quando vão precisar dos pais? O sinal da Rua Jardim Botânico com a rua Maria Angélica fechou, os carros pararam e, quando íamos atravessar, o Martín, pela primeira vez, soltou a minha mão. Ele olhou para os lados, fez uma cara séria e foi, sozinho e decidido, cruzando as faixas brancas, a caminho do lado de lá. Foi só um pequeno gesto de um filho aos oito anos, mas, para o pai, que ficou com a mão solta no ar, foi um grande choque. A gente tem a ilusão de que os filhos vão precisar sempre de nós para comer direito, se vestir, se lembrar da hora e, é claro, atravessar a rua. É uma ideia aconchegante, que dá todo um sentido para a vida. A nossa, não a deles. Quando Martín me largou foi como se o futuro, lá na frente, desse uma piscada para mim: esse menino daqui a pouco vai ser um adolescente, depois um homem e, no futuro, aquele lá na frente, é ele quem vai estar segurando uma criança pela mão, preocupado se os carros vão parar no sinal. Será que nesse dia, lá na frente, ele ainda vai precisar de mim? Do instante no sinal não vai ficar a minha melancolia, mas, sim, a alegria dele por largar a mão do pai pela primeira vez. Será um desses momentos da infância que ficam guardados no fundo da gaveta, na caixinha de joias. Outros tantos serão esquecidos pelo caminho, e é natural que seja assim, diz a cabeça, enquanto o coração fica apertado, com saudade do que já foi, de atravessar – ainda ontem –, essa mesma esquina com um carrinho de bebê, mostrando para o Martín o sinal, os carros, a faixa, e avisando do perigo de atravessar a rua sozinho. Uma das coisas que os pais aprendem rápido com os filhos é que o tempo passa voando... Dias depois levei o meu pai ao cinema. Ele tem 80 anos e está com Alzheimer. Ver um filme é uma das coisas que ainda o diverte, mesmo esquecendo cinco minutos depois. A memória dele é como um trem que vai embora devagar. O que ele ainda lembra hoje, já não vai lembrar amanhã. Ainda assim parece feliz com as poucas recordações que lhe restam. A tristeza fica com a gente, que fica na estação vendo ele ir embora. O que eu mais queria é que ele estivesse bem, que ele conseguisse ler esta coluna, que me explicasse o que se faz quando o filho larga a sua mão pela primeira vez. Eu queria ele de volta. Escolho um filme de super- -heróis, porque coisas mais complicadas ele já não consegue acompanhar. O filme está em terceira dimensão, então preciso explicar várias vezes porque ele está usando óculos escuros dentro de um cinema. Ele esquece o que eu disse, olha para mim de óculos escuros no meio da escuridão e começa a rir. Eu também acho graça, e, nesse instante em que rimos juntos, a caixinha de joias se abre no fundo da minha gaveta, e eu vejo o quanto a gente já foi feliz. O filme começa e ele fica fascinado com a terceira dimensão na tela, até que chega aquela cena clichê que tem em todo filme 3D, quando voam pedras, balas ou mísseis para a frente, na direção da plateia. Meu pai, que já tinha esquecido que aquilo era só uma ilusão de ótica, é pego de surpresa e, vendo as pedras vindo em nossa direção, leva a mão à frente. Não na frente dele. Na minha. E nesse pequeno gesto de um pai, aos 80 anos, me dou conta que, aconteça o que acontecer, a gente sempre vai precisar um do outro. Fonte: Jornal *O Globo* -- 02/05/2018. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Tirinhas As cobras A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação de passatempos. O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Estrutura-se em enunciados curtos e traz um conteúdo predominantemente crítico, com humor, a modos de comportamento, valores, sentimentos, destacando-se, portanto, nessa composição, códigos verbais e não verbais. "As Cobras", do escritor e cartunista Luis Fernando Verissimo, é célebre desde os anos de 1970, quando estreou nas páginas do jornal gaúcho "Zero Hora". As personagens principais, duas cobras sem nome, discutem todos os tipos de assunto, entre política, futebol, economia e até o significado da existência. O clima de humor crítico permitiu que o autor burlasse a temida censura e fizesse comentários inteligentes e contestadores sobre o regime militar e suas opções econômicas. Além dos protagonistas, também aparecem outros personagens, como o casal de caracóis Shirlei e Flecha, o sapo Felipe, que busca alguém para transformá-lo em príncipe novamente, os alienígenas e a minhoca. Fonte: ~,https:ÿÿoglobo.~ globo.com~, Vocabulário Burlar: v. Enganar de maneira disfarçada. Célebre: adj. 2 g. Famosa. Nota da Comissão Editorial: Como as cobras não têm no-

mes, passamos a designá-las Cobra 1 e Cobra 2. _`[{tirinha "As Cobras" em seis quadrinhos; adaptada a seguir_`] 1º: Três cobras conversam, estando uma vestida como chefe de cozinha. Cobra chefe diz: “Com um pouco de imaginação pode-se fazer uma bela ceia de Natal.” 2º: Cobra 1 pergunta: “Como?” 3º: Cobra chefe responde: “Imagina-se um peru, imagina-se boas saladas...” 4º: Cobra 1 pergunta: “Teremos ao menos rabanada no Natal, chefe Rienamangê?” Cobra chefe responde: “Bem...” 5º: Cobra chefe continua: “Raba, não” 6º: Cobra chefe conclui: “Nada, sim”

_`[{tirinha "As Cobras" em três quadrinhos; adaptada a seguir_`] 1º: Cobra 1 e Cobra 2 estão correndo. Cobra 1 diz: “Vamos massacrá-los!” Cobra 2 responde: “Vamos!” 2º: Cobra 2 fala: “Vamos arrasar eles.” Cobra 1 responde: “Vamos!” 3º: Paradas, olhando uma para a outra, Cobra 1 diz: “Mas antes, vamos acertar o pronome” _`[{tirinha "As Cobras" em quatro quadrinhos; adaptada a seguir_`] 1º: Cobra 1 e Cobra 2 olham para o céu. Cobra 1 grita: “Ei, Deus! Olha eu aqui!” 2º: Cobra 1 continua gritando: “Fala comigo!”

3º: Cobra 1 e Cobra 2 continuam olhando para o céu, em silêncio. 4º: Cobra 2 sugere: “Tenta em inglês” õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Desafios Teste seus conhecimentos 1- Para encurtar a distância entre dois lugares, deveremos rumar em linha: a) sinuosa. b) parabólica. c) curva. d) reta. 2- Qual destes países têm uma estrela de 6 pontas, a Estrela de Davi, em sua bandeira? a) Israel. b) Iraque. c) Japão. d) Argentina. 3- O taxidermista se ocupa de: a) consertar taxímetros. b) curtimento de couro. c) empresariar *taxi-girls*. d) empalhamento de animais. 4- Que nome possuía o território que hoje é o Estado de Rondônia? a) Rio Brando. b) Rio Bravo. c) Mamoré. d) Guaporé. 5- O sericicultor se ocupa da: a) criação de bichos-da-seda. b) extração da seringa. c) plantio de alfazemas. d) pesca de siris. 6- Qual o nome da embarcação em que Amyr Klink cruzou o Atlântico? a) Titanic. b) Paraty. c) Santa Maria. d) Mayflower. 7- O lema: “Um por todos, todos por um” é dos: a) sobrinhos da Mônica. b) três mosqueteiros. c) Chapolin Colorado. d) seleção de Saldanha. 8- O que são cúmulos-nimbos? a) pedras preciosas. b) nuvens ameaçadoras. c) plantas carnívoras. d) fibras sintéticas. 9- Anaconda é uma: a) planta aquática. b) vitamina. c) serpente. d) líder política. 10- O que são: próclise, ênclise e mesóclise? a) pirâmides do Egito. b) filhas de Cleópatra.

c) forma de colocação dos pronomes. d) tumores do cérebro. 11- Da obra de Miguel de Cervantes, como se chamava o cavalo de Dom Quixote? a) Nó Cego. b) Bucéfalo. c) Rocinante. d) Gualicho. 12- Martelo, Estribo e Bigorna são ossinhos situados em que parte de nosso corpo? a) dedos. b) ombros. c) joelhos. d) ouvidos. 13- Qual destes animais não tem dentes? a) tamanduá. b) bugio. c) quati. d) cervo. 14- A cidade de Otawa, é capital de que país? a) Canadá. b) Coreia do Norte. c) Mongólia. d) Tibet. 15- Titicaca, o que é? a) fralda suja. b) excremento de aves. c) nome de um lago. d) fêmea do tico-tico. Respostas 1- Letra d. 2- Letra a. 3- Letra d. 4- Letra d. 5- Letra a. 6- Letra b. 7- Letra b. 8- Letra b. 9- Letra c. 10- Letra c. 11- Letra c. 12- Letra d. 13- Letra a. 14- Letra a. 15- Letra c. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Pensamentos "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar, na verdade, não há." Renato Russo ê1960-1996ã "Aprenda todas as ciências, domine todas as tecnologias, mas quando tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." Carl Gustav Jung ê1875-1961ã "Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.” Mahatma Gandhi ê1869-1948ã "Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram em minha vida e, sinceramente, não sei o quanto isso é bom nos dias atuais. Talvez esse seja meu pior defeito.” Cazuza ê1958-1990ã "As melhores coisas da vida são invisíveis. É por isso que nós fechamos nossos olhos quando nos beijamos, dormimos e sonhamos.” Cazuza ê1958- -1990ã õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo No Mundo das Artes História da Bossa Nova -- 60 anos A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu em finais dos anos 50, caracterizado por estilos musicais com forte influência do samba carioca e do *jazz* norte-americano. Em meio ao processo de urbanização e industrialização no Brasil, no governo de Juscelino Kubitschek ê1956- -1961ã, com o Plano de Metas e a Política Desenvolvimentista realçada pelo lema "cinquenta anos em cinco", o movimento surgiu, mais precisamente em 1958, com o lançamento do compacto de João Gilberto, um dos maiores representantes do movimento musical. Contudo, o termo "bossa" foi utilizado pela primeira vez numa canção composta por Noel Rosa, *Coisas Nossas*, na década de 1930. Com o intuito de buscar algo novo, jovens cariocas se unem em prol da inovação musical. Além de João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes foram figuras essenciais para o desenvolvimento desse novo estilo de música que despontava no cenário cultural brasileiro. Outros músicos e compositores também aderiram ao novo estilo: Dorival Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Carlos Lyra, Nara Leão, Baden Powell, Nelson Motta, Wilson Simonal, dentre outros. A Bossa Nova durou por volta de uma década cedendo lugar a outro movimento que surgia no Brasil, a MPB, Música Popular Brasileira. É importante ressaltar que o término do movimento não significou o fim da criação musical, uma vez que muitos compositores e músicos, atualmente, buscam unir os tons melódicos e o samba: Roberto Menescal, Carlos Lyra, Wanda Sá, Joyce Moreno. Músicas da Bossa Nova A Bossa Nova é marcada, em sua grande maioria, pelo tom coloquial, temas cotidianos e a voz mais baixa, permeada de harmonias de samba e invenções melódicas de *jazz*. Assim, uma das músicas mais marcantes, conhecida mundialmente, é *Garota de Ipanema*, composta por Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, em 1962. A história da canção é verídica, inspirada na modelo brasileira Helô Pinheiro, a moça bonita que passava na orla da praia de Ipanema no Rio de Janeiro. Além dessa, outra canção muito famosa é *Chega de Saudade*, também composta pela du- pla Tom e Vinicius. Vale lembrar que a música que marcou o fim do movimento no Brasil é *Arrastão*, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Outras músicas que fizeram muito sucesso na época e são conhecidas até os dias atuais são: *Eu sei que vou te amar*, *Se todos fossem iguais a você*, *Águas de março*, *Samba de uma nota só*, *O barquinho*, *Desafinado*, *Outra vez*, *Coisa mais linda*, *Corcovado*, *Insensatez*, *Maria ninguém*, *O pato*, *Lobo bobo*, *Saudade fez um samba*, dentre outras. Compositores da Bossa Nova João Gilberto Um dos maiores expoentes do movimento no Brasil, e por muitos estudiosos considerado o pioneiro, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, nasceu em Juazeiro, Bahia, no dia 10 de junho de 1931. Figura genial, João Gilberto é compositor, cantor e violonista brasileiro. Algumas de suas composições: *Bim bom*, *Acapulco*, *Hô-bá-lá- -lá*, *Um abraço no Bonfá*, *Japão* (*Je vous aime beaucoup?*), *Glass beads*, *Você esteve com meu bem*, *Coisas distantes* (*Forgotten places*), *Minha saudade*, *Valsa* (Bebel), dentre outras. Tom Jobim Um dos criadores do movimento da Bossa Nova, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nasceu no Rio de Janeiro, dia 25 de janeiro de 1927, e faleceu em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1994. Dedicado à música, Tom Jobim foi compositor, pianista, maestro, cantor e violonista brasileiro. Algumas de suas composições: *Garota de Ipanema*, *Eu sei que vou te amar*, *Águas de março*, *Pela luz dos olhos teus*, *Samba do avião*, dentre outras. Vinicius de Moraes Um dos fundadores do movimento, junto com João Gilberto e Tom Jobim, Marcus Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913 e faleceu em sua cidade natal, no dia 9 de julho de 1980. Figura multifacetada, Vinicius foi poeta, compositor, diplomata, dramaturgo, jornalista brasileiro. Algumas de suas composições: *Soneto da fidelidade*, *Aquarela*, *Samba da benção*, *A felicidade*, *A casa*, *O girassol*, dentre outras. Curiosidades Em 2005, a música *Garota de Ipanema* foi considerada, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade. O Dia Nacional da Bossa Nova é comemorado no dia 25 de janeiro, data de aniversário de Tom Jobim, considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela Revista *Rolling Stone*. Características principais da Bossa Nova -- As principais influências foram o *jazz* norte-americano e o samba. Porém, muitos especialistas em música dizem que o choro, o *blues* e a moda de viola também foram influências importantes para esse estilo musical; -- Ritmo calmo e suave; -- Violão e piano como principais instrumentos musicais de acompanhamento; -- Temas descompromissados e ligados à vida cotidiana da classe média (principalmente

carioca), amores e exaltação de elementos da natureza (praias, vento, chuva, sol etc.); -- Utilização do tom coloquial na narrativa das canções; -- Músicas cantadas em tom baixo e calmo, como se fosse uma fala ou uma narração; -- Letras poetizadas, principalmente as elaboradas pelo poeta Vinicius de Moraes; -- A partir do começo da década de 1960, o movimento musical busca distanciar-se das influências do *jazz* norte-americano. O novo rumo busca uma aproximação com os ritmos brasileiros como o samba e o baião. Fontes com alterações: ~,https:ÿÿwww.todamateria.~ com.brÿbossa-novaÿ~, ~,https:ÿÿwww.suapesquisa.~ comÿmusicaculturaÿbossa{-~ nova.htm~,

Observação: Juscelino Kubitschek de Oliveira: 1902-1976. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Maravilhas do Mundo Pirâmides do Egito A antiga sociedade egípcia sempre foi muito rica em aspectos culturais, religiosos, econômicos e arquitetônicos. Neste último elemento, o destaque vai para as construções das pirâmides, tendo em vista que são obras de uma engenhosidade e precisão que até então não coincidiam com a realidade daquela época. Construídas em 2550 a.C., as pirâmides são compostas por pedras sem nenhum ligamento entre elas, como o cimento por exemplo. Apesar disso, estão de pé até os dias de hoje e sem aspectos de desgaste, deixando de lado a hipótese de um possível desmoronamento. As pedras utilizadas nas construções dos monumentos faraônicos são extremamente pesadas, pois chegam a ter duas toneladas. Mesmo assim, as pirâmides têm até 160 m de altura, o equivalente a 49 andares. Para alcançar todo este tamanho, eram necessários, aproximadamente, 2,3 milhões de blocos de rocha, que não eram facilmente encontrados próximos das localidades onde foram erguidas. Além disso, as pirâmides não eram simples blocos de pe- dras amontoados. Cada obra tinha suas especificidades que dependiam do interesse do faraó. Portanto, é possível encontrar monumentos com rampas, templos, valas, templo funerário etc.

Em algumas construções ainda existiam câmaras que eram utilizadas para deixar a pirâmide, o faraó e os seus pertences mais protegidos. Diante de tanto peso e da falta de ferramentas para facilitar os trabalhos, muitas hipóteses foram levantadas para explicar essas construções. Para se ter uma ideia, até uma teoria alienígena foi cri- ada para justificar a precisão das pirâmides. Em consideração a este mistério, os estudiosos da Universidade de Amsterdam levantaram a Teoria de Construção. Para a equipe, os faraós utilizavam mão de obra escrava para criar os templos, levando mais de 20 anos para concluir a construção. Já com relação ao transporte das pedras, os cientistas acreditam que eram utilizados trenós para puxá- -las. Esse método de transporte não era tão complexo; funcionava por atrito na areia dos desertos, deixando a carga menos pesada do que ela realmente era. A incrível sociedade do Antigo Egito Durante uma antiguidade remota, a civilização egípcia foi a que mais surpreendeu, pois conseguiu se desenvolver muito bem, principalmente no aspecto cultural, onde podem ser inseridos a escrita, a pintura, a arquitetura, a mitologia e a escultura. A sociedade era bastante organizada, tanto que a divisão social do lugar poderia ser distribuída em um gráfico bem simples. Na base estavam os povos escravos, que eram quase todos de origem estrangeira; no meio da escala poderiam ser encontrados os camponeses livres, que viviam nas aldeias e precisavam pagar diversos tributos ao Estado e aos templos. Essas pessoas compunham a maioria da população. Havia também uma camada intermediária representada pelos artesãos urbanos e, por fim, a classe dominante, que era formada pelo faraó, sua família, os sacerdotes, militares e altos funcionários do Estado (escribas e monarcas, entre outros). A importância do papiro na história do Antigo Egito Às margens do Rio Nilo, o papiro era abundante. Suas fibras foram utilizadas na confecção de embarcações, redes e cordas, contudo essa matéria-prima teve enorme importância na fabricação do papel. Os escribas da época utiliza-

vam o papiro para transcrever fatos da história, como o dia a dia do governo e as questões religiosas do povo egípcio. Grande parte do que foi escrito conseguiu ser conservado e arqueólogos modernos puderam decifrar os hieróglifos nos papiros. Os três impérios do Antigo Egito A história da política no Egito se divide em três grandes grupos chamados de impérios, que foram separados por um período de graves crises, ou como são chamados, Períodos Intermediários. Antigo Império: o primeiro período é caracterizado pela edificação das grandes pirâmides, como a de Guisé, pelo crescimento da atividade agrícola, pelo desenvolvimento da

Ciência (Medicina e Matemática) e das grandes construções (palácios e templos). Não são conhecidas as razões que levaram ao fim desse poder central. Médio Império: próximo ao ano de 2100 a.C. foi restabelecido o poder central e a autoridade do Estado foi ampliada. A produção agrícola cresceu e diversas obras de irrigação foram construídas. Novo Império: é o mais im- portante e conhecido período do Antigo Egito, que começa em 1550 e vai até 1076 a.C. Foi neste momento que houve a expansão para a Ásia e também as conquistas da Palestina, Fenícia e Síria, chegando até o Rio Eufrates na Mesopotâmia.

O declínio do Império Egípcio Milhares de centenas de anos se passaram e no século VI a.C., o território egíp- cio perdeu a independência. No ano de 525 a.C., o Egito já havia sido invadido pelo imperador da Pérsia, Cambises, que manteve o local como satrapia persa durante 200 anos. Já em 332 a.C., Alexandre Magno da Macedônia, que já havia conquistado muitos outros territórios, também conquistou o Egito, mas dessa vez a população gostou do feito, pois acreditavam que Alexandre libertara a terra dos poderes persas. Após 28 anos de ocupação, os herdeiros do último imperador deram origem à dinastia dos Ptolomeus, dando início a uma era que ficou conhecida como Período Ptolomaico -- estendendo-se até 30 a.C. com a invasão romana --, que ocupou definitivamente o Antigo Egito. Fontes: ~,https:ÿÿwww.estudopratico.~ com.brÿhistoria-do-antigo-~ egitoÿ~, ~,https:ÿÿwww.estudopratico.~ com.brÿpiramides-do-egito-~ como-e-por-que-foram-~ construidasÿ~, Vocabulário Especificidades: s. f. Particularidades. Hieróglifo: s. m. Nome dado aos caracteres de escritura usados pelos antigos egípcios e que representavam ideias, palavras ou letras pela imitação mais ou menos exata de objetos materiais, tais como plantas, árvores, figuras geométricas, animais etc. Satrapia: s. f. Pequena unidade política. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Nossa Casa Onze coisas que esquecemos de limpar 1- Interruptores e maçanetas A maçaneta da porta e o interruptor da luz são as coisas que tocamos primeiro ao entrar em casa, sem lavar as mãos. Esses objetos ficam cheios de germes e nem sempre lembramos de limpá-los. 2- Persianas As cortinas e persianas costumam ser negligenciadas na hora da faxina. O problema é que, ao esquecer de limpá-las, tornam-se um perfeito armazenador de pó e de gordura. 3- Caixote do lixo Embora esse recipiente seja feito para colocar lixo e re- almente fique sujo, o ideal é sempre limpar o caixote do lixo. Isso evita que bactérias se proliferem e que o ambiente fique com mau cheiro. 4- Lava-louças e máquina de lavar roupas Não podemos esquecer de limpar essas duas máquinas, ou suas louças e peças de roupas estarão em “maus lençóis”. 5- Porta escova de dentes Embora quase ninguém se lembre disso, é preciso enxaguar o porta escova de dentes com água quente, pelo menos uma vez por semana. Esse é um daqueles objetos que, não sendo limpos, podem comprometer a nossa saúde. A sujeira acumulada no fundo do recipiente é um belo aperitivo para bactérias que, com certeza, chegarão até sua escova de dentes. 6- Cortina do chuveiro Outra coisa que esquecemos de limpar ou achamos que nunca fica suja é a cortina do chuveiro. É preciso lembrar que ela está presente durante o banho, aparando a água e a espuma que sai do corpo e do cabelo, por isso fica engordurada. 7- Controle remoto e teclado Os aparelhos eletrônicos e acessórios que são usados no dia a dia também devem ser limpos com frequência. O controle da televisão, do aparelho de som e o teclado do com- putador costumam sujar muito pelo contato constante com as mãos, que nem sempre estão limpas. 8- Rede de proteção A rede de proteção contra os insetos, assim como as janelas, devem ser limpas com frequência. 9- Molduras, fotos, quadros Além do vidro, também é preciso limpar a moldura dos quadros e fotografias, especialmente se contarem com detalhes em alto-relevo. Esses são perfeitos para acumular pó. 10- Bolsas e carteiras Assim como os sapatos, as bolsas e carteiras devem ser limpas periodicamente, embora a maioria das pessoas se esqueça delas. Esses acessórios nos acompanham em qualquer lugar e sujam com facilidade, além de acumular bactérias. 11- Acessórios de limpeza Nem mesmo os objetos que ajudam a manter a casa e seus utensílios limpos devem ser negligenciados. Coisas como panos de limpeza, vassouras, escovas, aspiradores de pó precisam ser higienizados e trocados com periodicidade, porque entram em contato direto com a sujeira, acumulando bactérias. Fonte com alterações: ~,https:ÿÿareademulher.r7.~ comÿcasa-decoracaoÿ11-~ coisas-que-voce-sempre-~ esquece-de-limpar-mas-nao-~ deveriaÿ~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

Vida e Saúde Benefícios da meditação Além de obter a sensação de bem-estar da mente, a meditação pode aumentar a imunidade do organismo. Veja quais são os benefícios da arte de meditar. Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse, concluiu um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase, ligada ao sistema imunológico, tem sua ação intensificada. A prática é apenas um dos mecanismos usados pelo corpo para aumentar o bem-estar do indivíduo. E é esse estado que age diretamente sobre a atividade da telomerase nas células do sistema imunológico, que são as reais responsáveis por promover a longevidade nas células. Para chegar a essa conclusão, foram analisadas sessenta pessoas durante três meses. Trinta delas praticaram a meditação e as outras trinta, não. As taxas da telomerase se mostraram cerca de 30% mais elevadas naquelas que meditavam. Foram esses pacientes que apresentaram, ainda, um aumento na capacidade psíquica, como melhora na percepção de controle e atenção, além da diminuição da neurose ou de emoções negativas. Há diversos estudos que relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral nota-se um aumento da integração e efetividade do cérebro, e acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento. Além disso, ocorre um menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele, devido ao relaxamento. Em resumo, podemos dizer que o ato de meditar provoca uma redução do metabolismo e assim ocorre uma pronunciada desaceleração do funcionamento do corpo. O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletroencefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação transcendental. Também há uma redução dos hormônios do estresse. Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:

-- redução do estresse e ansiedade; -- aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho; -- diminuição da insônia e depressão; -- aumento de bem-estar e autoestima; -- estímulo da criatividade, inteligência e memória; -- fortalecimento do sistema nervoso e imunológico; -- redução da pressão arterial e de dores de cabeça; -- diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas. Como fazer a meditação diária Agora que você já sabe boa parte dos benefícios da meditação, chegou a hora de aprender como meditar diariamente. Pode ser feita em momentos específicos, onde você reserva 10 minutos para meditar. Consiste em se concentrar em algo e tentar esquecer tudo o que se passa na mente. Pode ser muito difícil, contudo uma excelente forma de fazer isso é parar, fechar os olhos e se concentrar em sua respiração, inspirando e expirando conscientemente. Dessa forma você consegue atingir todos os benefícios. Em vez de fazer isso no silêncio do seu lar, você pode usar os mantras do *YouTube*, músicas que nos auxiliam na hora da meditação. Fonte: Revista *Viva e Saúde* n.o 107. Vocabulário Condutância: s. f. Capacidade que um meio tem de conduzir eletricidade. Neurose: s. f. Quadro psiquiátrico que se caracteriza por dificuldades de adaptação por parte do indivíduo, embora este seja capaz de trabalhar, estudar, envolver-se emocionalmente e estar bem entrosado com a realidade. Sincronia: s. f. Qualidade do que ocorre ao mesmo tempo; simultaneidade. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Culinária Costela de porco com refrigerante Ingredientes: Como medida use a colher de sopa; 1 colher de pimenta-do-reino moída; 1 colher e meia de sal; 1 colher de páprica doce; 1 colher de alho em pó; meia colher de amido de milho; 1,5 kg de costela suína cortada em ripas; 2 colheres cheias de açúcar (50 g); 1 colher de chá de azeite de oliva; 250 ml de refrigerante coca-cola (1 xícara de chá cheia); 250 ml de água; 500 g de batata-calabresa (bolinha). Modo de preparo: Misture a pimenta-do-reino com o sal, a páprica, o alho em pó e o amido, esfregue bem nas ripas de costela. Coloque em um saco plástico, feche bem e deixe marinar por duas horas na geladeira. Na assadeira que vai usar, adicione o azeite e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até obter um caramelo (uns 3 minutos). Adicione a costela e deixe dourar de todos os lados (uns 15 minutos). Deixe os ossos para cima e regue com o refrigerante e a água. Distribua as batatinhas, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido (200° C) por 1 hora e meia. Com cuidado, retire o papel e leve a assadeira ao fogo médio por mais uns 3 minutos para reduzir o caldo. Sirva acompanhada, se desejar, de arroz branco. Três receitas de omelete Omelete de peito de peru Ingredientes: Como medida use a colher de sopa; 2 ovos; 2 colheres de peito de peru picado; 1 colher de ervilha fresca; 2 colheres de parmesão ralado; 1 colher de cebola picada; 3 colheres de água; sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto; 1 fio de azeite de oliva para fritar. Omelete de batata Ingredientes: Como medida use a colher de sopa; 2 ovos; 1 pires de chá de batata frita em rodelas; 2 colheres de queijo meia cura ralado; 1 colher de cebola picada; 1 colher de tomate picado; 2 colheres de cheiro-verde picado; 3 colheres de água; sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto; 1 fio de azeite de oliva para fritar. Omelete de queijos Ingredientes: Como medida use a colher de sopa; 2 ovos; 2 colheres de muçarela picada; 2 colheres de queijo prato picado; 2 colheres de queijo branco picado; 2 colheres de parmesão ralado; 1 colher de chá de manjericão picado; 3 colheres de água; sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto; 1 fio de azeite de oliva para fritar. Modo de preparo: Misture bem os ingredientes da omelete escolhida e frite em frigideira antiaderente untada com o

azeite por 3 minutos de cada lado. Bolo de chocolate sem farinha Ingredientes: 290 g de chocolate amargo ou meio amargo; 200 g de manteiga; 10 ovos em temperatura ambiente; 200 g de açúcar; 10 g de cacau em pó para polvilhar a fôrma. Modo de Preparo: Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Em uma vasilha, bata os ovos com o açúcar só para incorporar. Adicione o chocolate derretido com a manteiga e misture até ficar homogêneo. Unte muito bem a fôrma com manteiga, polvilhe com cacau em pó e despeje a massa. Coloque a fôrma sobre uma assadeira com água e asse em forno preaquecido a 180° C por uma hora e quinze minutos, em banho-maria. Após as-

sado, coloque o bolo na geladeira por 3 horas. Panetone recheado Ingredientes: 1 xícara e meia (chá) de leite; 1 colher (sopa) cheia de amido de milho; 3 gemas peneiradas; meia lata de leite condensado (200 g); 8 colheres (sopa) de creme de leite fresco (120 ml); 60 g de frutas cristalizadas; 50 g de nozes picadas; 1 panetone de frutas (500 g); 200 g de chocolate derretido; meia xícara (chá) de creme de leite fresco para cobrir. Modo de preparo: Misture o leite com o amido, as gemas e o leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Fora do fogo, incorpore o creme de leite e as frutas cristalizadas. Deixe esfriar e agregue as nozes. Corte a tampa do panetone e, com cuidado para não perfurar a casca, retire o miolo e misture-o ao creme já frio. Preencha o panetone, feche com a tampa e cubra com o chocolate derretido misturado com o creme de leite, escondendo a emenda. Leve para gelar por pelo menos 6 horas. Fonte: ~,https:ÿÿclaudia.~ abril.com.brÿreceitas-~ faceisÿ~, õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Humor Um vendedor ambulante grita na rua: -- Olha a laranja! Olha a laranja! Uma mulher sai na porta de sua casa e pergunta: -- É doce? E o vendedor responde:

-- Não, se fosse doce eu estava gritando: olha o doce! Estava na rua com três amigos, aí um policial parou a gente e perguntou: -- Qual o nome dos quatro elementos? Respondi: -- Terra, fogo, água e ar. Rimos muito. Agora estou aqui na delegacia. Alguém conhece um bom advogado? Numa cidade do interior, um casal de noivos vai fazer um exame pré-nupcial, pra ver se tudo vai sair direitinho. Ou melhor, se tudo vai entrar direitinho. Dias depois, a moça vai buscar os resultados. A enfermeira lhe entrega um papel onde apenas se lê: "APM". A moça não entende e a enfermeira explica:

-- Pode ficar tranquila. APM quer dizer: "Apta para o matrimônio". A noiva fica felicíssima. E pega o resultado do exame do noivo. Nele está escrito: "AAPM". Aí é que ela fica exultante: se com um A só é considerada apta, imagine ele com dois “As”. Deve ser um fenômeno! Casam-se. Dez dias depois, volta a moça ao laboratório, querendo saber por que o marido é um fracasso total na cama, já que é "AAPM". É aí que a enfermeira explica o que a sigla significa: "Apto apenas para mijar"... -- Fessora, um menino como eu pode ter filhos? -- Claro que não Joãozinho, você só tem 10 anos! -- E uma menina como a Mariazinha pode ter filhos? -- Também não meu amor, ela só tem 9 aninhos! Joãozinho se vira para Mariazinha e diz: -- Eu num disse que num tinha perigo! -- Não falo com a minha esposa há mais de um ano -- diz o homem. -- Por que? -- pergunta um amigo. -- Porque não gosto de interrompê-la... No pátio do manicômio: -- Qual é o seu nome? -- pergunta um louco a um colega. -- Sei lá, me esqueci... e o seu? -- Também esqueci! -- Puxa, então somos xarás! A vovó repreende o neto: -- Joãozinho, por que você atirou uma pedra na cabeça do seu primo? -- Ele me beliscou!

-- E por que você não me chamou? -- Pra quê? A senhora não iria acertar uma... O pai pergunta à filha: -- Filha, você acha que sua professora desconfia que eu estou te ajudando a fazer a lição de casa? -- Acho que sim, pai. Ela até já me disse que você deveria voltar pra escola! õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo Espaço do Leitor Caro leitor, Comunicamos que, devido a obras no prédio onde funciona a DIB (Divisão de Imprensa Braille), estamos impossibilitados, temporariamente, de atender sugestões ou solicitações via telefone. Continuamos a receber as mensagens

de nossos leitores via e-mail: ~,rbc@ibc.gov.br~,. Assim que a obra for concluída, comunicaremos neste espaço. Um forte abraço! Coordenação das Revistas em Braille :::::::::::::::::::::::: Atendendo à sugestão de um de nossos leitores, estamos apresentando neste espaço, símbolos matemáticos e químicos com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas. Muitas pessoas deixaram de estudar há bastante tempo e não tiveram acesso à nova simbologia, que entrou em vigor no final dos anos 90.

Símbolos matemáticos: Potência: éâ Exemplos: xâ2 (x elevado ao quadrado) 2â3=8 (#b elevado ao cubo é igual a #h) Raiz quadrada: àû Exemplos: àû4=2 (raiz quadrada de 4 é igual a 2) Raiz cúbica: à3û Exemplo: à3û27=3 (raiz cúbica de 27 é igual a 3) Fração numérica: #;e (dois quintos) Fração literal: xÿ4 (x sobre 4) Infinito: #ü õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo Fim da Obra

Transcrição: Gregório Brandão Revisão Braille: Jessica Medina e João Batista Alvarenga